Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2011 - 10:47

Ministra das Relações Internacionais do Québec, Canadá lidera comitiva comercial ao Brasil

Em visita oficial, Ministra Gagnon-Tremblay passará pelas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo de 24 a 28 de outubro.

A Ministra das Relações Internacionais do Québec e Ministra Responsável da Francofonia, Monique Gagnon-Tremblay, chefiará uma missão ao Brasil de 24 a 28 de outubro próximo. Com o objetivo de promover o saber-fazer das empresas quebequenses diante de parceiros brasileiros, uma comitiva de empresários composta de cerca de vinte representantes acompanhará a Ministra. Consciente do grande potencial de cooperação existente entre Québec e Brasil, representantes quebequenses das áreas da educação e da pesquisa também farão parte dessa missão com destino às cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Essa será a primeira visita ministerial desde que o Escritório do Québec em São Paulo foi inaugurado em novembro de 2009. “Québec deseja fortalecer sua presença no mercado brasileiro. Ao estabelecer uma representação permanente em São Paulo, Québec demonstrou estar pronto para passar a um outro nível de relação com o Brasil. Aliás, constato com grande satisfação que nossos intercâmbios têm crescido com o passar dos anos”, declarou a Ministra Gagnon-Tremblay.

O programa dessa missão contém vários encontros políticos, entre eles, com o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, com quem a Ministra deseja discutir sobre cooperação bilateral e comércio.

Ainda no Rio de Janeiro, a Ministra fará uma apresentação sobre a economia do Québec e o Plan Nord (Plano Norte) durante um café da manhã-conferência organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Essa alocução será uma oportunidade de conhecer ainda mais o vasto potencial de parcerias possíveis entre Québec e Brasil, principalmente na área de intercâmbio de expertise e investimentos.

“Apesar da distância e das nossas diferenças culturais, nossas sociedades possuem várias similitudes, ambas têm territórios imensos, ricos em recursos naturais, e querem desenvolvê-los da maneira mais sustentável possível. Temos então necessariamente muito que intercambiar”, acrescenta a Ministra.

A Ministra das Relações Internacionais do Québec irá, em seguida, para Brasília, onde assinará um acordo na área de previdência social com as autoridades do governo federal do Brasil. Esse acordo assinado pela Ministra e pelo Ministro da Previdência Social do Brasil, Garibaldi Alves Filho, possibilitará a coordenação dos regimes de previdência social para brasileiros e quebequenses que trabalham ou residem no território da outra parte.

A Ministra Gagnon-Tremblay irá, em seguida, para São Paulo onde ocorrerão vários encontros políticos e econômicos. Dentre eles, consta um encontro com o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, e com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, com os quais a Ministra discutirá sobre as melhores práticas de desenvolvimento sustentável e potencial de colaboração entre Québec e o Estado de São Paulo.

Ainda na capital paulista, com o apoio do Escritório do Québec em São Paulo e da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, a Ministra Gagnon-Tremblay poderá novamente destacar o imenso potencial de cooperação e investimentos representados pela economia do Québec e pelo Plan Nord, um modelo de desenvolvimento regional inovador com muitas oportunidades de parcerias e investimentos para o Brasil.

Relações Québec-Brasil: fatos e estatísticas: . Brasil é considerado um dos países prioritários da Política Internacional do Québec.

.Brasil é o 9º maior parceiro comercial internacional do Québec.

.Em 2010, Brasil torna-se o primeiro parceiro comercial do Québec na América Latina, ultrapassando o México, com troca de bens e serviços de 1,1 bilhão em 2004 que passaram para 2,4 bilhões de dólares canadenses em 2010, ou seja, o mais que o dobro em seis anos.

.Em 2010, as importações quebequenses provenientes do Brasil chegam a 1.523,4 milhões de dólares canadenses, correspondendo a um aumento de 109,5 milhões, ou seja, um aumento de 7,8% em relação ao ano anterior.

.Québec compra 46,6% de todas as importações canadenses provenientes do Brasil

. Em 2010, o valor das exportações quebequenses para o Brasil é de 885,5 milhões de dólares canadenses, representando um aumento de 77,7% em relação ao ano anterior.

.34,5% de todas as exportações canadenses de mercadorias para o Brasil são provenientes do Québec.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira