Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2011 - 10:04

Prêmio Folha Top of Mind anuncia marcas mais lembradas pelos brasileiros em 2011

Evento reúne os maiores nomes da publicidade nacional, entre agências, gestores de marketing e presidentes de entidades representativas do setor .

São Paulo– No dia 25 de outubro (terça-feira), o Prêmio Folha Top of Mind 2011 apresenta as marcas mais lembradas pelo consumidor brasileiro, a partir das 19h30, no HSBC Brasil, em São Paulo. Há 21 anos esta é a principal premiação brasileira de brand awareness (consciência de marca).

Realizado pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, para o jornal Folha de S.Paulo, desde 1991, o Prêmio Folha Top of Mind é resultado de um levantamento anual feito por amostragem com o conjunto da população adulta brasileira. O levantamento, conhecido por ser o maior e mais abrangente na área, foi produzido com base em 5.209 entrevistas, divididas em duas amostras com homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos, de diferentes níveis sociais e escolaridades.

A primeira pesquisa revelou 17 categorias de produtos. Hoje são 40 categorias de produtos e serviços pesquisadas, três das quais estréiam nessa edição: agência de viagem, operadora de banda de larga de internet e tintura de cabelo. Também foram investigadas as marcas mais lembradas em cinco segmentos: Top do Top, Top Preservação do Meio Ambiente, Top Performance, Top Feminino e Top Masculino.

A pesquisa abrangeu 162 municípios distribuídos por todos os Estados e Distrito Federal. A pergunta inicial dos pesquisadores é “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. A partir das respostas são conhecidas as marcas mais lembradas pelos brasileiros, independente das categorias. As mais citadas estão na categoria “Top do top".

São investigadas também as marcas mais lembradas em cada categoria, por exemplo: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em cerveja?”, as respostas são espontâneas e únicas. Além da primeira marca, o Datafolha investiga as outras marcas mais lembradas em cada categoria. “E quais outras marcas de cerveja você se lembra?”, nesse caso as respostas são espontâneas e múltiplas. Essa pergunta mede o “awareness”, o total de lembranças de cada marca.

A pesquisa Folha Top of Mind possibilita o cruzamento de todos os dados e variáveis do levantamento. “Com o software, é possível, por exemplo, identificar os bancos mais citados entre as mulheres do Sul que mencionam determinada marca de cartão de crédito ou as marcas mais lembradas de refrigerante e cerveja entre os homens do Nordeste que frequentam supermercados duas vezes no mês”, explica Mauro Paulino, diretor geral do Datafolha. “O software utilizado permite ainda que os dados estáticos decorrentes dos anos de 2001 a 2011 fiquem armazenados em um banco de dados, possibilitando um balanço geral das pesquisas”.

Metodologia- A pesquisa Datafolha para o prêmio Folha Top of Mind é um levantamento estatístico, por amostragem estratificada, com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população adulta do país é tomado como universo da pesquisa e dividido inicialmente em quatro sub-universos, que representam as regiões geográficas Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.

A amostra total é de 5.209 entrevistas. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

O desenho amostral possibilita a segmentação dos resultados por regiões do país, natureza do município (região metropolitana ou interior), variáveis sociodemográficas (sexo, idade, classificação econômica, escolaridade, renda familiar mensal), lembrança de marcas (top e awareness de determinadas categorias de produtos) e comportamento de compra (frequência com que vai a supermercado, shopping-center e outros).

Categorias- No total, o prêmio Folha Top of Mind é constituído por 40 categorias e 5 categorias especiais, totalizando 45. Para 2011, elas são:

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira