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25/10/2011 - 09:40

Primeiro dia do 18º Congresso da ANTP discute a mobilidade na Copa 2014

Eventos esportivos vão testar a capacidade de gestores da mobilidade.

Nos próximos anos, o Brasil deve encarar dois grandes desafios que vão testar definitivamente a capacidade de gestores da mobilidade: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas Rio 2016. O tema, que já gera discussão por conta dos gargalos das vias e outros sistemas de transporte no país, foi alvo das primeiras apresentações do 18° Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, realizado pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), em andamento no Rio de Janeiro.

Sempre com foco nas possíveis soluções para o transporte em massa, a ANTP convidou a uma das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto de transporte para a Copa realizada na África do Sul em 2010, Luzanda Madikizela, e a responsável pelo setor de transporte do Comitê Olímpico Rio 2016, Regina Amélia Oliveira.

Tendo vivido recentemente a experiência de abrigar o maior evento esportivo do mundo, Luzanda trouxe ao conhecimento dos participantes do congresso as lições aprendidas pelos sulafricanos: "É importante alinhar todas as cidades-sede num plano conceito o quanto antes. Se os projetos não são acompanhados de perto, os gestores municipais começam a caminhar com planos de mobilidade e investimentos sozinhos, o que desordena todo o plano diretor, gerando atraso e até paralisação em obras", alerta.

Com dimensão muito menor do que o território brasileiro, a África do Sul, segundo Luzanda, priorizou, ao contrário do que se previa, estrutura para transporte a longo prazo: "Pensamos no pós evento na hora de desenvolver as soluções para fluxo e estratégias de movimentação. Assim, conseguimos contribuir efetivamente para o desenvolvimento do país, no sentido de melhorar a qualidade de vida da população", disse. Em sua conclusão, Luzanda deixou um conselho aos brasileiros: "Estabeleçam um controle do que está e o que não está sendo feito. Só assim, a equipe responsável poderá focar na solução das questões. E foquem na comunicação centralizada. Quanto mais pessoas envolvidas no processo, mais confusa fica a organização. Com tudo isso, tivemos êxito na reinserção do nosso país no roteiro mundial", complementou.

"O Rio está em obras", sinalizou o diretor da regional Rio da ANTP, Wilian Alberto Pereira, em seu discurso de boas-vindas aos congressistas. Mais tarde, a impressão foi confirmada pela Diretora de Transporte do Comitê Olímpico Brasileiro, Regina Amélia Oliveira. "No que tange o transporte olímpico, foi preciso já dar start a algumas ações e também adequar o nosso projeto às mudanças da cidade. Nossa expectativa, baseada na experiência do Pan Americano, é receber 11 mil atletas para os jogos olímpicos, mais quatro mil nos jogos paraolímpicos", posiciona.

Segundo Regina, o grande desafio é adaptar a rotina de uma cidade nas proporções do Rio de Janeiro para receber o evento: "Apostamos na implementação do que chamamos de faixas olímpicas, que são corredores exclusivos para que os veículos oficiais do evento possam trafegar mais tranquilamente. Estimamos que, somente esses seis mil veículos, entre carros, ônibus e coletivos, circulem nos 60 dias de evento mais de 65 mil quilômetros", conclui.

O 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito começou hoje na cidade do Rio de janeiro e vai até sexta-feira (21). A Perkons apoia, participa da iniciativa e está expondo no VII Intrans – Exposição Internacional de Produtos e Serviços de Transporte e Trânsito, evento que acontece em paralelo e integrado ao congresso.

Perfil-A Perkons é uma empresa especializada em tecnologia para segurança e gestão integrada de tráfego. A Perkons tem experiência em fiscalização eletrônica de trânsito e foi pioneira neste mercado no país com a invenção da lombada eletrônica em 1992.

Hoje, sua atuação é voltada para o desenvolvimento de produtos e projetos que ofereçam soluções tanto para a segurança quanto para uma gestão completa do trânsito. A experiência acumulada nestes 18 anos permite a empresa oferecer um mix de produtos e serviços que auxiliam os gestores públicos no planejamento urbano e gestão de tráfego. Entre as expertises da empresa está a elaboração de estudos e projetos que auxiliam na tomada de decisões para a conquista de um trânsito mais fluido e seguro.Todo o trabalho desenvolvido pela empresa tem base em uma estrutura tecnológica que permite o acompanhamento do trânsito em tempo real, fiscalização de infrações, contagem de fluxo e identificação da frota por categoria e tamanho. A reunião dessas informações oferece aos gestores um raio x completo do trânsito e do comportamento do motorista.

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