Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2007 - 09:16

Fed agirá se condições financeiras piorarem, diz ata

Washington - O Federal Reserve reconheceu que uma resposta em política monetária pode ser necessária se as condições do mercado financeiros piorarem, mostrou no dia 27 de agosto (terça-feira), a ata da reunião de 7 de agosto do banco central norte-americano.

"Os membros esperam um retorno para condições de mercado mais normais, mas reconhecem que o processo provavelmente levará algum tempo, particularmente em mercados relacionados às hipotecas de alto risco", afirmou o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed.

"Entretanto, uma maior deterioração das condições financeiras não pode ser descartada e, dado que haveria um efeito adverso sobre as projeções de crescimento, isso poderia exigir uma resposta política", disse o Fed.

Em seu encontro de 7 de agosto, o Fed manteve inalterada a taxa básica de juros dos EUA, a 5,25 por cento, dizendo que a principal preocupação era com o risco de que a inflação não desacelerasse, apesar de notar que as ameaças para o crescimento tinham aumentado um pouco.

No entanto, o Fed agiu inesperadamente em 17 de agosto, quando diminuiu a taxa de redesconto, cobrada do BC para empréstimos a bancos comerciais, para 5,75 por cento, depois de reconhecer que os riscos para a expansão econômica tinham subido "consideravelmente" como resultado da deterioração do mercado financeiro e das condições mais apertadas de crédito.

A ata divulgada nesta terça-feira não inclui as discussões relacionadas às ações do Fed em 17 de agosto.

O texto mostra que os formuladores de política monetária concordaram que os recentes efeitos negativos sobre os mercados financeiros impõem riscos adicionais ao crescimento econômico, mas acreditam que a previsão de expansão moderada teria sustentação por conta do aumento dos empregos, maior renda e demanda estrangeira por bens e serviços.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira