Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2011 - 10:14

“Não há mercados evidentes para o gás natural da Bacia de Santos”


Entrevista com Edmilson Moutinho.

Nesta entrevista exclusiva, Edmilson Moutinho, professor do Instituto de Eletrotécnica e de Energia da Universidade de São Paulo, fala sobre os desafios para o mercado de gás natural da Bacia de Santos.

.Na sua visão, a exploração de petróleo e gás do pré-sal tem potencial para trazer profundas transformações para a economia brasileira e de São Paulo? -Sim, confirmadas as reservas estimadas e as possibilidades de avançar com os planos de investimento das empresas (Petrobras e outras) no atual cenário de crise financeira, então o impacto econômico em toda a região Sudeste deverá ser importante.

Creio que muitas tendências de longo prazo de descentralização econômica para fora do Sudeste podem ser revertidas, ou pelo menos desaceleradas, com vantagens e desvantagens.

.Um dos pontos discutidos atualmente sobre a exploração de gás natural na Bacia de Santos é a infraestrutura necessária para não apenas extrair, mas comercializar e distribuir esse gás. Quais são os principais desafios nessas áreas e como é possível superá-los? -Verdade, a questão de infraestrutura é crítica e exigirá grandes investimentos e muita criatividade na escolha das tecnologias. Porém, o problema é ainda mais sério e anterior.

O problema original é que não há mercados evidentes para o gás natural da Bacia de Santos. Mercados fáceis já foram conquistados. A expansão dos mercados exige uma verdadeira mudança cultural e um reconhecimento da importância do Gás Natural nas políticas energéticas. Isso não está presente.

.O atual marco regulatório para o setor de gás natural é suficiente para o cenário em que o gás do pré-sal estará no mercado? Como o senhor avalia a chamada Lei do Gás? -Os cenários competitivos estão aí. No entanto, não creio que o problema esteja na regulação, mas sim na ausência de uma verdadeira política de longo prazo para o GN. Sem essa visão, todos os investimentos são ruins e somente a Petrobras pode fazê-los e do jeito dela.

. Para finalizar, quais são suas expectativas para o evento Oil & Gas - Pré-Sal Bacia de Santos? Expectativas são sempre altas. O petróleo é sempre uma riqueza e temos de verificar como vão as coisas. Para o GN, infelizmente, creio que continuaremos no processo de convencimento, mas sem muitos ouvidos para nos escutar. O professor Edmilson Moutinho será um dos palestrantes do Oil & Gas Pré-Sal Bacia de Santos, evento que a VIEX Americas promoverá nos dias 26 e 27 de outubro, em São Paulo. O encontro discutirá as políticas de incentivo para a região, além de analisar o cenário regulatório e as oportunidades de negócio em torno da exploração de petróleo e gás no Estado de São Paulo.

Mais informações e inscrições podem ser solicitadas pelo telefone (11) 5051-6535 e pelo e-mail [email protected].| Equipe Viex Americas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira