Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2011 - 10:10

São Tomé e Príncipe terá representação comercial no Brasil

Objetivo é ampliar intercâmbio econômico e abrir novas frentes de investimento. Empro Consultoria Empresarial vai oferecer ao Governo de São Tomé e Príncipe seus escritórios para a sede da representação comercial.

São Tomé e Príncipe, arquipélago situado no Golfo da Guiné, na Costa Oeste da África, vai instituir uma representação comercial no Brasil. A sede será no escritório da Empro Consultoria Empresarial. “São Tomé e Príncipe apresenta um alto potencial de desenvolvimento em todas as áreas e queremos aproveitar a sinergia com o Brasil para abrir uma nova frente de negócios”, diz Luiz Vasone, presidente da Empro.

Representantes do Governo de São Tomé e Príncipe, Arzemiro dos Prazeres, diretor-executivo das zonas francas, e Miriam Daio, diretora-geral de Turismo, visitaram o Brasil para falar com empresários sobre as oportunidades de negócios no país. “A palestra foi bastante concorrido por alguns setores empresariais de São Paulo. Também estiveram presentes parlamentares, que ficaram bastante entusiasmados e levarão o assunto a Brasília”, disse Vasone.

São Tomé e Príncipe, como o Brasil, é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Sua economia passa por uma fase de reestruturação, com crescimento em torno de 5% ao ano. O turismo e a agricultura são as principais fontes de negócios do país, que, nos últimos anos, criou novos incentivos para a promoção das zonas francas. Seus principais parceiros comerciais são Angola e Portugal, para os quais exporta cacau e café. De outro lado, porém, importa tudo dessas nações, incluindo alimentos e uma diversidade de produtos e serviços. “Vemos grandes oportunidades para empresas brasileiras instalarem filiais em São Tomé e Príncipe e, a partir de lá, atender os mercados da África Ocidental, que englobam Nigéria, Angola, Congo, Gabão, Camarões entre outros, somando mais de 300 milhões de consumidores”, destaca Vasone, que abrirá um escritório comercial em São Tomé e Príncipe, na região das zonas francas, e será um offshore para os empresários brasileiros.

O Brasil, que mantém embaixada em São Tomé e Príncipe, já mantêm relações comerciais com esse país.

Turismo- O turismo é uma fonte de grandes negócios em São Tomé e Príncipe. “É um setor da economia local bem desenvolvido. O país conta com uma estrutura hoteleira ampla, muitos restaurantes, além de várias localidades exóticas e praias inexploradas, com o ecoturismo sendo de grande destaque”, observa o presidente da Empro.

Os principais visitantes são os portugueses, franceses e angolanos. De acordo com informações de São Tomé e Príncipe, cerca de 11 mil pessoas, 50% das quais provenientes de Portugal, fazem turismo no país anualmente.

Luiz Vasone espera que, com a abertura do consulado e maior informação sobre o país, as operadoras de turismo se interessem em criar pacotes para a região, e as companhias aéreas, voos. Atualmente, a viagem a São Tomé e Príncipe para os brasileiros é feita via Portugal, Angola e Cabo- Verde.

São Tomé e Príncipe tem nome oficial de República Democrática de São Tomé e Príncipe, a capital é São Tomé, possui governo com democracia multipartidária, o chefe de estado é o presidente Manuel Pinto da Costa, chefe de governo é o primeiro-ministro Patrice Trovoada, e o país localiza-se no Golfo da Guiné, ao largo da costa centro-ocidental africana, a 250 km (150 milhas) do Gabão, com superfície de 1001 km2 (386 milhas quadradas), clima tropical, com temperatura média 26 °C (78 °F) na costa; mais baixa nas terras altas. Estação seca de junho a agosto, com curtos períodos de chuva tropical durante o resto do ano. População de 160.000 (estimativa de 2007), religião Cristã, predominantemente católica, sendo o restante da população protestante evangélica e adventista do sétimo dia. Língua oficial, o português. PIB: 72 milhões de dólares à paridade do poder de compra, 280 milhões de dólares (estimativa de 2005). PIB per capita: 400 dólares – à paridade do poder de compra, 1200 dólares (estimativa de 2005). Moeda: Dobra. Taxa de câmbio: 1 dólar = 14.600 dobras (Maio de 2008). Atividade econômica: cacau, café, pescas e turismo. Fuso horário: + 3 horas Brasília; horário de verão + 4 horas

Perfil-A Empro Consultoria Empresarial foi criada há 27 anos por Luiz Vasone com o objetivo de atender uma necessidade do setor industrial e comercial na busca de soluções para seus problemas financeiros, tributários e institucionais. A empresa tem como filosofia de trabalho a objetividade na abordagem dos problemas e a apresentação de soluções claras e transparentes de modo que as mesmas possam ser compreendidas pelos clientes, visando proporcionar segurança e tranquilidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira