Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2011 - 09:42

Eleição das Cataratas une cariocas de todas as tribos


O veterano sambista Martinho da Vila, a musa da bossa nova Leila Pinheiro, o “todo bossa” Pery Ribeiro, a atriz e cantora Zezé Motta, o historiador e pesquisador de MPB Ricardo Cravo Albin e mais algumas dezenas de personalidades têm algo mais em comum além de dividirem a cena na vida intelectual do Rio de Janeiro: todos, desde o dia 20 de outubro (quarta-feira), são também eleitores das Cataratas do Iguaçu.

Reunidos no Instituto Cultural Cravo Albin, artistas, intelectuais e personalidades cariocas abraçaram a campanha Vote Cataratas. O encontro foi organizado pela promoter Ana Tornaghi, a mesma que, em 2007, promoveu manifestações no Brasil e nos mais diversos países para conseguir que o Cristo Redentor fosse eleito uma das Sete Maravilhas da Modernidade. Ana Tornaghi diz que agora é a vez de o Brasil ter mais duas maravilhas reconhecidas, as Cataratas do Iguaçu e a Amazônia. “É uma questão de justiça”, diz.

A apenas 21 dias para o término da votação para eleger as Novas Sete Maravilhas da Natureza, eleição promovida pela Fundação Suíça New Seven Wonders, o Comitê Local de Apoio à Candidatura das Cataratas do Iguaçu foi ao Rio de Janeiro pedir apoio do povo carioca.

Representaram Foz do Iguaçu no ato público o secretário municipal de Turismo, Felipe González, o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, e o vice-presidente do Iguaçu Convention and Visitors Bureau (ICVB), Enio Eidt. Piolla mostrou aos cariocas como a campanha foi desenvolvida, desde o comercial que mostra a “disputa” entre um brasileiro e um argentino querendo provar um ao outro que o lado de lá ou de cá é mais bonito, até a mais recente, que pede votos ao som de “Que maravilha”. Todas as peças foram aplaudidas.

À tarde, os representantes do Destino Iguaçu promoveram uma passeata pedindo voto às Cataratas aos participantes e ao público do 39º Congresso Brasileiro de Agência de Viagens e Feira das Américas - ABAV 2011, a maior feira de turismo das Américas, que está sendo realizado nos pavilhões do Riocentro.

À noite, houve um ato público no prestigiado Instituto Cravo Albin, localizado no bairro da Urca, zona Sul do Rio. Todos que por lá passaram já votaram na candidatura das Cataratas e prometeram se empenhar para garantir mais votos. Personalidades

A cantora e atriz Zezé Mota, por exemplo, disse que esteve diversas vezes em Foz do Iguaçu, para fazer shows, e que sempre fez questão de visitar as Cataratas, que para ela são inigualáveis. Peri Ribeiro, ao contrário, nunca pôde apreciar o espetáculo das quedas d’água, embora também tenha feito shows na cidade. “`Por questões de agenda, por um motivo ou outro, nunca tive oportunidade. Mas conheço de filmes e de fotografias, inclusive feitas por minha mulher, recentemente. Elas têm meu voto”, afirmou.

Mas não são apenas os artistas que querem as Cataratas do Iguaçu entre as sete maravilhas da natureza. O embaixador Raul Taunay contou que não há no mundo uma beleza natural que se iguale. Em suas viagens como diplomata, Taunay conheceu as cataratas do Niagara, na fronteira do Canadá com os Estados Unidos, e as cataratas de Vitória, na África, mas, segundo ele, as Cataratas do Iguaçu são superiores em todos os sentidos, inclusive pelo entorno, já que os parques nacionais que as cercam são Patrimônio da Humanidade.

Embora carioca, Taunay tem uma ligação histórica com o Paraná. Ele é bisneto do Visconde de Taunay, um carioca que, em 1865, foi nomeado presidente da então Província do Paraná. Foi o visconde que, entre outras obras, criou o Passeio Público de Curitiba, o primeiro parque da cidade.

Outro de ascendência ilustre é Paulo Niemeyer, neto do arquiteto Oscar Niemeyer. Ele votou nas Cataratas do Iguaçu e disse que considera isso importante para o futuro do turismo de Foz do Iguaçu. Também arquiteto, Paulo participou do projeto da sede da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), criado por seu avô.

Joel Korn, presidente do Grupo de Investidores Estrangeiros do Brasil e também presidente do Conselho de Conservação Internacional, disse que as Cataratas do Iguaçu merecem ser eleitas porque, além da própria beleza, estão num parque que é reconhecidamente bem conservado, um bom exemplo de aproveitamento turístico de uma atração natural.

O jovem cineasta Tomás Portella disse que, na busca de locações Brasil afora, encontrou em Foz do Iguaçu um paraíso visual, sem paralelo em qualquer outro local. Portella é diretor da comédia romântica “Qualquer gato vira lata”, com Cléo Pires no papel principal, um sucesso de público, visto por mais de 1,5 milhão de espectadores.

O cartunista Ziraldo Alves Pinto, que também passou pelo Instituto Cravo Albin, repetiu sua frase preferida, a de que “as Cataratas do Iguaçu são muito mais bonitas pessoalmente do que nos filmes coloridos em que aparecem”.

O próprio presidente do ICCA, Ricardo Cravo Albin, afirmou num rápido discurso que, daquele instante em diante, “o Rio abriga Foz do Iguaçu”. Depois, disse que os brasileiros já podem se orgulhar de ter o Cristo Redentor entre as Maravilhas da Modernidade e certamente vão poder ter um orgulho ainda maior de ostentar as Cataratas do Iguaçu e a Amazônia como Maravilhas da Natureza.

Entre outros presentes ao ato público estiveram o jornalista Domingos Meirelles, o produtor musical Mário Priolli, a designer Sandra Gracinda Garcez, o também designer Mário Borriado e o empresário Sérgio Costa e Silva, criador do projeto “Música no museu”, todos unânimes em afirmar que eleger as Cataratas do Iguaçu é uma questão de justiça.| www.itaipu.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira