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22/10/2011 - 09:50

Sudeste lidera faturamento em títulos de Capitalização com 56,69%

São Paulo é o estado que lidera o ranking com 37,89%.

Rio de Janeiro – De janeiro a julho de 2011, o setor de capitalização acumulou R$ 7,6 bilhões em faturamento, representando um aumento de 15,91%, em relação ao mesmo período de 2010. Já a provisão técnica do mês de julho foi de R$ 18,5 bilhões. Somente em 2011 já retornaram à sociedade R$ 384 milhões em sorteios e R$ 5 milhões em resgates nesse período.

A região Sudeste lidera o ranking, representando 56,69% do total de faturamento no país. A região Sul vem em segundo lugar com 21,7%; a região Nordeste com 11,05%; Centro-oeste com 7,29%, e Norte com 3,27%.

O resultado foi impulsionado pelas expressivas vendas de títulos de capitalização no estado de São Paulo, que alcançaram a marca de R$ 2,9 bilhões até julho de 2011. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). O setor tem mais de 40 milhões de clientes e uma expectativa de crescimento de 15% em 2011.

Para o diretor executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), José Ismar Torres, esse crescimento se deve aos mais de 30 milhões de pessoas que ingressaram na classe C. “A capitalização tem propiciado o aprendizado desse tipo de público a lidar com a formação de uma reserva financeira”. Os planos de capitalização combinam a possibilidade de se concorrer a sorteios e prêmios com uma forma de economizar dinheiro de maneira programada.

Faturamento - A liderança do estado de São Paulo, responsável por 37,89% do faturamento com títulos de capitalização no país, é seguida pelo Rio Grande do Sul, com R$ 900 milhões e fatia de 11,71%. O Rio de Janeiro se mantém na terceira colocação, com R$ 678 milhões e 8,81% de participação. Minas Gerais aparece na quarta posição com R$ 659 milhões e fatia 8,57%.

O que é capitalização? É um produto que une acumulação de recursos e distribuição de prêmios através de sorteios, atingindo demandas distintas do mercado. É uma maneira de guardar dinheiro, de forma programada, não sendo considerado um investimento. Existem quatro tipos de títulos de capitalização:

. Tradicional - é o produto mais vendido. Restitui o valor total dos pagamentos efetuados no fim do contrato. Produto direcionado para as classes B, C e D.

. Incentivo - é um produto vinculado a um evento promocional de incentivo ou de premiação, e o público consumidor é constituído por empresas. Não há devolução integral dos pagamentos.

. Popular - produto voltado especificamente para as classes C e D, não há devolução integral dos valores, mas permite que o consumidor participe de sorteios premiados.

. Compra Programada - possibilita a aquisição de um bem ou serviço, com resgate integral do valor pago. Este segmento está voltado para as classes B e C, que não possuem renda comprovada ou encontram dificuldade para obter crédito.

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