Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2011 - 10:51

Garantia de preço mínimo para milho não é cumprida na prática, alerta Abramilho

Para entidade, governo deve exercer efetivamente papel de regulador de mercado.

Faz mais de 20 anos que o preço mínimo estabelecido para o milho não é cumprido no Brasil. O alerta é de Alysson Paolinelli, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho). Ele explica que a cultura está em pleno crescimento no país, mas poderia evoluir muito mais se as políticas públicas fossem cumpridas e incentivadas corretamente.

“O Brasil tem capacidade para dobrar ou mesmo triplicar a produção de milho, mas, infelizmente, ainda existem alguns entraves que prejudicam o setor”, comenta o executivo. Segundo ele, o País é o único no mundo capaz de manter uma produção de qualidade o ano todo. “É importante criar uma cultura contínua para o grão e é isso que a Abramilho incentiva para os agricultores”.

Além da garantia de preço mínimo, Paolinelli afirma que é necessário que o governo melhore os financiamentos, o crédito rural, as condições de escoamento e logística para o produto e, mais importante, ofereça o seguro para os milhocultores. “Todos os países do mundo garantem seguro rural para seus grandes produtores. Apenas no Brasil isso não acontece”.

De acordo com o presidente-executivo, o País se encontra em um momento favorável, com ótimos preços, condições climáticas para a cultura e diversas tecnologias disponíveis. “As modernas máquinas e sementes muito mais produtivas nos colocam em condições de competir com os maiores produtores do mundo. Somos capazes de nos tornar o grande exportador de milho, e isso traria muitos benefícios para o Brasil”.

Integração da cadeia é importante para milho -“Avicultores, suinocultores, e produtores de insumos, fertilizantes e sementes devem se unir aos milhocultores em prol de toda a cadeia produtiva”, observa Paolinelli. Para ele, essa estratégia de unificação é a mais inteligente, já que cada setor depende do outro. “Boa parte da produção é destinada para consumo de aves e suínos. Dependemos deles para consumir nossa produção e eles dependem de nós para garantir alimentação aos seus animais”.

Perfil-A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) é uma entidade civil que mantém como afiliados associações estaduais, independentes ou em parceria, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Piauí e também no Distrito Federal. A Abramilho tem sede em Brasília e foi criada em 2007, como um movimento espontâneo dos produtores de milho pela necessidade de se organizarem diante dos desafios nacionais e internacionais vivenciados pela cultura nos últimos anos. [ www.abramilho.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira