Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2007 - 08:44

Aos 70, Grupo Mueller investe R$40 mi e se torna a primeira empresa “sistemista” do país

Maior fabricante de peças técnicas de plástico para a indústria automotiva do país foca nova área de negócios, aproveitando o bom momento do setor.

São Paulo – a Mueller completa 70 anos de operação em 2007 com energia renovada e planos de investimento que somarão R$ 40 milhões até o ano de 2010. Aplicados em expansão e reequipamento das unidades de São Paulo e Minas Gerais (Mueller Mineira e Mueller Flex, em Contagem e Matozinhos), os recursos permitem à companhia oferecer produtos de maior valor agregado, como subconjuntos para a indústria automotiva, da qual é um tradicional parceiro e fornecedor.

Aliando o expertise em engenharia e know-how que só uma empresa com 70 anos de experiência pode ter, à inovação e busca de um padrão mundial de competitividade, a Mueller quer disputar um novo nicho de mercado: o desenvolvimento de peças com design próprio. Além disso, novos investimentos estão sendo feitos para aumentar a capacidade na área de co-design e de fornecimento de conjuntos de maior valor agregado, como os painéis completos do novo Fiat Punto.

“Queremos associar a liderança e a inovação tecnológica da Mueller no desenvolvimento e na manufatura com a capacidade de criação e o estilo próprio do designer brasileiro, comprovados pelos inúmeros talentos que vemos nas artes, na moda e no design industrial”, afirma Esther Faingold, superintendente da Mueller e responsável pelo novo modelo de gestão adotado pela empresa há quatro anos.

Centro Tecnológico Mueller - Com um olho no futuro, a Mueller inaugurou este ano em Minas Gerais o seu Centro Tecnológico, com uma equipe dedicada de 7 engenheiros e designers técnicos, que trabalham em projetos de substituição de peças metálicas por plásticos. A liberdade de design ganha com a adoção dos novos materiais, eliminando os limites impostos pelo aço estampado e restrições mesmo quando o projeto exige detalhes finos de textura e relevo.

Peças mais leves, de menor custo de fabricação e reciclagem são algumas das razões a considerar no momento da criação de um produto, com resultados notáveis para o cliente e consumidor final. “Para manter a liderança no mercado, temos que investir não só na produção, mas também na inovação dos processos e na responsabilidade ambiental.” diz Esther.

Parcerias estratégicas e nova área de negócios - Parcerias com universidades e institutos reconhecidos mundialmente não são novidade para a Mueller, que desde 1999 tem acordos de transferência de tecnologia e processos com o Geiger Technik, da Alemanha e o Hi-Lex, do Japão. Esta especialização e a crescente competição em âmbito global do mercado fornecedor da indústria automotiva levaram a Mueller a apostar em um novo segmento que traz oportunidade de melhor retorno – o co-design ou desenvolvimento de produtos para atender as empresas que possuem centros de criação próprios no país.

Perfil da Mueller - A Mueller é, desde 1937, pioneira na indústria brasileira, tendo acompanhado a sua evolução e participado como parceira desde a instalação da primeira indústria automotiva no país. É especialista no desenvolvimento e produção de peças plásticas e cabos flexíveis para o mercado automotivo e setor eletro-eletrônico, com alta capacitação tecnológica e de projeto para criação de novas aplicações para o plástico. Conta hoje com 3 unidades industriais, em São Paulo, Contagem e Matozinhos, ambas em Minas Gerais, com um total de 2.000 funcionários e um Centro Tecnológico, em parceria com a UFMG, para pesquisa e desenvolvimento de produtos. | Site: www.mueller.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira