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29/08/2007 - 09:44

Pesquisa aponta os desafios para gestão e aprovação de crédito ao consumidor

Levantamento ouviu 49 executivos em cargos de direção nas áreas de crédito, gerenciamento de risco, cobrança e tecnologia da informação.

A maioria das empresas financeiras da área de concessão de crédito ao consumidor prioriza a agilidade na aprovação de crédito e o desempenho no tratamento do volume de dados como os principais desafios para suas operações. Estas são duas das conclusões da pesquisa que a Disoft, empresa com 22 anos de experiência no gerenciamento eletrônico de carteiras de empréstimos, encomendou à Accenda Consultoria.

As informações não surpreendem os especialistas, uma vez que as operações de concessão de crédito no Brasil cresceram 46,1%, em 2006, segundo o Banco Central. A pesquisa, intitulada Gestão Inteligente de Crédito, confirmou as tendências analisando dados do aumento de crédito direto ao consumidor, consignado, pessoal e de veículo.

Mais de 20% dos executivos apontaram um incremento entre 60% a 90% na modalidade consignado. As previsões de crescimento seguem a tendência de otimismo: 70% dos consultados apontaram um aumento de 30% nos próximos 12 meses nos segmentos veículo, varejo e crédito pessoal.

“Nosso objetivo foi aprofundar o entendimento das demandas de gestão e aprovação de crédito e verificar como uma ferramenta adequada pode contribuir para os negócios das empresas do setor”, explicou o diretor da DisoftCred, Cláudio de Menezes. Segundo o executivo, os dados do levantamento mostram que os usuários de sistemas de gestão e aprovação de crédito querem soluções amigáveis e flexíveis. “Trinta e cinco por cento (35%) dos entrevistados têm problemas com suas atuais soluções, seja porque não são flexíveis ou amigáveis ou pior ainda: nem flexíveis e nem amigáveis”, destacou Menezes.

Um exemplo de necessidade de flexibilização são os layouts parametrizáveis. O nome parece difícil, mas o conceito é simples: usuários que estão na ponta do sistema, aprovando a concessão de crédito, precisam de soluções que possam ser alteradas de acordo com parâmetros variáveis. Quase um terço dos entrevistados apontou essa demanda.

Apesar de 92% dos consultados afirmarem ter ferramentas para aprovação e gestão, sendo que 59% desenvolveram-nas internamente, apenas 41% utilizam sistemas de terceiros. Esses sistemas são vistos de forma positiva, como entendedores da sistemática de aprovação e gestão de crédito. Segundo Menezes, as soluções desenvolvidas internamente costumam ser marcadas por costuras feitas pelas equipes de tecnologia, além de já trazer os vícios da própria organização.

A Disoft atua na unidade de crédito, através de sua Unidade de Negócios DisoftCred, que oferece sistemas e consultorias para gerenciamento de operações de Leasing Financeiro, Leasing Operacional, Leasing Internacional, CDC Veículos, CDC Varejo, Finame e Finame Leasing. Entre seus principais clientes estão Itau Bank HSBC, Banco do Brasil, Banco GE, EDS / Gmac e Toyota. A Disoft Cred espera crescer 30% este ano com o crescimento das operações de crédito.

Sobre a pesquisa - A pesquisa Gestão Inteligente de Crédito foi realizada com 49 executivos de 48 instituições financeiras da área de concessão de crédito. Esse número díspar se explica porque em uma das instituições ouvidas, a entrevista foi feita com o profissional da área de crédito e com o executivo da área de tecnologia da informação.

Dois tipos de profissionais foram ouvidos no levantamento: executivos de tecnologia da informação (TI) e da área de crédito, majoritários no levantamento, e com maior poder de decisão quando da escolha de ferramentas inteligentes de concessão de crédito.

Dentro do guarda-chuva “crédito”, estão inclusos executivos em nível de gerência e diretoria das divisões de crédito, gestão de risco, cobrança e área financeira ou operacional.

Do grupo de 48 empresas analisadas, a esmagadora maioria (90%) apresenta patrimônio líquido acima de R$ 100 milhões e seis por cento (6%) estão no grupo com patrimônio líquido superior a R$ 100 bilhões. Foram entrevistados executivos baseados principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais.

Perfil da Disoft - A Disoft tem oferecido soluções para o Mercado corporativo por 23 anos. Seu desenvolvimento mostra uma evolução consistente nestes anos: na sua estratégia de negócio, seu modelo de gestão e suas operações. A marca Didosft abrange atualmente quatro unidades de negócios: Disoft Cred, com um portfolio completo de soluções tecnológicas e serviços para o mercado de crédito. Disoft Store, com uma disposição de soluções para software; Disoft Pro, com soluções para negócios de segurança em TI e Disoft House, um atelier de software certificado CMM2.

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