Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2011 - 09:59

Vacina para prevenção de quatro sorogrupos da meningite meningocócica chega ao Brasil

A vacina meningocócica conjugada A, C, W, Y da Novartis, internacionalmente conhecida como Menveo®, previne contra 4 dos 5 grupos responsáveis pela doença meningocócica. A doença meningocócica é repentina e de rápida progressão, podendo levar o paciente à morte em um intervalo de 24 a 48 horas. Mais de 50 mil pessoas morrem anualmente em decorrência da doença, que poderia ser evitada por meio de vacinas.

São Paulo — A Novartis lança no Brasil a vacina meningocócica conjugada A, C, W, Y, internacionalmente conhecida como Menveo®, a primeira no país que previne contra quatro (A, C, W-135 e Y) dos cinco principais grupos da meningite meningocócica. A vacina é indicada, inicialmente, para imunização de adolescentes maiores de 11 anos e adultos e está disponível para a população nas clínicas privadas de vacinação.

A doença meningocócica está entre as principais causas da meningite bacteriana – inflamação da membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal – e da septicemia, infecção na corrente sanguínea. A doença, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (ou meningococo), é repentina e de rápida evolução, podendo levar à morte em um prazo de 24 a 48 horas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas. Os sobreviventes podem sofrer sequelas como danos cerebrais, dificuldades no aprendizado, perdas de membros e da audição.

Os adolescentes e jovens adultos estão sob maior risco de contrair a doença meningocócica, transmitida de pessoa para pessoa pela via respiratória por meio da tosse, espirros e beijos, por estarem expostos a situações em que a bactéria pode circular mais facilmente, como moradias estudantis em faculdades, acampamentos, bares, clubes e equipes esportivas.

A maioria dos casos de meningite meningocócica ao redor do mundo pode ser atribuída a cinco principais grupos - A, B, C, W-135 e Y - da bactéria causadora da doença. A incidência de cada grupo varia de país para país, podendo mudar no decorrer do tempo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, cerca de 500.000 casos de doença meningocócica ocorrem em todo o mundo, causando em torno de 50.000 mortes. No Brasil, foram registrados cerca de 3 mil casos e aproximadamente 600 mortes em 2010. A maneira mais eficaz de prevenir e controlar a doença é por meio da vacinação.

A vacina:nova vacina supre uma necessidade médica ainda não atendida no Brasil-A vacina meningocócica conjugada A, C, W, Y da Novartis, internacionalmente conhecida como Menveo®, é a primeira quadrivalente disponível no mercado que ajuda a proteger contra quatro dos cinco principais sorogrupos da bactéria meningocócica (A, C, W-135 e Y), suprindo uma necessidade médica ainda não atendida no país. Até hoje, a única vacina conjugada disponível no Brasil para prevenção contra a meningite meningocócica combate apenas o sorogrupo C.

A nova vacina foi desenvolvida por meio da utilização da tecnologia de conjugação, que atua fixando um antígeno polissacarídico da cápsula do meningococo a uma proteína transportadora, que ajuda o organismo a responder melhor a este antígeno que deve ser destruído. .

Indicada, inicialmente, para adolescentes a partir de 11 anos e adultos, a vacina foi administrada em mais de 18.500 pessoas durante estudos clínicos e já é comercializada em diversos países desde 2010. A vacina também foi estudada em crianças e bebês e aguarda aprovação regulatória para estas indicações. A vacina deve ser aplicada em uma única injeção intramuscular, tanto em adolescentes quanto em adultos.

No Brasil, a vacina meningocócica conjugada A, C, W, Y foi aprovada em um primeiro momento para adolescentes a partir dos 11 anos de idade e adultos e está disponível para a população nas clínicas privadas de vacinação. A Novartis planeja apresentar dados adicionais à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação do uso da vacina em crianças a partir de 2 meses de idade, com base nos resultados de estudos clínicos realizados em pacientes nesta faixa etária.

Menveo® já foi aprovada pelas autoridades reguladoras dos Estados Unidos, União Européia, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Indonésia, Irã, Malásia, Paquistão, Peru, Cingapura e Síria.

Meningite meningocócica- A doença meningocócica está entre as principais causas da meningite bacteriana – inflamação da membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal – e também é importante causa de septicemia, infecção na corrente sanguínea. A doença, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (ou meningococo), é repentina e de rápida evolução, podendo levar à morte em um prazo de 24 a 48 horas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas. Dos sobreviventes, um em cada cinco sofre sequelas como danos cerebrais, problemas de aprendizado, perda de audição ou de membros.

Sinais e sintomas- Os sintomas iniciais da doença meningocócica geralmente não são específicos e se assemelham aos da gripe, dificultando o diagnóstico precoce. Os indícios mais comuns, como rigidez na nuca e lesões petequiais (sangramento interno, pela mucosa ou pele), aparecem mais tarde na evolução da doença – de 13 a 22 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas - que geralmente são febre, dor de cabeça, vômitos, irritação e fraqueza.

Transmissão- Estudos mostram que entre 10% e 20% das pessoas em todo o mundo carregam no nariz ou na garganta a N. meningitidis, bactéria causadora da doença meningocócica, sem apresentar qualquer sintoma.

Após o contágio, as pessoas podem carregar a bactéria por até seis meses. Menos de 1% dos portadores desenvolve a doença, mas pode transmitir a bactéria para outros. O agente causador da doença meningocócica pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio de tosse, espirros e mesmo beijos. O contato próximo com um portador pode aumentar o risco de adquirir a bactéria em 800 vezes.

A maioria dos casos de doença meningocócica ocorre sem qualquer aviso em pessoas até então saudáveis. A transmissão da doença é, muitas vezes, associada às mudanças no estilo de vida que colocam as pessoas em novas situações e em contato próximo por um período maior de tempo e com um número maior de pessoas. As mudanças de estilo de vida que podem aumentar as chances de contrair a doença meningocócica são: •Fumar|•Viajar|• Servir o exército|•Morar em repúblicas durante a faculdade|•Frequentar casas noturnas|•Compartilhar copos e talheres.

Grupo de risco- Crianças pequenas e adolescentes são particularmente suscetíveis à doença meningocócica. Os bebês no primeiro ano de vida são a população mais vulnerável e representam a maior necessidade não atendida em termos de prevenção.

Os adolescentes e jovens adultos têm maior risco de contrair a doença meningocócica, transmitida de pessoa para pessoa pela via respiratória por meio da tosse, espirros e beijos, por estarem expostos a situações em que a bactéria pode circular mais facilmente, como moradias estudantis em faculdades, acampamentos, bares, clubes e equipes esportivas. Um estudo nos EUA concluiu que quase um quarto das infecções causadas pela meningite meningocócica são fatais na faixa entre os 15 e 24 anos de idade. Além disso, os adolescentes e jovens adultos têm maior probabilidade de serem portadores da bactéria do que outros grupos e podem transmiti-la a familiares e amigos.

Incidência-A cada ano, cerca de 500 mil casos de doença meningocócica ocorrem em todo o mundo, causando em torno de 50 mil mortes. No Brasil, foram registrados cerca de três mil casos e aproximadamente 600 óbitos em 2010.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 5% a 10% das pessoas que contraem a doença meningocócica morrem, mesmo diagnosticadas e recebendo o tratamento adequado e imediato. Sem tratamento, a taxa de mortalidade é de 70% a 90%.No Brasil, a taxa de mortalidade é de cerca de 20%, chegando a 40% nos casos de meningococcemia (quadro de septicemia causado pelo meningococo).

A maioria dos casos de doença meningocócica ao redor do mundo pode ser atribuída a cinco grupos principais da bactéria causadora da doença, Neisseria meningitidis (ou meningococo) – A, B, C, W-135 e Y.

Epidemiologia-Os principais sorogrupos da doença meningocócica variam por país e região e mudam no decorrer do tempo, o que torna a doença ainda mais imprevisível e uma importante ameaça à saúde pública em diversos países. A doença meningocócica pode ser endêmica, com casos esporádicos ou pequenos surtos em comunidades e instituições, ou epidêmicas, com transmissão rápida em grandes populações.

Distribuição global dos sorogrupos de bactérias que causam a doença meningocócica:

Tratamento-De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é necessária a hospitalização e terapia antimicrobiana para o tratamento da doença meningocócica, considerando que o paciente corre risco de vida. Há diversos antibióticos que podem ser usados, incluindo penicilina, ampicilina, cloranfenicol e ceftriaxona. Entretanto, considerando a rápida evolução da doença meningocócica, o tratamento pode não ser introduzido a tempo, apesar dos antibióticos poderosos disponíveis.

Prevenção da doença meningocócica- A doença meningocócica é considerada uma grande causa de morte e sequelas evitáveis, tanto em países industrializados como em desenvolvimento. A maneira mais eficaz de prevenir e controlar a doença é por meio do uso de vacinas que oferecem proteção contra o máximo número possível de sorogrupos meningocócicos.

A OMS e os governos de diversos países recomendam o uso de vacinas meningocócicas para pessoas consideradas grupo de risco como adolescentes, calouros universitários que moram em repúblicas e crianças pequenas.

Novartis [www.novartis.com]- A Novartis oferece soluções de saúde que atendem às necessidades em constante mudança de pacientes e da população. Focada exclusivamente em cuidados com a saúde, a empresa oferece um portfólio diversificado para melhor atender estas necessidades: medicamentos inovadores e genéricos, vacinas preventivas, ferramentas de diagnóstico e produtos de consumo em saúde. A Novartis é a única empresa com posição de liderança em todas essas áreas. Em 2010, o Grupo atingiu vendas líquidas de US$ 50,6 bilhões, enquanto cerca de US$ 9,1 bilhões (US$ 8,1 bilhões excluindo ajustes de deterioração do valor nominal dos ativos e amortizações) foram investidos em pesquisa & desenvolvimento em todo o Grupo. Sediada em Basiléia, Suíça, as empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 119.000 pessoas (incluindo 16.700 da Alcon) e operam em cerca de 140 países ao redor do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira