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25/10/2011 - 10:19

2014 e 2016 – Oportunidade para a marca Brasil por meio do marketing baseado no conteúdo colaborativo

Muito se tem falado da questão da infraestrutura do País para receber a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Porém, pouco se fala sobre como uma campanha de marketing bem planejada pode ajudar o Brasil a receber mais recursos com o turismo após estes dois grandes eventos.

Um bom exemplo disso é o Canadá e as Olimpíadas de Inverno de Vancouver. Recentemente, a MPI, Meeting Professionals International (maior associação de profissionais de eventos do mundo), publicou um artigo no portal www.mpiweb.org, que mostrava o impacto das Olimpíadas de Inverno de Vancouver para o turismo do Canadá.

Os dados do Canadian Tourism Comission’s (CTC) mostram a força de um grande evento esportivo para impulsionar o turismo de um país: cerca de 290 mil ingleses reservaram vôos para o Canadá após as Olimpíadas, o dobro de 2009 e o triplo de 2008; mais de 70 mil australianos reservaram vôos para o Canadá, o dobro de 2009; a receita anual com turistas alemães aumentou de US$ 61 milhões em 2009 para US$ 196 milhões após as Olimpíadas.

Todo esse resultado só foi possível porque o CTC, órgão responsável pela divulgação do turismo no país, investiu US$ 26 milhões em uma grande campanha de marketing que conseguiu mostrar ao mundo os destinos e atrações durante os jogos.

O investimento em mídia e em relações públicas durante os jogos resultou em mais de US$ 1 bilhão em espaço de mídia para o Canadá. O órgão de turismo do país fez um grande esforço em mostrar para a imprensa mundial a “experiência completa” dos turistas, não apenas relatando jogos, mas mostrando os principais atrativos turísticos do país.

O modelo de sucesso do Canadá deve ser estudado por nossos representantes de turismo para que possa ser replicado no Brasil. Todo o setor de propaganda, relações públicas, digital, promoção e eventos pode contribuir muito com este planejamento.

Como o impacto virá para todo o País, será muito interessante se estas ações forem planejadas da maneira mais colaborativa possível, e não apenas por um pequeno grupo de profissionais. É claro que, para seguir os procedimentos normais de campanhas, deve haver uma licitação para a seleção da agência que vai coordenar este processo. Mas é possível que esta agência lidere um trabalho colaborativo de todo país neste esforço de divulgação. A tecnologia atual permite que consigamos transformar a marca e o destino Brasil por meio de um conteúdo colaborativo que envolveria milhares de pessoas - o tão falado “crowdsourcing” (conteúdo colaborativo).

Tenho certeza que criativos de agências, estudantes e internautas do País todo gostariam de participar. Desta forma, podemos transformar o Brasil e fazer com que estes eventos continuem repercutindo positivamente, mesmo após o encerramento dos jogos.

.Por: Maurício de Almeida Prado, sócio-diretor executivo da agência de promoções e eventos Plano1 e VP de Comunicação da MPI Brazil – Meeting Professionals International. | A Plano1 é uma agência especializada em marketing promocional e eventos e atua em diversos segmentos, como alimentos, saúde, beleza, varejo, cartões, seguros, bebidas, telefonia e tecnologia.

Fundada em 2001 pelos irmãos Guilherme e Maurício de Almeida Prado, a agência tem como valores a filosofia HIPER, que envolve cinco princípios: História, Inovação, Planejamento, Excelência na Execução e Retorno de investimento (ROI). Juntos, todos estes conceitos traduzem o trabalho da Plano1: planejar, criar e executar promoções e eventos que envolvem os consumidores, constroem marcas e geram crescimento de vendas.

Entre seus principais clientes estão: Ajinomoto, Bauducco, Bayer, Carrefour, Cielo, Diageo, Femsa, Kraft, Hasbro, Heineken, Lanxess, Mars, Mizuno, Nextel, Nivea, Novartis, Toyota e Veet.

Em 2010 e 2011, foi listada em 31º e 35º lugar, respectivamente, no ranking “As 200 Pequenas e Médias Empresas que Mais crescem no Brasil", elaborado pela consultoria Delloite para a Revista Exame PME. Site: www.plano1.com.br

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