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CANAIS

29/08/2007 - 09:02

Analytics 2.0

A Unica Interactive Marketing Solutions, primeira agregadora de tecnologias para a América Latina, disponibiliza ao mercado a mais moderna ferramenta existente para análises de marcas e relacionamento em ambiente digital, permitindo assim completa integração do mundo digital com ferramentas tradicionais como, por exemplo, vendas, ERP’s, sistemas legados, call centers e outras.

Através da ferramenta de Analytics da Websidestory, exclusividade da Unica no Brasil é possível o completo entendimento da interação e relação entre os consumidores e marcas em sites/hotsites/intranets/extranets e qualquer outro ambiente digital. Estes dados podem ser cruzados em real time com softwares de vendas, como Salesforce.com e diversas outras aplicações.

“No Brasil, já temos inúmeros clientes utilizando o produto em sua versão apenas digital, porém estamos partindo para uma integração ainda mais completa dos dados do ambiente digital com o ambiente real, afinal de contas os consumidores são os mesmos, mudando apenas os canais de relacionamento e a forma de atuação em cada um destes canais” afirma Roberto Eckersdorff.

As ferramentas e empresas disponíveis no mercado de Analytics analisam apenas uma breve visão do universo digital, basicamente o acesso ao site que é fundamental, porém limitando análise e entendimento completo do ciclo de vida do cliente e dos canais complementares de comunicação. Através da analise cruzada destes dados de comportamentos, é possível aumentar as vendas, visitas, conversões no ROI das campanhas e atingir outros objetivos de marketing, tomando decisões que aumentem os resultados e diminuem as perdas, potencializando estratégias on-line também no mundo real.

É possível medir e comparar a fundo a experiência de marcas por audiência (temporal, geográfico e atitudinal), por perfil de comportamento, grupos de controle e inúmeras outras formas de análise, incluindo o relacionamento com novos canais, como audiência de vídeo, acessos via palm’s e celulares, cada dia mais volumosos e importantes para as empresas.

As novas ferramentas de análise de comportamento, integrados a ferramentas de mídia como a Atlas Solutions, permitem obter uma visão mais ampla e completa de todos os pontos de contato entre usuários e a marca.

Essa ferramenta é orientada para as empresas que visam entender a relação e interesse de seus consumidores e interessados junto a suas marcas, produtos e serviços em seus sites e hot/sites. Para empresas que tem como core-business a web, como portais, varejistas tradicionais com lojas on-line, varejistas puramente on-line e prestadoras de serviços digitais têm em ferramentas de Analytics o seu maior aliado na busca de seus objetivos.

Para cada perfil de cliente, uma ou mais funcionalidades podem ser amplamente alavancadas, como para agências, onde a ferramenta auxilia no planejamento de sites, campanhas, áreas chaves do cliente e integração de mídias como, por exemplo, saber qual o incremento de vendas no momento em que um comercial está sendo exibido na TV. Para produtoras permitem entender como o público navega no site, quais os equipamentos como conexão, browser, origem de navegação, etc., que tornam mais fácil e justificável a produção de novos sites, novas áreas e ou até mesmo a adequação em andamento de uma campanha. Para os anunciantes, permite a completa visão de como seus canais são utilizados, por quem, quando e como, auxiliando assim na previsão de demanda de um produto específico, quais produtos/serviços geram maiores interesses por um público específico e ou mesmo região do país ou exterior, o interesse em produtos que só existem no on-line e outras tantas utilidades. Finalmente para e-commerce, que é a mescla de todos os itens acima, com o objetivo de vender mais, mais vezes e para mais pessoas.

Planejamento e produto: Overview – Através de um simples processo de integração, o sistema coleta e gera informações importantes sobre as características dos visitantes do site, entre outras. Essas informações são processadas usando as mais sofisticadas técnicas disponibilizadas para os gerentes de negócios realizarem suas análises em tempo real. Nenhuma informação pessoal que possa identificar o usuário é coletada, não implicando riscos de privacidade. Os códigos não interferem na navegação ou no carregamento dos sites.

Para Roberto Eckersdorff – presidente da Unica e expert no assunto “Este produto é orientado para gerar informações de negócios e não dados de servidores na maioria dos casos. Sendo assim evitamos a dependência do departamento de tecnologia e a sobrecarga dos servidores web, sem a necessidade de novos hardwares. Precisamos oferecer o que o cliente busca: Flexibilidade, escalabilidade e suporte e serviço de primeira qualidade.”.

A implantação é simples. Os especialistas da Unica em conjunto com a equipe responsável pelas análises definem as métricas desejadas e a partir daí inicia-se o processo para que a informação correta seja capturada. “Já realizamos a programação e programamos a ferramenta em um site completo em menos de 48 horas no Brasil. Naturalmente para sites mais complexos o prazo é maior, variando principalmente de acordo com a estrutura de dados e páginas existentes, sistemas integrados e implementação complexa.” complementa Carlos Medina, Diretor de Tecnologia.

Com base nessas métricas, diversas interfaces de análise e modelos de relatórios são estruturados, permitindo que diferentes análises básicas e avançadas sejam realizadas dentro da janela de tempo e customizadas de acordo com a necessidade do cliente. A ferramenta também oferece inúmeros painéis de controle (KPI´s) em tempo real, já pré-configurados além de painéis completamente customizados.

“Nossos clientes começaram a perceber que grandes fatias do investimento eram utilizadas apenas na publicidade, e com o tempo passaram a querer maiores e melhores informações da performance de mídia digital. Naturalmente, eles também perceberam que pouco, ou quase nenhum investimento era efetuado em ferramentas que mostrassem com exatidão esses resultados. Sendo assim, a procura é muito grande hoje por este tipo de produto, visto que muitas vezes não existe uma campanha no ar, mas mesmo assim o acesso ao site continua alto, as vendas seguem seu dia-a-dia e os dados estão à disposição para serem maturados e transformados em poderosos insights para toda a cadeia de profissionais envolvidas.” explica Manuel Materon, Diretor de Customer Service.

Mais de 1.500 clientes globais como Viacom, ABC, People soft, CBS, Siebel e outras utilizam a plataforma Websidestory como sua plataforma central de Analytics.

Perfil da Unica - A Unica Interactive Marketing Solutions é a primeira agregadora de Tecnologias de Mídia da América Latina. É representante exclusiva para a América Latina da Atlas www.AtlasSolutions.com), unidade de operação da aQuantive, Inc. (NASDAQ:AQNT) e da Unicast, unidade de operação da Viewpoint (NASDAQ: VWPT), além de outras tecnologias de mídia digital. Pioneira desde 1999 na América Latina, tem em seu portfólio mais de 3.000 campanhas veiculadas e gerenciadas em toda a América Latina, tendo como principais clientes grandes agências como DraftFCB, OMD, Ogilvy, Wunderman, Africa e Lew Lara. Alguns anunciantes: Banco Real, Motorola, Diageo, Epson, Mitsubishi, entre outros. A Unica é filiada ao IAB Brasil, AMCHAM e parceira da FAAP desde 2004 no ensino de Publicidade Interativa. | www.aunica.com

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