Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2011 - 09:47

Padrões de Tecnologia HSPA Oferecem Velocidades de até 336 Mbps

Relatório da 4G Americas explica evolução da HSPA em padrões 3GPP.

Bellevue, Wash. – A explosão do uso de dados sem fio impulsiona a evolução das atuais redes móveis de banda larga. A HSPA forneceu a base para a plataforma de transmissão de dados em alta velocidade, com futuros padrões da tecnologia 3GPP podendo suportar velocidades potenciais de 336 Mbps. A 4G Americas, uma associação setorial sem fio que representa a família 3GPP de tecnologias, anuncia a publicação do relatório realizado pelo Yankee Group, A Evolução da HSPA: Progresso dos Padrões 3GPP para Banda Larga Móvel de Alta Velocidade usando a HSPA+, no qual destaca alguns dos principais recursos HSPA+ da tecnologia 3GPP entre Rel-7 a Rel-10 que foram padronizados para suportar a explosão no consumo de dados. Além disso, o relatório analisa vários trabalhos e itens de estudos para inclusão em Rel-11 aprimorando a capacidade da banda larga móvel.

“A LTE tem um grande dinamismo no mercado e claramente se destaca como a tecnologia da próxima geração, de preferência para todas as operadoras, porém, a HSPA deve manter a sua liderança em assinaturas de banda larga móvel durante os próximos 5 a 10 anos”, afirma Chris Pearson, presidente da 4G Americas. “O crescimento explosivo de dados móveis está motivando a padronização de avanços técnicos para aumentar as velocidades de transmissão e as capacidades das redes de banda larga móvel HSPA”, conclui.

Algumas previsões apontam que a HSPA deve registrar mais de 3,5 bilhões de assinaturas até o final de 2016. Operadoras com infraestrutura HSPA e LTE e usuários com dispositivos multi modo HSPA e LTE serão comuns. Há 412 implementações comerciais de HSPA em 157 países, incluindo 165 redes HSPA+. Por esse motivo, com a implementação contínua da LTE no mundo e a imensa cobertura global da HSPA, o aprimoramento da HSPA+ deve continuar por meio do processo de padronização do 3GPP, oferecendo uma solução integrada assim que as operadoras atualizarem suas redes. A LTE, com 33 implementações comerciais e mais de 250 compromissos em todo o mundo, será a tecnologia de banda larga móvel da próxima geração preferida por operadoras HSPA, EV-DO e Wi-Max, além de operadoras emergentes, entretanto, a HSPA será fundamental para oferecer a banda larga móvel aos assinantes.

O relatório revela ainda que recursos avançados ampliam ainda mais a capacidade das atuais redes de banda larga móvel com a evolução das especificações do 3GPP. As versões apresentaram avanços como melhor desempenho celular, maior eficiência de sistemas, taxas máximas de transmissão ainda mais altas proporcionando uma experiência melhor para o usuário final. A evolução dos recursos disponibilizados pelo 3GPP entre Rel-7 e Rel-10 aumentou as velocidades máximas de transmissão com a tecnologia HSPA de 14 Mbps para 168 Mbps. Outros avanços do 3GPP Rel-11 devem dobrar essa capacidade para oferecer uma velocidade máxima de transmissão de 336 Mbps:. Rel-7: 64QAM ou 2X2 MIMO => 21 ou 28 Mbps|. Rel-8: DC + 64QAM ou 2X2 MIMO + 64QAM => 42 Mbps|.Rel-9: DC + 2X2 MIMO + 64QAM => 84 Mbps =|.Rel-10: 4C + 2X2 MIMO + 64QAM => 168 Mbps|. Rel-11: (8C ou 4X4 MIMO) + 64QAM => 336 Mbps.

“Se as operadoras conseguem obter mais espectro harmonizado dos governos, elas devem implementar a LTE. Mas, a tecnologia HSPA+ ainda é muito forte e com essa tecnologia, as operadoras conseguem continuar atendendo a crescente demanda por dados da base de usuários no espectro atual”, afirma Pearson.

O relatório A Evolução da HSPA: Progresso dos Padrões 3GPP para Banda Larga Móvel de Alta Velocidade usando a HSPA+ é uma colaboração dos membros da 4G Americas e pode ser descarregado gratuitamente pelo site: www.4gamericas.org.

4G Americas: Unificando as Américas por meio da Tecnologia Banda Larga Móvel-A 4G Americas é uma associação setorial que representas os principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da 4G Americas é de promover, facilitar e apoiar a implementação e adoção da família 3GPP de tecnologias nas Américas. A 4G Americas apóia a bem-sucedida implementação comercial de tecnologias 3GPP de banda larga móvel nas Américas e contribuiu a sua liderança tecnológica na região. A associação busca o desenvolvimento de ecossistemas sem fio de redes, terminais e aplicativos baseados na tecnologia GSM e a sua evolução para a LTE. A 4G Americas é sediada em Bellevue no Estado de Washington, com seu escritório para a América Latina e o Caribe em Dallas, Texas. Para mais informações, visite www.4gamericas.org.

Membros do Conselho de Administração da 4G Americas incluem: Alcatel-Lucent, América Móvil, AT&T, Cable & Wireless, CommScope, Ericsson, Gemalto, HP, Huawei, Nokia Siemens Networks, Openwave, Powerwave, Qualcomm, Research In Motion (RIM), Rogers, T-Mobile USA e Telefónica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira