Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2011 - 09:34

Brasil é o primeiro país no mundo a criar o selo verde para pneus

A Fenatran 2011 realizou no dia 25 de outubro (terça-feira), a cerimônia de entrega da Certificação de Rotulagem da Qualidade Ambiental para três unidades reformadoras. O projeto foi desenvolvido pela ABR (Associação Brasileira de Segmento de Reforma de Pneus) em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para certificar, todo ano, as empresas do segmento de reforma de pneus que apresentarem menor impacto ambiental.

Para Ricardo de Oliveira, presidente da ABR, o selo verde garantirá mais vida para os pneus e possibilitará maior conscientização da sociedade em relação a importância da sustentabilidade. “Somos o primeiro país a adquirir o selo verde, fator que já nos coloca à frente de muitos países desenvolvidos”, ressalta.

As três Unidades Reformadoras passaram por uma auditoria para que fosse verificada a viabilidade da entrega do selo verde - foi analisada a emissão de gases, segurança no trabalho, limpeza do ambiente, tratamento da água e qualidade do solo. A partir do ano que vem, as empresas do setor que receberem a certificação terão o símbolo do selo verde – um pássaro – em alto relevo estampado nos pneus que fabricarem.

A Certificação de Rotulagem da Qualidade Ambiental foi elaborada dento de um comitê de engenheiros, químicos e profissionais ligados ao meio ambiente da Universidade Getúlio Vargas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ABR e ABNT. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) foram observadores no comitê.

Anfir lança selo de conformidade na Fenatran 2011-O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Implementos (ANFIR), Rafael Wolf Campos, anunciou no dia 25 [terça-feira], durante a 18° Fenatran – Salão Internacional de Transportes, o lançamento do novo selo de conformidade da entidade para as empresas associadas que estiverem 100% de acordo com as normas de regulamentação tributária e trabalhistas. A entidade, que conta hoje com 150 empresas associadas, prevê que nos próximos anos metade das empresas já possuam o selo de conformidade.

“Neste primeiro momento, a nossa maior preocupação será com questões referentes ao setor jurídico e fiscal das instituições. Para adquirir o selo cada empresa passará por uma auditoria realizada por três empresas independentes indicadas pela ANFIR. Este processo de certificação já aconteceu em algumas empresas que obtiveram o selo da entidade, como a Boreal, Facchini, Guerra, MM, Librerato, Fibrasil, Randon, Rodolinea, Rodofort e Truckvan”, ressalta Campos.

O executivo também destacou as ações da ANFIR para certificação de ações na área de sustentabilidade e meio ambiente. “Nos próximos 2 anos iniciaremos também um processo para certificação de empresas que adotarem práticas sustentáveis”, finalizou.

Fabricantes trazem ao Brasil novidades em logística durante Fenatran 2011-Algumas das maiores novidades técnicas e tecnológicas na área de logística estão sendo trazidas ao Brasil por empresas como a ESL Consultoria e Serviços em Informática, que está lançando o software BA na FENATRAN 2011. “É um produto de alta gestão tática, operacional e estratégica, que pode ser instalado em uma central para monitorar a performance da frota por meio de diversos gráficos comparativos e matemáticos detalhados”, afirma o diretor comercial Rinaldo José de Oliveira. Segundo ele, é um programa único no Brasil e que deve ter alta demanda na feira.

Também é único e já está à venda a carreta Sidelifter, da companhia Steelbro, que é autossuficiente na movimentação e estocagem de contêineres, sem necessidade de qualquer apoio de outros equipamentos. “É muito simples de usar, uma única pessoa pode fazer todo o trabalho, opera em praticamente qualquer terreno com até 40 toneladas de carga – não existe nada parecido no país”, destaca o gerente para as Américas, Cristiano Sarturi.

O executivo espera fechar cinco contratos de venda durante a feira e até 30 em 2012, com financiamento pelo BNDES para a carreta e ex-tarifário para os dois guindastes integrados. Mais um dos vários destaques expostos é o sistema CTF Frete, que segue a linha de “abastecimento inteligente” já incrementado com a resolução da ANTT que determina o pagamento eletrônico do frete, diminuindo a informalidade no mercado. “O controle de rota percorrida e de abastecimento é tal que evita fraudes, roubos e atividades suspeitas quanto ao uso do combustível”, conclui.

.[ Fenatran 2011 acontece até o dia 28 de outubro (sexta-feira), das 13h às 21h,no Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo| http://www.fenatran.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira