Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2011 - 10:44

Baterias Moura investe em GNC e tem ganhos ambientais e econômicos

Investir em energias limpas tem sido uma prática cada vez mais recorrente na gestão sustentável das empresas. Há cerca de oito meses, a Baterias Moura foi pioneira em Pernambuco ao adotar o Gás Natural Comprimido (GNC) - transportado por carretas - nas fábricas de Belo Jardim (PE). Hoje, o contrato para o fornecimento do material já é o maior da empresa White Martins em todo o país - são 800 mil metros cúbicos por mês. O investimento ambiental também tem impactado positivamente nas finanças.

“Desde maio, houve redução de cerca de 30% na emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Já na conta de energia elétrica, percebemos economia de 10% nesse período”, informa o analista ambiental, Jonerson Neri. Ele explica que ainda há os ganhos contabilizados a longo prazo como a diminuição de custos de manutenção de equipamentos.

A Moura substituiu o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e o óleo combustível pelo GNC em duas unidades fabris. Em uma delas são destinados 250.000 m3 de gás natural para fundição de grades, moinho, empastamento e estufas; na outra, processos de fornos e refino do chumbo utilizam 550.000 m3 do material.

O volume é transportado mensalmente por cerca de 160 carretas, que percorrem o trajeto entre Caruaru e Belo Jardim para levar o GNC oriundo do gasoduto Recife-Caruaru, da Copergás. “A Moura é nosso maior cliente para fornecimento de gás natural comprimido”, afirma a gerente de Negócios da White Martins, Ana Valéria Alvim, a qual possui bases de GNC em mais quatro estados.

Moura - Fundada há 54 anos, em Belo Jardim (PE), é composta por cinco plantas industriais e dois centros técnico-logísticos no Brasil, e mais uma planta e um centro técnico-logístico na Argentina. Sua rede própria de distribuição (RDM) é formada por mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil e atende a cerca de 14 mil pontos de venda, mensalmente, em todo o território nacional. Além disso, a Moura conta com unidades independentes que atendem alguns países da América do Sul, e Portugal e Inglaterra, na Europa.

Seu portfólio atende aos setores náutico, logístico, automobilístico, tracionário e estacionário. Entre as fábricas e a RDM, a Moura gera mais de três mil empregos diretos. Comprometida com a sustentabilidade ambiental, a Moura possui importante programa de logística reversa, tendo capacidade de reciclar mais de 100% de sua produção e contribuir, assim, para a preservação do meio ambiente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira