Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2011 - 09:49

Heineken: cervejaria no Brasil cresce 10,1%

A Heineken N.V., cervejaria presente em mais de 170 países, anunciou no dia 27 de outubro (quinta-feira), os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2011.

De forma orgânica*, as receitas cresceram 3.0% impulsionadas por maiores volumes e um melhor mix de preços e vendas; Mais investimentos em marketing apoiaram o crescimento orgânico do volume total consolidado e do volume consolidado de cervejas de 1.1% e 2.2%, respectivamente. O volume da marca Heineken® no segmento Premium internacional aumentou 4%, superando os volumes de cerveja do grupo, impulsionado pelo contínuo sucesso da campanha global da marca “Open Your World”.Continua mantida a projeção de que o lucro líquido para todo o ano de 2011 ficará consideravelmente em linha com o ano passado, em termos orgânicos.O programa de reaquisição de ações em conexão com a aquisição da FEMSA Cerveza foi concluído antes do programado.

Resultados financeiros-Durante o terceiro trimestre de 2011, as receitas cresceram 0.6% para €4.645 milhões, incluindo um impacto positivo da primeira consolidação de €32 milhões, ou 0.7%, associada principalmente às cervejarias adquiridas na Nigéria em janeiro de 2011. As movimentações das moedas estrangeiras contribuíram para um efeito negativo das conversões sobre as receitas de 3.1% no trimestre. Isso reflete essencialmente a desvalorização do Naira nigeriano, do Zloty polonês, da Libra Esterlina britânica, e do Peso mexicano com relação à moeda de reporte, o Euro. Em termos orgânicos, as receitas cresceram 3.0%, refletindo um efeito positivo sobre o volume de 0.5% (incluindo o impacto do mix por país) e um melhor preço e mix de vendas de 2.5.

Em termos orgânicos, o EBIT foi inferior no trimestre. Embora as receitas tenham aumentado e as economias de custo contínuas de TCM tenham sido realizadas, o efeito do mau tempo em julho e início de agosto resultaram em uma alavancagem operacional negativa na Europa. Além disso, maiores despesas planejadas com marketing, investimentos iniciais para construção de capacidade nas áreas de Comércio e Serviços Corporativos e um baixo aumento de um dígito nos custos dos insumos por hectolitro reduziram os lucros. No trimestre, o impacto ligeiramente positivo do escopo da consolidação foi mais do que contrabalançado por um efeito adverso das conversões com base nos movimentos das moedas estrangeiras.

A participação da Heineken no lucro líquido de suas associadas e joint ventures cresceu substancialmente, impulsionada pelos fortes desempenhos das Cervejarias da região da Ásia Pacífico e das joint ventures na África do Sul.

Não houve nenhum custo excepcional no trimestre. O lucro líquido reportado no trimestre foi de €525 milhões, consideravelmente em linha com o ano anterior.

Brasil-A Heineken Brasil cresceu 10.1% no terceiro trimestre de 2011, em relação ao ano passado, enquanto o mercado caiu 1.2% no mesmo período.

O crescimento foi impulsionado pelo ótimo desempenho das marcas Heineken, Kaiser e Bavaria, que cresceram neste período, 97.2%, 3.7% e 12.5% respectivamente, em relação ao ano anterior.

Perspectiva para o ano todo-A Heineken confirma as suas projeções anteriores de que o lucro líquido deverá estar em linha com o do ano passado, em termos orgânicos. A empresa reafirma a sua meta anterior de sinergia de custos, relativa à aquisição da FEMSA Cerveza, de €150 milhões até o final de 2013. A companhia reitera a sua estimativa de uma taxa de juros média de cerca de 5.5% e não espera que haja mudanças materiais nas efetivas alíquotas de impostos (beia), em 2011 (2010: 27.3%).

Volume-No terceiro trimestre, o volume total consolidado aumentou cerca de 1.1% em termos orgânicos, com crescimento no volume consolidado de cervejas (+2.2%) parcialmente contrabalançado por volumes inferiores nas operações de atacado e de refrigerantes. O volume da categoria de cidras manteve-se consideravelmente em linha com o ano anterior.

Desenvolvimento do volume de cervejas do grupo no terceiro trimestre 2011-O volume de cervejas do grupo cresceu 2.3% em termos orgânicos, com ganhos de volume em quatro das cinco regiões.

As Américas obtiveram um crescimento orgânico do volume de cervejas do grupo de 0.9% impulsionado por volumes maiores no Brasil, na região do Caribe e no empreendimento conjunto CCU no Chile e Argentina.

Os decréscimos foram reduzidos nos EUA a uma taxa levemente inferior com relação ao primeiro semestre de 2011 e com tendências de melhora para a marca Heineken®, além de um crescimento forte e continuado de dois dígitos da marca Dos Equis. O volume no México manteve-se em linha com o mesmo período no ano anterior. A bem-sucedida implementação da estratégia comercial e a realização das sinergias de custo planejadas no México continuam a impulsionar positivamente em termos de receitas e lucros no país.

Desenvolvimento do volume global da marca Heineken no terceiro trimestre de 2011-Os volumes da marca Heineken® no segmento Premium internacional cresceram no terceiro trimestre e no ano até a data do fechamento do balanço em cerca de 4.0% e 4.4%, respectivamente. As regiões da África & Oriente Médio e Ásia Pacífico lideraram esse sólido desempenho da marca, com crescimento de 18% e 15%, respectivamente, no trimestre. A forte ativação em torno da campanha de marketing global “Open Your World” apoiou o crescimento da marca em vários mercados chave, incluindo Reino Unido, México, Brasil, Chile, Nigéria, África do Sul, Vietnã e Taiwan. A marca Heineken® foi lançada em Mumbai, em agosto de 2011, e será lançada também em outras grandes cidades da Índia nos próximos meses. Os volumes da marca declinaram na Grécia e nos EUA, refletindo essencialmente as condições econômicas desafiadoras naqueles mercados.

Estrutura financeira-No final de setembro de 2011, a HEINEKEN colocou de forma privada US$90 milhões de títulos no mercado com vencimento em seis anos, melhorando ainda mais o perfil em termos de moedas estrangeiras e vencimentos da sua dívida de longo prazo.

No dia 03 de outubro de 2011, a empresa anunciou que todas as 29.172.504 ações sujeitas aos termos do Allotted Share Delivery Instrument (Instrumento de Transferência de Ações “ASDI”) - concluído entre a Heineken N.V. e a Fomento Económico Mexicano, S.A.B. de C.V. (“FEMSA”) - foram readquiridas. Todas as ações readquiridas já foram entregues. Com base na atual base de capital dos acionistas da Heineken N.V., o número diluído médio ponderado de ações em circulação seria de aproximadamente 586.3 milhões para todo o ano de 2011 e de 576.0 milhões para todo o ano de 2012.

A posição da dívida líquida no final de setembro de 2011 estava consideravelmente em linha com a quantia no dia 30 de junho de 2011, apesar dos fluxos de caixa associados à execução acelerada do programa de reaquisição ASDI e das recentes aquisições na Etiópia.

Definições-Crescimento Orgânico exclui o efeito das conversões de moedas estrangeiras, de mudanças na consolidação, de itens excepcionais, da amortização de marcas e das relações com clientes.

Beia refere-se às cifras financeiras antes dos itens excepcionais e da amortização de marcas e das relações com clientes.

Volume de cervejas do grupo inclui 100 por cento dos volumes de cervejas produzidos e comercializados pelas empresas totalmente consolidadas e pelos empreendimentos conjuntos, assim como os volumes das marcas da Heineken produzidas e comercializadas sob licença por terceiros.

Volume consolidado de cervejas inclui 100 por cento dos volumes de cervejas produzidos e comercializados pelas empresas totalmente consolidadas (excluindo os volumes de cervejas produzidas e comercializadas pelos empreendimentos conjuntos).

Volume Total Consolidado inclui os volumes produzidos e comercializados pelas empresas totalmente consolidadas (incluindo cervejas, cidras, refrigerantes e outras bebidas), os volumes dos produtos de terceiros e os volumes das marcas da Heineken produzidas e comercializadas sob licença por terceiro.

Perfil-A Heineken Brasil foi criada formalmente em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país, a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui oito cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 20 milhões de hectolitros. São produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Kaiser, Summer Draft, Kaiser Bock, Gold, Bavaria Clássica, Bavaria Premium, Bavaria sem álcool, Heineken, SOL Pilsen, Sol Premium, Xingu e Santa Cerva. A companhia importa ainda as cervejas Dos Equis, do México, Amstel Pulse, da Holanda, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria, Murphy’s Irish Stout e Murphy’s Irish Red, ambas da Irlanda.

Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A HHeineken International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. A Heineken opera 140 cervejarias em mais de 70 países, e em 2010 vendeu 205 milhões de hectolitros. [www.heinekenbrasil.com.br | ww.theheinekencompany.com e www.enjoyheinekenresponsibly.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira