Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2007 - 08:14

Alain Belda, chairman e CEO da Alcoa Inc., recebe condecoração do Governo brasileiro


Alain Belda, chairman e CEO da Alcoa., recebeu no dia 28 de agosto, em Brasília, a Ordem de Rio Branco, no grau de Comendador, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores do País. O executivo recebeu a condecoração das mãos do ministro das Relações Exteriores, o embaixador Celso Amorim, devido a suas atividades em benefício do Brasil, notadamente no relacionamento com outros países. Nascido no Marrocos e naturalizado brasileiro, Belda tornou-se, em 1979, presidente da Companhia no Brasil. Em 1997, o Conselho de Administração da Alcoa Inc. o convidou para assumir o posto mais alto da Empresa, o que tornou Alain Belda o primeiro executivo brasileiro a liderar uma grande companhia mundial na era da globalização.

“É uma honra receber uma homenagem tão importante como essa. Ter o trabalho reconhecido pelo Governo do seu País, por meio da Ordem de Rio Branco, é a coroação de uma trajetória profissional”, afirmou Belda.

Durante a cerimônia, no Ministério das Relações Exteriores, o ministro Celso Amorim disse que o chairman e CEO da Alcoa Inc. recebeu a referida condecoração porque “quando ele foi presidente da Alcoa no Brasil, conduziu investimentos substanciais da Companhia no País e, embora nos últimos anos estivesse trabalhando como um importante homem de negócios longe do Brasil, ele permaneceu profundamente associado ao recente desenvolvimento de nossa Nação, ativamente interessado no crescimento do País, como integrante do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Social e Econômico . Em 2005, Belda comunicou ao presidente Lula sobre um grande volume de investimentos adicionais a serem feitos no Brasil”.

Alain Belda, chairman e CEO da Alcoa Inc. (ao centro), recebe Ordem de Rio Branco do ministro das Relações Exteriores Celso Amorim (à esquerda), acompanhado do senador José Sarney (à direita)

Assim intitulada em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira – José Maria da Silva Paranhos Jr., o Barão do Rio Branco – a Ordem de Rio Branco foi instituída pelo então presidente João Goulart, em Fevereiro de 1963 e destina-se a premiar aqueles que se tenham tornado merecedores desse reconhecimento pelo Governo Federal, como forma de estimular a prática de ações e feitos dignos de menção honrosa.

A insígnia da Ordem é uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco, tendo no centro a esfera armilar, em prata dourada, inscrita, num círculo de esmalte azul, a legenda "Ubique Patriae Memor", do mesmo metal. A expressão foi extraída do ex-libris do Barão do Rio Branco e se traduz como "Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança". No reverso dourado, as datas 1845-1912, que se referem ao nascimento e morte do Barão.

A Ordem é dividida em dois Quadros – Ordinário e Suplementar. O primeiro, com vagas limitadas, reúne os diplomatas brasileiros da ativa e o segundo congrega os que estão aposentados e todas as demais pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que venham a ser agraciadas com a Ordem.

O Conselho da Ordem é constituído pelo presidente da República, grão-mestre da Ordem, pelo ministro de Estado das Relações Exteriores, na qualidade de chanceler da Ordem, pelos chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores. O chefe do Cerimonial do Itamaraty é o secretário da Ordem.

A entrega das condecorações da Ordem de Rio Branco se dá, em princípio, no dia 20 de Abril, Dia do Diplomata, que marca o nascimento do Barão do Rio Branco.

Perfil da Alcoa - Há 42 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes e no mercado industrial. A Companhia possui 123 mil funcionários em 44 países e foi nomeada, em 2007, pela terceira vez consecutiva, uma das empresas mais sustentáveis do mundo, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. A Empresa também integra pela quinta vez o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Alcoa é um das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por 10 importantes companhias norte-americanas e ONGs ambientais dedicadas ao trabalho pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina, a Alcoa conta com mais de seis mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão, e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Empresa foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. |Site www.alcoa.com.br. | *Foto: Alain Belda, chairman e CEO da Alcoa Inc. (ao centro), recebe Ordem de Rio Branco do ministro das Relações Exteriores Celso Amorim (à esquerda), acompanhado do senador José Sarney (à direita)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira