Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2011 - 09:08

Petrobras completa 25 anos de descoberta de Urucu


A Petrobras comemora este mês 25 anos de descoberta do campo de Urucu, no coração da Floresta Amazônica. De 1986 até hoje, a responsabilidade de produzir nesse ambiente impulsionou o desenvolvimento de tecnologias inéditas, voltadas para a total segurança e controle operacional.

Atualmente, a Companhia conta com três campos produtores de petróleo e gás natural no município de Coari. Dessa província são retirados diariamente cerca de 11 milhões de metros cúbicos de gás natural e 54 mil barris de petróleo. Esse volume faz do Estado do Amazonas o terceiro maior produtor nacional em barris de óleo equivalente, e do município de Coari o maior produtor terrestre de gás natural.

Em alusão à data, foi lançado o livro “A Petrobras na Amazônia – a riqueza que vem do Solimões”, da historiadora amazonense Etelvina Garcia. Também começou a circular o selo comemorativo dos 25 anos de Urucu, em parceria com os Correios, e foi inaugurada a exposição fotográfica com imagens das atividades da Petrobras na região, do fotógrafo Antonio Iaccovazo.

Homenagem-O selo alusivo aos 25 anos da descoberta de Urucu reproduz a imagem da área do Polo Arara, planta operacional de exploração e produção da Petrobras na Amazônia. Lá são produzidos, além de petróleo e gás natural, 1,3 tonelada de GLP (equivalente a 115 mil botijas de 13kg), direcionados para o abastecimento dos Estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Acre, Amapá e parte do Nordeste.

O selo ficará à disposição da população durante 30 dias na agência filatélica (para colecionadores de selos) de Manaus e será usado em todas as correspondências postadas no período. Depois, será encaminhado para a Administração Central dos Correios, em Brasília, onde fará parte do acervo nacional. A peça servirá como registro histórico e sociocultural da região amazônica e do País.

O livro de Garcia mostra, cronologicamente, as sucessivas experiências durante a busca de petróleo na região amazônica e a retomada das atividades por parte da Petrobras, na metade da década de 1970, em plena crise do petróleo. Já a exposição do fotógrafo Antonio Iacovazzo retrata os 25 anos de descoberta de Urucu. Com 12 painéis, a mostra faz um relato fiel dos primeiros anos de Urucu e, também, um registro do trabalho da Petrobras na Amazônia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira