Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2011 - 08:51

Muitos investimentos em fábricas e produtos são anunciados no segundo dia da Fenatran 2011

Já na abertura [25/10], a Fenatran 2011, maior feira de transporte de carga e logística da América Latina, comprova sua posição de principal vitrine do setor. Além da exposição de lançamentos e tendências, as marcas expositoras aproveitam o evento para anunciar ao mercado brasileiro valores investidos na ampliação de seus parques fabris e também na tecnologia de novos produtos. A Fenatran vai até sexta-feira, 28, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Foton chega no mercado nacional e apresenta três novidades em leves e semileves- A montadora chinesa Foton está chegando ao mercado brasileiro de veículos automotores trazida pelo ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros. Aqui chamada Foton Aumark do Brasil, a companhia vai iniciar suas atividades com a importação, distribuição e manutenção de três modelos de veículos leves e semileves.

A grande aposta da empresa é a caminhoneta de 3,5 toneladas Foton Aumark 1031, pois, segundo Ricardo Mendonça de Barros, diretor comercial, “o mercado de caminhonetas está crescendo muito devido à proibição de entrada de veículos maiores nos grandes centros urbanos”.

Além disso, a empresa lança também dois veículos mais robustos, o Foton Aumark 1050, com 6,5 toneladas, e o 1089, com 8,5 toneladas e cabine estendida opcional. Todos os novos modelos possuem motores Cummins já adequados aos padrões estipulados pelas medidas Proconve P7/Euro 5, o que garante economia de combustível e aumento do rendimento do motor, além do controle de emissão de poluentes. A empresa possui 100% de capital nacional e espera estar operando com dez concessionárias, entre São Paulo e Rio de Janeiro, até o final de 2012. Até 2017, a expectativa é que sejam 80. O primeiro lote de veículos chega ao Brasil no começo de dezembro e, por enquanto, a companhia trabalha com a pré-venda de seus produtos, tendo a Fenatran como vitrine para a qualidade da montadora chinesa. Segundo Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark do Brasil, “Meu grande interesse na Foton não é por trabalhar com caminhões, mas por trabalhar com chineses. O Brasil é o país mais complementar da China que existe”.

Euro 5 impulsiona ainda mais o mercado de aço leve de alta resistência da SSAB no Brasil- A SSAB anunciou na Fenatran 2011 que está investindo US$ 330 milhões de dólares em suas plantas siderúrgicas no exterior para aumentar a produção de aço leve de alta resistência em 500 mil toneladas por ano e o Brasil está tendo um grande papel nisso. Segundo o diretor geral do Brasil, Paulo Seabra, as vendas no país devem ser 45% superiores este ano, e as perspectivas para 2012 são ainda maiores. “Com os cerca de 300 quilos a mais que os caminhões pesarão com o Euro 5, a busca por implementos mais leves para evitar prejuízos na capacidade de carga deve impulsionar ainda mais os negócios”, afirma.

Segundo o executivo, o uso dos aços produzidos pela empresa pode diminuir o peso dos implementos rodoviários de 30% a 35%. O principal lançamento da empresa na 18ª Fenatran são as espessuras de 0,5mm a 3mm do aço Hardox, específico para equipamentos que precisam resistir a grandes desgastes e impactos, comuns na indústria de mineração. Com as novas espessuras, aumentam os clientes em potencial no transporte de areia e de arroz, por exemplo.

Outros lançamentos incluem o aço Domex, com principal aplicação no Brasil para a fabricação de semi-reboques basculantes. A SSAB também está trazendo ao país o software Instant ValueCalc, que permite calcular as vantagens financeiras e ecológicas de se utilizar aço de alta resistência em comparação ao aço comum de acordo com os projetos dos clientes finais.

Mercado mantém alto nível de financiamento para caminhões Euro 3 e Euro 5 - Em função do bom momento que o mercado brasileiro de caminhões passa, as expectativas de vendas na 18a Fenatran estão em alta para os expositores e financiadores. O Banco Volvo, por exemplo, espera um grande volume de negócios na linha de caminhões da marca tanto com motor Euro 3, que deve ter um impulso até dezembro, quanto com motor Euro 5, da nova coleção, cujas vendas devem acelerar após o primeiro trimestre de 2012. “Tivemos um ótimo ano. Financiamos 50% das nossas vendas e pretendemos manter essa mesma meta”, afirma a diretora comercial Agner Correa, sem revelar números absolutos.

Um dos motivos para esse sucesso, segundo ela, é que com banco da Volvo, é possível que os executivos conheçam todo o ciclo e ofereçam vantagens adequadas às necessidades de cada cliente de acordo com a área em que atuam com o caminhão. Cerca de 80% dos financiamentos da marca são feitos por meio do BNDES. Essa porcentagem é ainda maior no banco Itaú – 98% –, que tem vários clientes dos expositores da feira no portfólio. A informação é do superintendente de pesados da instituição, Pedro Alvares.

“A liberação de linhas de crédito está acelerando de um modo geral, mesmo que os novos preços determinados pela motorização Euro 5 devam ser melhor definidos apenas em meados de fevereiro”, destaca. Segundo o executivo, a demanda pelos novos modelos ficará mais clara em março, mas de qualquer forma ele diz não temer uma queda de financiamentos devido aos preços. Para Alvares, a estabilização dos valores será um processo natural, com absorção de eventuais excedentes de acordo com a própria atividade econômica, sem causar grande impacto. Números não foram divulgados.

. 18º Fenatran - Salão Internacional do Transporte ,de 24 a 28 de Outubro de 2011, das13h às 21h,no Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo. www.fenatran.com.br .

. Fenatran Experience, de 25 a 28 de outubro de 2011, das 11h às 19h,no Sambódromo do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo. | www.fenatran.com.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira