Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2007 - 09:54

“É preciso devolver os recursos da Educação”, diz deputado

Comitê de apoio a PEC 66/07 discute como será mobilização pelo fim da DRU.

Brasília – “A Educação brasileira passa por um momento grave e de extrema urgência. O momento é de re-celebrar o padrão do ensino público no País”. Essa afirmação foi feita pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) durante a segunda reunião do comitê de apoio que defende o fim paulatino da Desvinculação de Recursos da União (DRU), em quatro anos. A presença de representantes de entidades e parlamentares no encontro propiciou um debate importante para decidirem as formas de mobilização e divulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 66/2007.

Ciro apontou a importância de rever a pedagogia do ensino para que não seja apenas uma aprendizagem passiva e sim que ajude o estudante a pensar e associar informações. “Temos de devolver uma fração de recursos que já existe de forma gradual e que equilibre financeiramente. O tempo de quatro anos é suficiente para se adaptar”, garantiu.

A mobilização e divulgação da PEC de autoria do deputado federal Rogério Marinho (PSB-RN), será feita pelos integrantes do comitê. No próximo mês eles irão se reencontrar para saber o que cada um está fazendo para marcarem audiência pública com o presidente Luis Inácio Lula da Silva. “É importante que todas as entidades nos apóiem para que juntos possamos aumentar os recursos destinados à Educação”, explicou o deputado.

A deputada federal Raquel Teixeira (PSDB-GO), afirmou que este é um momento favorável para colocar em pauta o assunto Educação. Segundo ela, essa mobilização em prol da educação veio na hora certa. “Se fosse em outra época não receberia a mesma atenção de hoje. Nesse momento ela tem condição de entrar no debate, porque ela está no bojo da discussão. Não precisamos falar para ninguém que a educação está universalizada, mas a qualidade está baixa”, disse.

Representantes do movimento Todos pela Educação, afirmaram que o momento vivido hoje pela Educação exige um esforço de todos os setores da sociedade e do governo. “Nosso objetivo é buscar um ensino de qualidade e a permanência de jovens e crianças nas escolas. Mas, essa responsabilidade não deve ser apenas de Estados e Municípios, cabe ao governo federal cumprir sua atribuição”, garantiu um dos integrantes do movimento.

A representante do Conselho de Secretários da Educação (Consed), Ana Cristina Cabral, garantiu apoio a PEC e afirmou que está disposta junto ao órgão a contribuir para que em quatro anos a DRU tenha um fim. “Vamos lutar juntos para que a Educação receba os recursos necessários para o desenvolvimento de um ensino de qualidade”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira