Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2011 - 09:28

Transporte Coletivo com Elevador Elétrico Automático Facilita a vida de Deficientes Físicos

Líbero, da Tercek, reduz tempo operacional de elevadores para ônibus e garante mais conforto e segurança aos usuários.

A maioria das pessoas reclama dos transportes públicos, principalmente quando se trata do ônibus. Geralmente, as queixas constantes são superlotação, freadas bruscas, horários indefinidos, falta de segurança e conforto aos passageiros, mas a situação é bem pior para os deficientes físicos, pois nem sempre tem ônibus adaptado e com pessoal treinado.

A falta de acessibilidade é o maior problema que os cadeirantes enfrentam no dia a dia para realizar as atividades cotidianas, como ir ao trabalho, padaria, mercado, banco. Muitas vezes isso ocorre devido a dificuldade de se utilizar um ônibus adaptado, sem contar com os motoristas que não param junto à guia, ainda há o problema para subir e descer o primeiro degrau, pois precisam de ajuda. Não bastassem esses problemas, a falta de rampas para atravessar as ruas, carros mal estacionados, ruas esburacadas, calçadas muitas vezes com mesas e cadeiras fora de lanchonetes, bares são exemplos que ilustram a vida nada fácil desses deficientes.

Com a obrigatoriedade das frotas de ônibus terem que se adaptar à realidade das pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, de acordo com o Decreto no. 5.296, de 02/10/2004, para garantir acessibilidade e respeito a esses portadores, as empresas fabricantes de elevadores esperam atender ao mercado promissor e alavancar as vendas, já que a medida determina que 100% da frota nacional deverá estar totalmente acessível aos cadeirantes em 2014.

A Tercek Usinagem de Precisão Ltda. lança o Elevador Elétrico totalmente Automático, o Líbero, que beneficia pessoas com deficiências físicas e mobilidade reduzida, além dos motoristas, pois o Líbero é fácil de operar. Todo o processo de acionamento é realizado apenas com um botão, prevenindo acidentes e levando mais segurança aos usuários, além de facilitar o manuseio para os motoristas. “A nossa intenção foi projetar um elevador que permitisse a elevação de pessoa com deficiência física em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida em pé, para acessar o interior do ônibus de piso alto, além de oferecer mais conforto, tranquilidade a esses deficientes e rapidez para o motorista de ônibus, pois todo o processo de acionamento é feito com controle remoto, acionando botões, o que ajuda a prevenir acidentes e ganho de tempo”, afirma Aurélio Dal Zotto Boff, diretor da Tercek Usinagem de Precisão Ltda.

Sgundo Aurélio, o Líbero é mais leve, inteligente, fácil de operar e bem mais silencioso. “É aproximadamente 20% mais leve do que um elevador hidráulico. Seu menor peso resulta na otimização do consumo de combustíveis, pneus, freios, lubrificantes e suspensão, proporcionando a redução dos custos operacionais e diminuindo a emissão de gases poluentes”, esclarece.

De acordo com o IBGE, Censo Demográfico 2000, o número de portadores com deficiência física era de: homens 861.196 e mulheres 554.864. Os números mostram que precisam ser desenvolvidas mais políticas públicas voltadas para inclusão social dessas pessoas. Ainda são poucos, por exemplo, os ônibus adaptados aos cadeirantes, São Paulo tem 15 mil ônibus e apenas cerca de 4 mil adaptados. No município do Rio de Janeiro, dos 8,8 mil ônibus que circulam apenas 2 mil já estão adaptados, segundo o sindicato das empresas de ônibus. Por isso, todos os veículos devem, obrigatoriamente, se adequar às normas de acessibilidade.

Para diminuir o problema de locomoção aos deficientes, os frotistas que são os responsáveis pela escolha da empresa fornecedora dos elevadores para instalação nos ônibus, contam agora com o Líbero, da Tercek, que oferece redução dos custos operacionais das empresas de transporte público. “As empresas de ônibus que optarem pela compra do elevador elétrico automático Líbero terão o benefício percebido, pois há redução dos custos de instalação e baixo consumo de baterias. O controle eletrônico traz segurança, fácil operação e menor índice de manutenção. Sem contar que não gera resíduos, seu baixo peso auxilia a reduzir a emissão de gases poluentes e o tempo operacional”, ressalta Boff.

Aurélio Dal Zotto Boff explica que o desenvolvimento desse produto é para trazer melhorias significativas na estrutura da redução do barulho, acionamento automático e agilidade.

O Líbero, produto com design arrojado, chega ao mercado como um recurso que contribui para proporcionar maior conforto aos deficientes físicos, que necessitam promover vida independente e inclusão social, com maior mobilidade seja ao se dirigirem ao trabalho, às compras, ou a algum lugar de diversão. [www.tercek.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira