Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2011 - 10:44

Agora todo mundo pode ter um sedã japonês, aponta Nissanm

Segundo produto da moderna plataforma V traz qualidade japonesa e airbag duplo de série para o segmento de compactos.

São José dos Pinhais– Dentro de seu objetivo de levar a Inovação Japonesa para Todos, a Nissan do Brasil começa a vender em novembro o sedã compacto Nissan Versa, segundo produto derivado da moderna e global Plataforma V, a mesma utilizada pelo March. O Nissan Versa oferecerá ao consumidor brasileiro o DNA japonês de qualidade, segurança, muito espaço interno, design sofisticado e de aparência de categoria superior, os melhores preços de manutenção e três anos de garantia. Tudo isso a partir de R$ 35.490.

O Nissan Versa será disponibilizado em três versões: S, SV e SL, todas equipadas com o motor 1.6 16V Flex Fuel em alumínio, que conta com o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que colabora para melhor desempenho com economia de combustível. Desenvolve 111 cavalos a 5.600 rpm e entrega 15,1 kgfm a 4 mil rpm de torque. Utilizado pela Nissan em outros modelos no mercado norteamericano, ele também equipa o compacto Nissan March.

Outro diferencial do novo modelo é a oferta ao proprietário do “Compromisso Nissan Versa”, atraente pacote de preços e serviços que posicionará o sedã da marca japonesa como o mais competitivo do segmento também na manutenção. O objetivo é dar ao cliente o máximo de tranquilidade durante o seu período como proprietário do Nissan Versa. Entre estes serviços estão três anos de garantia e dois anos da assistência 24h do Nissan Way Assistance e preços fixos de revisão com mão de obra, que será o mesmo cobrado em todo o país. Dentro deste compromisso, a Nissan oferecerá o menor preço de revisão do segmento.

O Nissan Versa terá desde a versão de entrada airbag duplo e direção com assistência elétrica progressiva de série, itens inéditos num sedã abaixo de R$ 36 mil. Além destes equipamentos, o modelo terá também de série volante de três raios e banco do motorista com regulagens de altura; ar quente e recirculação de ar; computador de bordo com funções autonomia, média de consumo e consumo instantâneo, relógio, dois odômetros parciais; console central longitudinal com porta objetos e três porta-copos (quatro a partir da intermediária SV); conta-giros; desembaçador do vidro traseiro com temporizador; direção elétrica progressiva; iluminação interna central; para-sol com espelhos de cortesia para motorista e passageiro; tampa de combustível com abertura interna; travas elétricas das portas e porta-malas com acionamento por controle remoto; alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento e alarme perimétrico com acionamento por controle remoto.

A chegada do Nissan Versa aumentará a cobertura de mercado da marca de 66%, que alcançou ao lançar o March, para 83%. Com este patamar de atuação, a marca pretende atingir 5% de participação até metade desta década. O Nissan Versa complementa e amplia o portfólio de sedãs da Nissan do Brasil, que é composto também pelo Nissan Sentra e pelo Nissan Tiida Sedan, que continua a ser comercializado no país.

Apresentado mundialmente em janeiro, o Nissan Versa chega ao Brasil menos de seis meses depois de ser lançado nos Estados Unidos, onde é sucesso de vendas em seu segmento. “O Nissan Versa é um projeto moderno e global. O brasileiro está tendo as oportunidade de comprar um produto novo, em linha com o que a Nissan atualmente oferece em outros mercados”, afirma Ana Serra, gerente de Marketing e Produto. “Além disso, o Nissan Versa traz a qualidade japonesa, o design elegante e a segurança que o consumidor brasileiro merece por um preço que ele não espera”, completa.

Inovação- Produzido na moderna fábrica da Nissan em Aguascalientes no México, a mesma onde é montado o Nissan March, o Nissan Versa é o segundo produto derivado da inovadora Plataforma V (de versátil), e traz todo o DNA japonês de qualidade de construção, segurança, desempenho e acabamento. Pelo seu conceito inovador, esta nova arquitetura é um dos principais diferenciais do Nissan Versa entre os concorrentes diretos no mercado brasileiro, pois foi pensada seguindo as premissas atuais de produção, qualidade, segurança e conforto.

O desenvolvimento do Nissan Versa foi focado na criação de um sedã completamente novo a partir desta plataforma global inédita - ele é um sedã “puro”, diferentemente da maioria dos concorrentes, normalmente adaptações de hatchback. O projeto também teve como objetivo ter motores e transmissões mais compactos e reduzir a quantidade de componentes utilizados. Esta nova forma de pensar permitiu à engenharia desenvolver um veículo compacto por fora, mas com espaço interno surpreendente.

DNA Japonês: conforto e segurança - Um item que privilegia o conforto no Nissan Versa é o Comfort Seat, tecnologia de ponta empregada pela Nissan na confecção dos bancos. Assim, os dianteiros contam com suportes laterais aumentados, que ajudam a melhorar o conforto e manter a posição estável do motorista e passageiro. Além disso, o tecido evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens. Esta solução contempla também as extremidades alongadas em 20 mm na parte frontal do assento.

A Nissan optou também por espuma de alta densidade, que mantém a firmeza do corpo sem prejudicar o conforto. O motorista conta com o ajuste de altura, que pode elevá-lo em 40 mm, item de série desde a versão de entrada e não disponível em muitos concorrentes. Todos estes recursos empregados nos bancos colaboram para reduzir o cansaço na condução por horas contínuas, tornando o Nissan Versa ainda mais confortável.

O DNA da Nissan está também em soluções ‘amigáveis’, pensadas para os ocupantes terem uma experiência agradável no uso diário. Como exemplo, a abertura da tampa do tanque de combustível por meio de uma alavanca no painel, item disponível desde a versão de entrada S. Desta forma, ao parar para abastecer o veículo, o condutor não precisa sair do seu lugar ou o mesmo tirar a chave do contato. Conforto e comodidade ao alcance das mãos. E a partir da versão SV, o carro conta com a abertura interna da tampa do porta-malas como item de fábrica.

Outro diferencial é o ajuste de altura da coluna de direção de série desde a versão S, que ajuda o motorista a encontrar a melhor posição para dirigir em conjunto com o ajuste de altura do assento. O reservatório de gasolina para a partida a frio pode ser abastecido sem a abertura do capô, algo que não é comum nos modelos do segmento. A Nissan também adota esta solução nas linhas Livina, Tiida e no March.

Para maior conveniência, o Nissan Versa tem disponível desde a versão de entrada o alarme de advertência sonoro que avisa quando a chave ficou no contato e também quando as luzes dos faróis permaneceram acesas após desligar o carro, facilidade não encontrada em outros modelos do segmento. O conforto também não foi esquecido nestas soluções que facilitam a vida a bordo. A primeira são os excelentes ângulos de abertura das portas que, junto com o teto elevado, permitem cômodo acesso ao interior, sem apertos ou esbarrões em partes do carro.

A segurança passiva conta ainda com airbags duplos de série, oferecidos desde a versão de entrada e opcional nos concorrentes diretos, e pré-tensionadores dos cintos com limitador de carga, que dão a tensão inicial na hora de um impacto, evitando o deslizamento para frente de forma brusca.

Design e espaço de categoria superior- Um dos principais diferenciais do Nissan Versa é o seu amplo espaço interno, resultado do conceito da Plataforma V. O sedã compacto tem entre-eixos de 2,600 mm, medida comparável à de modelos de segmentos superiores, como os sedãs médios. Com esta distância, há maior comodidade para os ocupantes, levando cinco pessoas sem aperto.

Com espaço para os joelhos de 571,7 mm, 940 mm para pernas e 929,7 mm para a cabeça no banco traseiro, o Nissan Versa tem espaço suficiente para proporcionar muito conforto aos passageiros A linha arqueada do teto e o 1.505 mm de altura do sedã compacto são outros pontos fundamentais desta equação do espaço interno. Medindo 4.455 mm no comprimento, o modelo da Nissan é o maior representante do segmento. Na largura são 1.695 mm, total também acima da média.

O porta-malas comporta 460 litros para oferecer área suficiente para a acomodação de objetos e bagagens da família. Outro ponto pensado foi o design focado na área utilizável. Assim, tudo foi considerado para aperfeiçoar o espaço: dos braços da tampa até as paredes do compartimento. Com a opção do rebatimento do encosto do banco traseiro em 60/40 (a partir da versão SV), o modelo tem maior versatilidade para o transporte de objetos.

Como conforto não se limita ao espaço e à acomodação dos ocupantes, a Nissan teve a preocupação de reduzir o nível de ruído no habitáculo, especialmente quando o motor está girando acima de 4 mil rpm. Para amenizar o efeito sonoro do vento e de outras fontes externas, o Nissan Versa ganhou um entalhe paralelo no meio do teto – conceito similar ao dos bumerangues utilizados no March –, que reduz as vibrações, melhora a aerodinâmica e diminui o consumo de combustível.

O conforto proporcionado pelo amplo espaço e pelas soluções de engenharia é ampliado com outras soluções que facilitam a vida dos ocupantes. Para carregar os objetos do dia a dia, o Nissan Versa conta com um console longitudinal entre os bancos dianteiros que dispõe de três porta-copos, sendo quatro na versão SL e porta-revista atrás do banco do passageiro dianteiro.

O design elegante e harmônico do Nissan Versa leva o segmento de sedãs compactos a um novo patamar, provando que o consumidor não precisa sacrificar o estilo do seu carro para ter um veículo com preço acessível, conforto interno e com boa dirigibilidade. Como os consumidores deste tipo de carro normalmente o utilizam para trabalhar e, no fim de semana, para transportar a família e amigos, os designers da Nissan viram a possibilidade de unir a praticidade de um modelo para cinco passageiros com refinamento e conforto superiores à categoria.

O estilo do Nissan Versa transmite a sensação de volume por conta da linha de cintura alta e bem marcada, mas que, ao mesmo tempo, conta com suaves ressaltos. Na frente, a grade cromada imponente, item de série desde a versão de entrada, é uma das assinaturas do novo design da Nissan e se adequa bem aos faróis em forma de olhos de tigre. As linhas da dianteira unem-se de forma harmoniosa e suave ao restante da carroceria. Por isso, ao se olhar o Nissan Versa, tem-se a impressão de se estar diante de um sedã de categoria superior.

Os designers não deixaram a aerodinâmica de lado ao desenhar o Nissan Versa, que conta com elementos pensados para melhorar o fluxo de ar como os retrovisores, a tampa do porta malas e os para-choques. Todas estas soluções deram ao novo sedã da Nissan um coeficiente de arrasto de apenas 0,31.

Atenção especial também foi dada ao painel. Por isso, a Nissan desenvolveu o quadro de instrumentos Fine Vision, que oferece excelente visibilidade, luz branca e acabamento de luxo, com textura em torno dos anéis (para a versão SL). Para o entretenimento a bordo, rádio CD Player com função MP3, entrada auxiliar, conexão para iPod e quatro alto-falantes estão disponíveis a partir da SV – a de entrada S tem preparação para áudio com antena e dois alto-falantes

Para todos- Ao desenvolver o Nissan Versa, a Nissan teve como um dos objetivos levar seu DNA de qualidade a um preço acessível ao maior número de consumidores. E este custo-benefício está agora disponível para o brasileiro, já que o Nissan Versa conta com uma lista repleta de equipamentos de série que fazem a diferença no segmento de sedãs compactos.

Além do citado airbag duplo de série desde o modelo de entrada, outro destaque do Nissan Versa é a direção elétrica progressiva, muito mais eficiente do que os sistemas hidráulicos convencionais oferecidos pelos competidores. Encontrado em todos os veículos de passeio da Nissan no Brasil, o sistema elétrico oferece ao condutor maior leveza no momento das manobras e em baixas velocidades, tornando a direção progressivamente mais pesada com o aumento da velocidade para que a segurança não seja comprometida. Desta forma, o Nissan Versa oferece o melhor equilíbrio entre a facilidade de manuseio, a precisão e o conforto do segmento, tanto na cidade como na estrada.

Mecânica- O motor de alumínio utilizado pelo Nissan Versa é o HR16, opção que equipa modelos da marca em mercados como o norteamericano. Renovado, está mais compacto e mais leve, este propulsor conta com quatro cilindros em linha, 16 válvulas e a tecnologia da variação da abertura das válvulas através de variador de fase (CVVTCS) já empregado anteriormente no Sentra 2.0, Tiida 1.8 e Livina 1.8.

O CVVTCS controla a variação de tempo de abertura e fechamento de válvula para otimizar o enchimento do cilindro de acordo com a rotação, carga e regime de funcionamento do motor. A Nissan também incluiu no motor HR16 ajuste no formato da cabeça dos pistões, expansão do diâmetro do coletor de escape e um jato de óleo no pistão.

Com toda esta tecnologia, o motor 1.6 16V entrega potência de 111 cavalos @ 5.600 rpm e tem 15,1 kgfm @ 4.000 rpm de torque, acoplado à transmissão manual de cinco velocidades. É um dos motores mais modernos e com mais tecnologia da categoria. O Versa acelera de 0 a 100 km/h em 10,7s (etanol) e 11,1s (gasolina) e atinge velocidade máxima de 189 km/h. O consumo urbano é, segundo norma ABNT, de 8,9 km/l com etanol e de 13,6 km/l com gasolina. Na estrada, o sedã compacto da Nissan faz 13 km/l com etanol e de 18,8 km/l com gasolina. O bom rendimento em consumo pode ser atribuído a eficiente relação peso-potência do modelo, que lhe proporciona um desempenho diferenciado para um veículo deste porte - o sedã compacto pesa entre 1.052 kg e 1.069 kg.

O Nissan Versa tem suspensão dianteira independente tipo McPherson com barra estabilizadora e, na traseira, eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais. Desta forma, o modelo oferece estabilidade, firmeza e conforto para enfrentar os pavimentos brasileiros. Os freios dianteiros contam com discos ventilados de 260 mm de diâmetro e os da traseira, com tambores de 203 mm de diâmetro. Freios ABS com EBD e BA estão disponíveis na versão SL.

Compromisso Nissan versa- Assim como a Nissan fez com o March, quando assumiu o compromisso com o cliente de oferecer um carro com baixo custo de manutenção, o Versa também será fácil de comprar e de manter. O proprietário do sedã compacto terá o “Compromisso Nissan Versa” no qual a Nissan se compromete a oferecer um programa de serviços com excelente custo-benefício, entre eles três anos de garantia sem limite de quilometragem; assistência 24h gratuita por dois anos e preços de revisão transparentes. O principal objetivo é garantir que os novos clientes da marca fiquem totalmente despreocupados durante toda a experiência com o veículo.

O primeiro pilar deste pacote é a garantia de fábrica, um dos quesitos mais valorizados pelo consumidor: são três anos sem limite de quilometragem, a melhor cobertura do segmento. A proposta de deixar o proprietário despreocupado também irá oferecer mão de obra grátis na primeira revisão, que custará R$ 149, o menor custo do mercado: até os 60 mil quilômetros, o proprietário do Nissan Versa desembolsará R$ 1.744 na realização das revisões obrigatórias preconizadas pela Nissan, o mais baixo do segmento.

Além disso, os preços das revisões obrigatórias serão fixos e nacionais para que o proprietário saiba desde a hora da compra quanto gastará nas revisões periódicas (a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro). Para valorizar ainda mais o custo-benefício neste item, a mão de obra está inclusa nestes valores fechados, que serão os mesmos nas 117 concessionárias Nissan de todo o País. Confira os valores, que incluem peças, óleo e mão de obra: 10 mil km – R$ 149 | 20 mil km – R$ 299 |30 mil km – R$ 249 |40 mil km – R$ 499 50 mil km – R$ 249 |60 mil km – R$ 299 .

A Nissan também inovou na área de peças de reposição para ter certeza que, como na manutenção, os consumidores não terão surpresas. “Pesquisamos muito os preços das peças de reposição dos concorrentes para que possamos oferecer os preços mais competitivos do segmento.” diz Mário Furtado, gerente de Marketing e Engenharia Pós-venda.

O outro destaque é o serviço de assistência 24 h Nissan Way Assistance. O cliente poderá utilizá-lo por dois anos sem custos. O Nissan Way Assistance atende 24 horas casos de pane, colisão, furto ou pneu furado. Além disso, oferece conserto no local ou reboque, dependendo da necessidade. Dependendo do local no qual ocorrer o inconveniente, a Nissan oferecerá guincho ou até quatro dias de hospedagem grátis. E, se for o caso, um carro reserva gratuitamente por quatro dias.

Perfil- Nissan no Brasil – No Brasil, a Nissan tem crescido significativamente nos últimos dois anos, mais que duplicando sua participação de mercado, atingindo a marca de 1,7% de market share no acumulado de 2011. Por meio da entrada de novos modelos populares, como o Nissan March e o Nissan Versa e a duplicação da rede de concessionárias, a empresa pretende ganhar, no mínimo, 5% do mercado brasileiro, até 2016. Novos produtos serão fundamentais para atestar a capacidade de crescimento da empresa no quarto maior mercado automotivo do mundo. Até 2016, a Nissan deve lançar dez novos produtos no mercado brasileiro, aumentando a sua penetração na cobertura de segmentos do mercado de 23%, antes do lançamento da Nissan March, para mais de 87%, até 2016. Em novembro, a Nissan irá lançar o sedã Versa, inédito no Brasil, aumentando a sua cobertura de mercado para 83%. A expansão da rede de concessionárias da Nissan no Brasil também vai contribuir muito para que a empresa tenha maior competitividade no mercado. A Nissan opera hoje com 117 lojas em todo o País e tem planos de aumentar esse número para mais de 239, até 2016.

Perfil-A Nissan Motor Co. Ltd., segunda maior empresa automotiva japonesa por volume, está situada na cidade de Yokohama e compõe a Aliança Renault-Nissan. Operando com mais de 248 mil funcionários no mundo, a Nissan forneceu aos seus clientes mais de 4,1 milhões de veículos em 2010, gerando uma receita de 8,77 trilhões de yens (US$ 102,37 bilhões). Fortemente comprometida com o desenvolvimento de produtos atraentes e inovadores para todos, a Nissan oferece uma ampla gama de 64 modelos sob as marcas Nissan e Infiniti. Pioneira no conceito de mobilidade com zero emissão, a Nissan fez história ao lançar o Nissan LEAF, o primeiro veículo 100% elétrico desenvolvido para o mercado de massa, vencedor de vários reconhecimentos internacionais, como o prestigiado prêmio Carro Europeu do Ano 2011. Para mais informações sobre nossos produtos, serviços e o compromisso com a mobilidade sustentável.website http://www.nissan-global.com/EN [* Taxa de câmbio calculada em R$ 1,75 para cada US$ 1,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira