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29/10/2011 - 08:46

Pesquisa inédita do IAB traça o panorama do uso de Web Analytics no Brasil

Resultados foram apresentados em evento no Centro Cultural Britânico, em São Paulo.Entre os destaques da pesquisa estão: . O baixo investimento em ferramentas – 82% das companhias brasileiras usa ferramentas gratuitas contra apenas 18% das norteamericanas. A falta de comparação com os concorrentes - somente 12% das empresas entrevistadas têm essa prática. A baixa prioridade do W.A. nas companhias – 66% revelaram que a empresa não considerou o Web Analytics como prioridade no início dos sites, perdendo a avaliação inicial de impacto.

São Paulo- O Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) divulgou na manhã do dia 27 de outubro (quinta-feira), durante o evento “Meu site é maior que o seu”, no Centro Cultural Britânico, em São Paulo, o resultado da 1ª pesquisa sobre o Panorama do Uso de Web Analytics no Brasil, elaborado por Amanda Gasperini, da iProspect, Gabrielle Ferreira, da Globosat e Ruy Carneiro, da WA Consulting, membros do Comitê de Web Analytics do IAB Brasil.

Entre agosto e setembro deste ano foram realizadas 174 entrevistas, por telefone, com os profissionais responsáveis pelo trabalho de Web Analytics nas maiores e melhores empresas do país (de acordo com a edição anual publicada pela revista Exame) de 15 setores de mercado. A análise das respostas permitiu definir o perfil do profissional que atua com Web Analytics, a forma como a área é vista dentro das empresas e quais as vantagens das ferramentas que não têm sido plenamente aproveitadas.

Entre as empresas analisadas 89% usam alguma ferramenta de Web Analytics, porém o uso não é feito de forma completa o que não garante os bons resultados que o trabalho pode oferecer. Entre os entrevistados, 66% revelaram que a empresa não considerou o Web Analytics como prioridade no início dos sites, perdendo assim a análise do impacto inicial causado pelo seu investimento em uma página da internet e 36% ainda não utilizam ferramentas com a metodologia de coleta através de tag ou não sabem distinguir. Entre as empresas que consideravam a ferramenta prioridade, apenas 34% a implementaram no início do projeto.

Outro comportamento detectado é que 53% dos entrevistados não realizam as alterações necessárias na ferramenta assim que solicitado, demonstrando, mais uma vez, a falta de prioridade. Comparando-se o comportamento das companhias brasileiras com as norteamericanas e européias, impressionantes 82% das empresas entrevistadas no Brasil usam ferramenta gratuita para a coleta de dados contra 18% nos Estados Unidos e 35% na Europa.

Apenas 12% das empresas usam ferramentas de painéis, ou seja, comparativas. “Isso quer dizer que 88% das empresas brasileiras não usam um panorama de comparação com seus concorrentes no universo digital”, destacou Amanda Gasperini, da iProspect.

O baixo investimento em profissionalização e, consequentemente, na falta de profissionais qualificados foi outro problema identificado pela pesquisa no cenário de Web Analytics. Para definir o perfil do profissional responsável pela área foram solicitados, para a entrevista, os contatos de diretores ou gerentes. Entretanto, 41% dos profissionais indicados são assistentes ou analistas que revelam ter dificuldades em analisar os dados dos sites, principalmente no momento em que precisam apresentar os retornos dos investimentos realizados. “Mas, se por um lado esse número demonstra que o Web Analytics ainda não tem o valor necessário dentro das empresas, ele também representa uma boa mudança: o trabalho não é mais diretamente ligado ao departamento de TI, o que significa que análise da audiência na internet deixou de ser um assunto simplesmente tecnológico e passa a ser cada vez mais visto como ferramenta de planejamento e tomada de decisões”, avaliou Amanda Gasperini.

A pesquisa revela, por fim, que o W.A. ainda é um campo pouco explorado mas que merece atenção das empresas já que a mídia online é a que tem apresentado o maior crescimento nos últimos anos. “Investir em profissionais qualificados e em ferramentas que auxiliem a medição da audiência dos sites é uma atitude que as empresas precisam incorporar em seus planejamentos, para garantir o retorno esperado”, sinalizou o presidente do Comitê de Web Analytics, Ruy Carneiro.

Ainda segundo Carneiro, “é preciso mudar a cultura interna das empresas para que finalmente se compreenda o Web Analytics como ferramenta estratégica de negócios. É necessário definir objetivos claros para as métricas e manter equipes focadas nisso. Os profissionais de Web Analytics devem ser envolvidos no planejamento. Só assim poderão se apropriar dele, ou seja, sentirem-se parte e compreender a relevância das análises e como elas podem ajudar a traçar estratégias cada vez mais assertivas no mundo digital, contribuindo, assim, para que as empresas ganhem vantagem competitiva”.

IAB Brasil- Fundada em 1998, com a missão principal de desenvolver o mercado de mídia interativa no Brasil, a partir de 2005, a Associação de Mídia Interativa (AMI) passou a fazer parte da mais importante rede de associações do mundo – o Interactive Advertising Bureau -, mudando sua denominação para IAB Brasil. Desde então, a associação integra uma rede internacional de associações, que conta com representações em mais de 47 países, entre eles EUA, Austrália, Cingapura, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Chile e México. O IAB Brasil conta atualmente com cerca de cem filiados, entre sites e portais, empresas de tecnologia, agências e desenvolvedoras Web, líderes em seu segmento no país.

O IAB Brasil tem como missão incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos para ações de comunicação e marketing através da criação de normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens comerciais; do intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos de seus associados; de pesquisas e estudos que comprovem a eficiência da mídia interativa e identificar oportunidades de posicionamento da mídia interativa através de linguagem publicitária para atrair o interesse de anunciantes e profissionais da mídia tradicional.

Diretoria IAB Brasil – Gestão 2010/2011.:Presidente – Fabio Coelho|VP de Veículos – Marcos Swarowsky| VP de Agências – Marcelo Prais| VP de Fornecedores – Fabia Juliasz| Presidente do Conselho Consultivo – Pedro Cabral| Diretor Executivo – Ari Meneghini| pPesidente do cCmitê de Webanalytics – Ruy Carneiro.

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