Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2011 - 09:21

Empresas Randon – Divisão autopeças/sistemas

Embora a marca Randon seja mundialmente reconhecida como líder na fabricação de veículos para o transporte de carga (reboques, semirreboques e veículos especiais), o grupo industrial Randon S.A Implementos e Participações iniciou suas atividades a partir de uma oficina em 1949, fazendo reforma de motores e posteriormente freios para os caminhões importados, adaptados à topografia da serra gaúcha para garantir o transporte para o centro do Brasil, sendo este o foco da empresa durante toda a primeira década. Nos anos 60, começaram a ser produzidos os implementos que consagraram a empresa com a liderança de mercado com uma participação atual em torno de 33%.

Nos anos 1970, com o chamado “boom” do milagre econômico e no final dos anos 1970 e início dos 1980, com a grande crise mundial desencadeada pelo México, a Randon repensou seu modelo de negócio até então bastante verticalizado. A empresa, então, transformou-se numa montadora abrindo espaço para o surgimento das empresas fabricantes de autopeças que passariam a atender as demandas da própria Randon e do mercado de montadoras.

A empresa começou a buscar parcerias estratégicas para garantir tecnologia de ponta e mercado externo, a serem adicionados ao domínio da fabricação e do mercado local. A primeira joint venture foi efetivada pela Freios Master, em abril de 1986, com a Rockwell International. Inaugurava-se um modelo diferente de trabalho que se mostrou vencedor. E, na continuidade do processo de associações, em 1995, através da alemã JOST-Werke nasceu a JOST Brasil, fabricante de sistemas de acoplamento, tais como quinta-roda e pino-rei.

Na mesma trajetória de fortalecimento da área de componentes, em 1996, a Randon adquiriu o controle da Fras-le, uma das principais empresas de materiais de fricção do mundo. Em 1998, foi fundada a Suspensys, como uma unidade dentro da Randon Implementos, e que ganhou fábrica própria em agosto de 2002, através de uma joint venture com a norte-americana Meritor, já parceira da Randon na Freios Master.

Por fim veio a Fundição Castertech, dada a importância estratégica do insumo fundidos, projetada para produzir inicialmente 30 mil toneladas/ano atendendo parte importante da necessidade total anual do grupo que é de 115 mil toneladas.

Atualmente, a divisão autopeças – que registrou crescimento da ordem de 80% nos últimos cinco anos - responde por 49% do faturamento total das Empresas Randon, com faturamento bruto previsto para 2011 da ordem de R$ 3,0 bilhões. Os fabricantes de componentes Randon (Suspensys, Fras-le, Master, JOST Brasil e Castertech) empregam 6000 funcionários dos 12 mil totais fornecendo autopeças para todas as montadoras, entre as quais a própria Randon, que responde por 15% do faturamento das autopeças. “Somos vistos como solução rápida com tecnologia. Reduzimos pela metade o tempo de desenvolvimento de um produto de três anos para um ano e meio por força da estrutura tecnológica, do laboratório de pesquisa e do campo de provas”, afirma o diretor executivo – Divisão Autopeças, Alexandre Dorival Gazzi.

.[ Fenatran 2011 acontece até o dia 28 de outubro (sexta-feira), das 13h às 21h,no Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo| http://www.fenatran.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira