Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2011 - 10:19

Ciclo virtuoso do plástico – quem é o vilão da história?

Quanto você colabora para a degradação do meio ambiente? Por mais esforçados que sejamos, cada ação do nosso dia gera um impacto ambiental. Escovar os dentes, tomar banho, fazer uma compra no mercado.

Difícil é entender porque os produtos reciclados, ainda hoje, são mais caros e por isso acabam tendo uma menor fatia no mercado.

Hoje, gostaria de falar sobre o ciclo do plástico, e mostrar que nem sempre ele é o VILÃO.

Parte de cada indivíduo, consumidor de produtos que utilizam plástico, a atitude de torná-lo um material nocivo ou benéfico para o planeta.

Você decidiu jogar no lixo comum? O plástico vai para a natureza, contaminar solo e lençóis freáticos e se acumular em pilhas e mais pilhas por mais de 100 anos (mais tempo que o próprio indivíduo que tomou esta atitude)

Você decidiu comprar plásticos com a indicação correta, e depois encaminhar esta embalagem para reciclagem? Isto pode gerar renda para uma comunidade carente, diminuição de dejetos nos aterros sanitários e fabricação de produtos que voltam ao mercado se tornando bens duráveis no lugar de outros que iriam utilizar as reservas naturais para ser produzidos. Tem início um ciclo virtuoso que nos permite ganhar saúde e evoluir como cidadãos do mundo.

É interessante saber que nem toda embalagem pode ser reciclada; as embalagens amigas do planeta carregam os números 1 e 2 dentro do triângulo de setas, eles são os mais fáceis de reciclar e de se encontrar em circulação.

Já os 3, 4, 5, 6 e 7 , quase sempre são policarbonatos e são mais difíceis de ser reciclados. O número 3 ainda libera dioxinas carcinogênicas quando incinerados.

Veja alguns exemplos de produtos que podem ser produzidos com fibra de garrafa PET em: www.isosoft.com.br e www.trisoft.com.br

Este tipo de produto, depois de usado, não precisa ser descartado no lixo comum, pode voltar para a reciclagem e ser novamente transformado em lã de PET, ou pode ser utilizado com estopa.

Por: Maurício Cohab, diretor da Trisoft

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira