Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2011 - 10:09

Após 147 anos de sua morte, Gonçalves Dias é trazido para o cenário atual na obra de Marisa Lajolo

Com linguagem acessível aos jovens, O Poeta do Exílio reúne poemas, cartas, artigos de jornal e documentos sobre a vida e obra do autor.

“Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá”. Gonçalves Dias escreveu esses famosos versos que compõem o poema Canção do Exílio enquanto estava em Coimbra, Portugal, longe do Brasil. No dia 3 de novembro faz 147 anos da morte do excepcional poeta, que homenageou o país com essas palavras bem escolhidas e posicionadas, e agora é revisitado por Marisa Lajolo, em O Poeta do Exílio, publicado pela Editora FTD.

O título faz parte da coleção Meu Amigo Escritor, em que o objetivo é aproximar os leitores juvenis dos principais escritores brasileiros, e da imensidão de suas obras e suas complexidades. Lajolo escolheu Gonçalves Dias, que, mais do que um grande poeta, remete a ela lembranças de sua juventude. Daí também sua admiração pela vida e obra do autor “baixinho, franzino e mestiço”.

A autora traz o poeta para o cenário atual – uma escola e dois jovens apaixonados – e utiliza a música como fio condutor. A canção composta por Pedro e Júlia, inspirada em Gonçalves Dias, é escolhida como finalista de um festival de música estudantil. Para animar a torcida de amigos, os dois pretendem apresentá-los à vida e obra do poeta.

Pedro cria um blog – uma das melhores formas de disseminação cultural entre a juventude hoje – e, junto a Júlia e os amigos, o alimenta com poemas, cartas, artigos de jornal, documentos da época e tudo o mais sobre o escritor. O BlogDoDias, e o livro em si, passam a reunir um grande material – resultado de muitas pesquisas de Lajolo – e tornam-se um dossiê do poeta.

Alexandre Camanho é responsável pelas ilustrações diferenciadas. Além disso, diversas páginas apresentam uma junção de “recortes” de todo o material do poeta apresentado por Lajolo, com todas as referências e pequenos quadros explicativos.

Com linguagem contemporânea, a autora promete dividir com os leitores essa paixão pelo trabalho do poeta, que foi lhe passada pelo pai. O “autor de ´I Juca Pirama´ me acompanha desde sempre, lembrança misturada com saudade. Saudade de meu pai, saudade dos jovens que éramos quando aprendemos, em casa, a amar o poeta”.

Autora: Marisa Lajolo, ensaísta, pesquisadora, escritora e crítica literária nasceu em São Paulo. Formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também realizou mestrado e doutorado. Fez pós-doutorado na Brown University, foi professora titular no Departamento de Teoria Literária da Unicamp e atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Entre seus prêmios, ganhou um Jabuti.

Ilustrador: Alexandre Camanho nasceu em São Paulo, em 1972, e trabalha com ilustração desde 1999. Seu interesse por artes plásticas começou cedo, olhando pinturas de Hieronymus Bosch e suas criaturas. Muitos de seus trabalhos foram publicados em revistas e livros e participaram de exposições e salões de arte. É reconhecido também por suas caricaturas.

O Poeta do Exílio |Autora: Marisa Lajolo |Ilustrador: Alexandre Camanho | 256 Páginas|Preço sugerido: R$ 33,90 |Editora FTD – SAC 0800-772 2300 | www.ftd.com.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira