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29/10/2011 - 09:19

Cabeleireiro comanda abertura de negócios individuais em São Paulo

Setor de beleza é um dos mais promissores para investimento.

O número de cabeleireiros empreendedores individuais cresceu 227% nos últimos 12 meses, segundo dados do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Apenas no Estado de São Paulo, já são mais de 35 mil salões de beleza com apenas um funcionário. No Brasil, são 131 mil cabeleireiros nesta categoria. Muitos profissionais trabalham em casa, atuando em um mercado lucrativo que requer boa capacitação e exige baixo investimento.

Com duração de um ano e dois meses, um curso de Cabeleireiro Profissional oferece uma possibilidade de renda que oscila de R$ 800,00 a R$ 6.000,00. As mensalidades variam em torno de R$ 150,00 dependendo da região do país. No Instituto Embelleze, maior centro de formação profissionalizante da área de beleza da América Latina, há mais de 108 mil alunos matriculados atualmente neste curso. Em comparação ao ano passado, a procura teve um crescimento de 35%.

Outro fator que contribui para a atividade de cabeleireiro liderar entre os negócios de empreendedores individuais é a participação crescente da mulher no mercado de trabalho. Embora cada vez mais um percentual maior de homens esteja interessado em investir no segmento, são muitos os casos de mulheres que trabalham em casa e exercem a atividade para complementar a renda.

“O curso facilitou em tudo a minha vida. Hoje eu tenho um bom trabalho, ajudo mais na renda familiar e realizo um sonho. Tenho a oportunidade de realçar a beleza em cada pessoa que me procura e não vou parar por aí, quero continuar estudando”, conta a cabeleireira Maria Izabel Parente da Silva, que fez o curso de Cabeleireiro Profissional do Instituto Embelleze.

Com o mercado aquecido, a necessidade de profissionais preparados para atuar no segmento é grande e a concorrência cada vez mais acirrada. De acordo com Jailson Gaby, coordenador pedagógico do Instituto Embelleze, a capacitação é necessária, e a especialização, o diferencial.

“O grau de exigência vem aumentando cada vez mais. Um dos motivos é a agilidade das informações. Os clientes estão atentos às novidades. E o que é inovação hoje, amanhã pode não ser mais. Para continuar em alta, o profissional deve buscar sempre o aprimoramento”, afirma Gaby.

Outra pesquisa, realizada recentemente pela Fecomércio São Paulo, com dados extraídos do IBGE, apontou que o gasto mensal das famílias com serviços de cabeleireiro ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão. Os números comprovam a maior preocupação dos brasileiros com a beleza, que está à frente de outras despesas consideradas essenciais.

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