Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2011 - 09:07

Espumantes da Nova Aliança ganham ‘ouro’ em Concurso


Qualidade foi atestada em premiação promovida pela Associação Brasileira de Enologia.

Duas amostras de espumantes da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, do Rio Grande do Sul, foram premiadas no 7º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado em Garibaldi, entre os dias 25 a 27 de outubro (segunda a quinta-feira). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e integrou a programação da Fenachamp 2011.

Os espumantes Aliança Espumante Moscatel e Santa Colina Espumante Moscatel se destacaram entre 231 amostras, recebendo medalha de ouro, após a avaliação de 51 degustadores, entre eles enólogos, jornalistas, enófilos e sommeliers.

“Premiações e reconhecimentos como esses, nos motivam a melhorar cada vez mais e nos mostram que estamos no caminho certo. Essas conquistas pertencem à nossa equipe de agricultores, agrônomos, técnicos e enólogos, que oferecem seus talentos para oferecer aos nossos clientes o melhor que a natureza nos oferece a cada safra”, destaca Alceu Dalle Molle, presidente da Cooperativa Vinícola Nova Aliança.

O Concurso do Espumante Brasileiro é realizado desde 2001 com o objetivo de premiar os espumantes nacionais. Nesta edição, houve 13% de aumento no número de inscrições, em relação à edição passada. Setenta vinícolas participaram e 72 amostras foram premiadas: 49 com medalhas de ouro e 23 obtiveram medalhas de prata. Os critérios de pontuação seguiram as normas internacionais da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), sob a avaliação de amostras de Espumante de Segunda Fermentação (Charmat/Tradicional) e a de Espumante de Primeira Fermentação (Moscatel).

A solenidade de premiação aconteceu nesta quinta-feira (27), no Centro de Eventos da Famiglia Giovanaz, em Garibaldi.

Perfil- A Cooperativa Nova Aliança Ltda. constitui-se em uma organização cooperativa criada a partir da união de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha. Cooperativa Vinícola Linha Jacinto, de Farroupilha, Cooperativa Vinícola Santo Antônio e Cooperativa Vinícola São Pedro, de Flores da Cunha, Cooperativa Vinícola São Victor e Cooperativa Vitivinícola Aliança, de Caxias do Sul, uniram, a partir de 01 de janeiro de 2011, a experiência e a solidez de uma história de mais de 80 anos no setor vitivinícola com o firme propósito de ganhar competitividade e, até 2015, ser referência em seus segmentos de atuação, com reconhecimento pela excelência cooperativa e resultados alcançados.

O objetivo é, através da operação conjunta, agregar conhecimento, experiência e competitividade para responder às demandas sociais, econômicas, ambientais e de mercado, estabelecendo novas bases para o desenvolvimento da agricultura familiar e do cooperativismo. São cerca de 800 famílias associadas, distribuídas em três regiões produtoras com terroirs que representam o que o país oferece de melhor para o cultivo de videiras: a Serra Gaúcha, maior produtora nacional de vinhos e sucos naturais de uva; Encruzilhada do Sul, que faz parte da microrregião da Serra do Sudeste do RS, equilibrada quanto ao volume de chuvas, ideal para o cultivo de variedades sensíveis e com alto potencial enológico; e a Região da Campanha Gaúcha, considerada uma das melhores do mundo para a elaboração de vinhos finos e espumantes de qualidade superior.

A cooperativa conta com aproximadamente 1,35 mil hectares de vinhedos em produção, que resultam em 37 mil toneladas de uva, processadas em dez unidades industriais localizadas na Serra Gaúcha e em Santana do Livramento. Uma nova e moderna sede está sendo construída no município de Flores da Cunha, com previsão para iniciar as operações na safra de 2013.

No portfólio de produtos da Nova Aliança estão vinhos finos, espumantes, vinhos de mesa, sucos de uva orgânicos, integrais e adoçados. [www.novaalianca.coop.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira