Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2011 - 08:58

Rio debate acordo de colaboração internacional em TI

Uma aliança inédita será tema de discussão de um encontro internacional nos dias 31 de outubro (segunda-feira) a 1º de novembro (terça-feira), na sede da Firjan. Rio de Janeiro, Joanesburgo (África do Sul) e Pune (Índia) têm mantido negociações ao longo do último ano para formalizar um acordo de colaboração para capacitação e a criação de oportunidades de emprego e renda para jovens na área de tecnologia da informação (TI). O II South-South Innovation Summit, 2ª Conferência Sul-Sul sobre Inovação, promove o encontro entre os três municípios que vão compor a TriSCA (Tri Sister City Alliance), Aliança Tríplice de Cidades Irmãs, a primeira do tipo entre três cidades e também a primeira no âmbito dos BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A aliança já despertou o interesse de outras cidades, chamadas de Friends of TriSCA, que também estarão na conferência para discutir como podem participar do acordo. São elas Amã (Jordânia), Kuala Lumpur (Malásia), Santiago (Chile), e Xangai (China).

O Comitê executivo da TriSCA, formado por representantes dos três governos, de ONGs e empresas privadas, estima que a criação os programas de capacitação previstos no escopo da aliança podem gerar até um milhão de empregos qualificados e movimentar 20 bilhões de dólares até 2020. A intenção é que as três cidades se tornem referência em seus continentes e hubs globais de atração de clientes de BPO (sigla de Business Process Outsourcing), a terceirização de processos de negócios que dependem de tecnologia da informação, como helpdesk e monitoramento de processos tecnológicos. A posição geográfica privilegiada das três cidades, situadas em pontos do globo que permitem a prestação de serviços de suporte durante as 24 horas do dia, torna a colaboração entre elas ainda mais atraente para empresas transnacionais, inclusive localizadas no hemisfério Norte.

Mario Borghini, diretor de Desenvolvimento Econômico e Estratégico do Instituto Pereira Passos (IPP) e integrante do comitê, ressalta a importância da atração de novos polos tecnológicos para o Rio. “O IPP incentiva, juntamente com as secretarias municipais de Trabalho e Emprego e a de Ciência e Tecnologia, a geração de empregos qualificados, a promoção da cultura de empreendedorismo tecnológico e a geração de oportunidades econômicas e sociais. As três cidades possuem tecnologia, mão de obra e conhecimento, mas necessitam de empregos, renda e formação”, defende.

O projeto prevê o compartilhamento da expertise de cada cidade. O Rio entra com conhecimentos nos setores de turismo, saúde e petróleo. Em compensação, vai aprender de Joanesburgo sobre manufatura e finanças, e sobre gerenciamento remoto de infraestrutura e desenvolvimento de novos produtos de Pune. Todos os profissionais cariocas serão treinados ainda em inglês e espanhol.

A ideia da aliança surgiu durante a primeira edição do South-South Innovation Summit, realizada no Rio em outubro do ano passado, quando agências governamentais e associações industriais de Brasil, Índia e África do Sul assinaram um acordo de colaboração e propuseram a formalização da aliança. Robert Janssen, fundador da empresa de consultoria Outsource Brazil, promotora do encontro, acredita que a colaboração entre países emergentes é fundamental para o crescimento econômico e sustentável, e pode se tornar uma importante política de inclusão social: “A combinação do espírito colaborativo com a transformação de uma juventude desfavorecida em profissionais do conhecimento, com os empregos do futuro, é um dos grandes desafios dos setores público e privado”.

Na abertura do evento, Ricardo Henriques, presidente do IPP, vai apresentar uma primeira proposta de programa para a TriSCA, ressaltando a oportunidade de desenvolvimento trazida pelos eventos esportivos mundiais no Rio. Também estarão presentes o secretário Especial de Ciência e Tecnologia da cidade, Franklin Coelho, representantes do Centro de Estudos e Pesquisas BRICS e delegações de empresários e autoridades governamentais de vários países.

.[II South-South Innovation Summit – 2ª Conferência Sul-Sul sobre Inovação . Fr 31 de outubro, das 9h às 18h30, e 1º de novembro, das 9h às 13h (segunda e terça-feira), na Firjan - Avenida Graça Aranha, nº 1, 4º andar– Centro do Rio. Programação completa e credenciamento em: http://southsouthbposummit.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira