Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2011 - 10:03

Mangaratiba é a sétima cidade a receber workshop de acessibilidade

Prefeito ressaltou a importância de garantir o direito de ir e vir à população.

É cada vez mais discutida a questão da acessibilidade. E foi em Mangaratiba que o assunto foi aprofundado por representantes da prefeitura da localidade, da Firjan-RJ, da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Núcleo Pró-Acesso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante dois dias, foi realizado o workshop de capacitação do Programa Calçada Acessível. Com a finalização do evento – realizado nos dias 26 e 27 de outubro (quarta e quinta-feira), no Centro Cultural Cary Cavalcanti – a prefeitura pretende atender a demandas passadas, como melhorar as rampas para cadeirantes e adequar os pisos nas ruas.

A vinda da Firjan e da ABCP foi essencial. Quem garante é o prefeito de Mangaratiba, Evandro Capixaba. “Nós sabemos da existência das rampas de acesso às ruas na própria prefeitura, mas não atentamos aos pequenos detalhes, como um simples degrau de menos de três centímetros. Sabemos que um pequeno defeito pode atrapalhar a locomoção das pessoas. Por isso, destaco o workshop e vamos tentar nos adequar o mais rápido possível para garantir o direito de ir e vir do cidadão deficiente com mais dignidade”, enfatizou ele.

O primeiro dia do encontro serviu para mostrar as dificuldades que as pessoas com deficiência encontram no dia a dia, principalmente, cadeirantes e deficientes visuais. Os funcionários da prefeitura percorreram alguns caminhos em cadeiras de rodas e com os olhos vendados. Em seguida, os servidores apresentaram os problemas encontrados em visita às ruas, apontando as possíveis soluções para melhorar os acessos. Elaborar uma cartilha municipal com as melhores prática apontadas pelo workshop são outros objetivos.

O secretário de Obras, Humberto Vaz também apoiou a oficina. “Nossa primeira ação será em frente à sede da prefeitura, por meio da instalação de uma rampa ligando a Praça Robert Simões ao prédio, o que vai facilitar a locomoção dos cadeirantes. O município tem esse cuidado. Na execução de uma obra, sempre respeitamos as normas, mas há outros aspectos que são mais difíceis de serem alterados – como a arquitetura de Mangaratiba, que conta com calçadas estreitas e ruas em paralelepípedo. Mas vamos procurar atender e modificar tudo”, prometeu Humberto.

Já o representante da ABCP-RJ, Luiz Gustavo, destacou o comprometimento dos funcionários da prefeitura em atender as normas (NBR 9050, de 2004): “O município tem o conceito de acessibilidade, mas são necessárias alterações. Paralelepípedos e pisos escorregadios não são adequados. Mas há obras recentes que atendem, com pisos intertravados de concreto e hidráulico”, completou o arquiteto.

O programa tem o apoio do Ministério das Cidades, do Ministério Público, do Núcleo de Pró-acesso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), do Sinduscon-RJ e da Bloco Brasil.

Perfil da ABCP- A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos que, há 75 anos, promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em pesquisas sobre cimento, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre concreto e mantém uma equipe de profissionais, como arquitetos, engenheiros, geólogos e químicos, à disposição do mercado para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Entre as atividades desenvolvidas nestes 75 anos, a Associação destaca-se pelas pesquisas que envolvem o uso do concreto em grandes obras, bem como pelo aperfeiçoamento técnico transmitido por meio de cursos ministrados para universitários, com apoio de construtoras e empresas do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira