Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2011 - 09:47

Montadora MAN vai duplicar produção no Rio de Janeiro


Fábrica de caminhões e ônibus vai investir mais de R$ 1 bilhão na unidade de Resende.

Brasília - A montadora de veículos MAN anunciou, no dia 21 de outubro (sexta-feira), no Palácio do Planalto, em Brasília, a duplicação de sua produção na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. O investimento na unidade, que será feito até 2016, será de mais de R$ 1 bilhão. O anúncio foi feito após uma audiência de representantes da empresa com a presidenta Dilma Rousseff e com o governador Sérgio Cabral.

A fábrica produtora de caminhões e ônibus se instalou no Rio de Janeiro em 1997. Atualmente, produz 70 mil veículos por ano. A expectativa é de que dentro de três ou quatro anos, este número chegue a 140 mil caminhões e ônibus. O governador Sérgio Cabral ressaltou a importância do investimento.

- É uma empresa que tem mais de 99% de sua produção com conteúdo nacional, com uma fábrica que já gera mais de sete mil empregos diretos e indiretos. É uma alegria anunciar essa expansão. Possivelmente, em 2013 ou 2014, o Rio será o segundo polo automotivo do país - disse o governador.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, o aumento no investimento é importante para a consolidação do polo automotivo do estado.

- O Rio tem um problema na sua economia, que é uma indústria de transformação atrofiada se comparada a Minas Gerais e São Paulo. A consolidação desse nosso polo automotivo na região de Resende vai exatamente fazer crescer a importância da indústria de transformação no Rio de Janeiro, o que implica mais impostos, mais emprego e mais desenvolvimento para toda a sociedade do Rio - disse o secretário.

Com o aumento na produção, a geração de empregos pode chegar a 50% da mão de obra contratada, se forem levados em conta empregos diretos e indiretos.

- Esse investimento da MAN é muito bom porque está de acordo com o que o governo da presidenta Dilma está construindo. Nós lançamos o Plano Brasil Maior, de política industrial, justamente para atrair empresas para o Brasil, expandir a capacidade de produção das que já estão aqui e agregar valor e mais capacitação tecnológica para os produtos que serão trazidos - disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Investimentos em capacitação e pesquisa- Parte dos investimentos da empresa será feito na capacitação da mão de obra. Na região de Resende, devido ao crescimento do polo automotivo, há uma grande demanda por profissionais especializados. Para isso, a MAN investirá na capacitação e na pesquisa.

- A cada dia que passa mais me convenço de que a decisão de vir para o Rio foi super acertada. Desde que nos instalamos em Resende, a gente vem observando um aumento de cerca de 15% ao ano nas vendas. Vamos investir também na pesquisa e no desenvolvimento para que a engenharia automotiva brasileira alcance os níveis internacionais - disse o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes.

Ainda esta semana, a Peugeot também anunciará a expansão de sua produção no Estado do Rio de Janeiro.|.Letícia Sicsu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira