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22/10/2011 - 09:50

Tráfego de dados móveis dobra em um ano

Vídeo online é a atividade de maior tráfego de dados entre 5% a 10% dos usuários que mais utilizam smartphones; número superior ao e-mail e navegação na web. Tráfego dobrou entre o segundo trimestre de 2010 e o mesmo período de 2011. Para usuários de celulares high-end, o volume de tráfego semanal é similar, independentemente do sistema operacional.

O tráfego de dados móveis dobrou entre o segundo trimestre de 2010 e o mesmo período de 2011 e, cada vez mais, usuários utilizam smartphones para acessar a Internet, segundo novos dados da Ericsson (NASDAQ:ERIC) divulgados como parte do relatório The State of the Internet da Akamai.

O segundo trimestre de 2011 demonstrou um crescimento de 8%, o que reflete uma oscilação sazonal normal. Os padrões de crescimento de dados móveis revelam que a qualidade de um smartphone afeta quais aplicativos as pessoas usam e o tempo de navegação na internet móvel.

De acordo com a Ericsson, um usuário de smartphone gera mais de 1MB de tráfego por dia. Fatores como o tamanho da tela, idade e preço do smartphone têm uma relação mais forte com o tráfego mediano do que com o sistema operacional (iPhone iOS, Android, Symbian, etc). Na América do Norte, o estudo revela que smartphones high-end geram o dobro do tráfego do que smartphones nas operadoras analisadas na Ásia e Europa.

Johan Wibergh, vice-presidente Mundial da Unidade de Negócios de Rede da Ericsson, comenta: “Nossa pesquisa de mercado confirma que usuários de smartphone high-end estão acessando cada vez mais a internet em seus telefones.” Isso destaca a importância de redes inteligentes, escalonáveis e que fornecem um desempenho superior para entregar a experiência do usuário esperada.

Além disso, a Ericsson descobriu que entre os heavy users, os dados cumulativos gerados por vídeo são mais altos do que os de outras atividades. De 5 a 10% dos usuários que mais utilizam smartphones estão dispostos a gastar até 40 minutos por dia assistindo vídeos online, enquanto um usuário médio gasta cerca de 30 segundos diários.

A conclusão é que usuários high-end estão direcionando o tráfego e a demanda para serviços priorizados. Wibergh continua: “É por isso que nós acreditamos que modelos de preços diferenciados combinados com o gerenciamento de tráfego são essenciais para as operadoras, assim como para os consumidores.”

Os resultados são baseados nos estudos de banda larga móvel da Ericsson realizados durante o segundo trimestre de 2011 em quatro operadoras diferentes de mercados maduros da Europa, Ásia e América do Norte. A presença da Ericsson em mais de 180 países e sua base de clientes representando mais de 1.000 redes permite que a Ericsson calcule os volumes de voz e dados móveis. O resultado é uma base representativa para calcular o tráfego móvel total do mundo nas redes 2G, 3G e 4G (não incluindo DVB-H, WiFi e WiMax móvel).

Informações detalhadas sobre as tendências de tráfego serão divulgadas em um relatório da Ericsson sobre tráfego de rede e condições de mercado que deve ser publicado antes do Ericsson’s Capital Markets Day em Estocolmo, em novembro.[www.akamai.com/stateoftheinternet].

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações. Liderando o mercado de tecnologias móveis em 2G, 3G, 4G e serviços gerenciados, a Ericsson fornece serviços de comunicação e gestão de redes, atendendo às necessidades de mais de 2 bilhões de usuários. O portfólio da empresa engloba infraestrutura para redes fixas e móveis, serviços de telecomunicação, além de soluções multimídia e banda larga para operadoras, empresas e desenvolvedores. As joint ventures Sony Ericsson e ST-Ericsson oferecem ao consumidor os terminais móveis com os recursos mais avançados do mercado.

A Ericsson torna realidade a sua visão de ‘comunicação para todos’ por meio de inovação, tecnologia e modelos de negócios sustentáveis. Presente em 180 países, a Ericsson emprega mais de 90 mil pessoas e gerou receitas de US$ 28,2 bilhões (SEK 203.3 bilhões) em 2010. Estabelecida em 1876 e sediada em Estocolmo, Suécia, a Ericsson é listada nas bolsas OMX Nordic Exchange Stockholm e NASDAQ, Nova York.

A Ericsson forneceu os primeiros equipamentos de telecom para América Latina em 1896, após acordo na Colômbia. Em 1900, levou suas soluções para Argentina, Brasil e México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países na América do Sul, América Central, México e Caribe. A região América Latina possui centro de P&D, unidade de produção e centro de treinamento, baseados no Brasil. A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de equipamentos e serviços de telecomunicações com mais de 40% do market share da América Latina e mais de 100 contratos de serviços de Telecom na região. [www.ericsson.com.br].

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