Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2011 - 09:59

GE do Brasil leva sistema de geração de energia para aterro sanitário em Belo Horizonte (MG)

Projeto de Gás de Aterro Sanitário para Energia da Asja Brasil em Belo Horizonte, Minas Gerais, destaca o compromisso do Brasil com a produção de energia alternativa. Três motores a gás Jenbacher da GE usam o gás de metano de resíduos de aterros para gerar 4,3 MW de energia limpa e renovável. Projeto será ampliado para produzir um total de 5,5 MW de energia renovável até o final de 2011.

São Paulo, Brasil— As metas do Brasil para aumentar a produção de energia renovável e alternativa receberam recentemente um importante estímulo, com o início bem sucedido do novo projeto de 4,3 megawatts (MW) de gás de aterro sanitário para geração de energia da Asja Brasil em Belo Horizonte (MG). O projeto atualmente conta com três motores a gás GE Jenbacher J420 de 1,4 megawatts (MW) com certificação ecomagination da GE (NYSE: GE). Esse projeto foi ampliado com o pedido de um novo motor J420, recentemente entregue e que será comissionado até o final de 2011.

Os motores a gás da GE com flexibilidade de combustível são alimentados por gás de aterro sanitário, que é criado a partir da decomposição de resíduos sólidos e depois recuperado como um importante combustível renovável. Esse gás teria sido desperdiçado ao ser liberado para a atmosfera como gás de efeito estufa. O metano tem um fator de aquecimento global que é 21 vezes maior do que o dióxido de carbono - o gás de efeito estufa mais conhecido por afetar a mudança climática.

A Asja Brasil, uma subsidiária do Grupo multinacional italiano Asja, gerenciará o projeto para capturar e recuperar o gás de resíduos de aterros sanitários, em Belo Horizonte, por 15 anos. "Este empreendimento será responsável por reduzir o equivalente a quatro milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono na atmosfera, além da geração de energia elétrica para a cidade. Este projeto agora é uma realidade graças às soluções inovadoras e à colaboração da GE”, disse Enrico Maria Roveda, gerente da Asja no Brasil.

O projeto do consórcio Horizonte-Asja, que começou a operação comercial em fevereiro de 2011, apoia as iniciativas do governo brasileiro para aumentar a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis ??e reduzir as emissões de gás de efeito estufa do país entre 36,1 e 38,9%, com base nos montantes previstos para 2020. O contrato foi certificado como um projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O MDL é um programa de créditos de carbono estabelecido pelo Protocolo de Kyoto.

A Asja ampliará ainda mais sua unidade em Belo Horizonte, com a chegada do quarto motor a gás GE Jenbacher J420 para produzir um total de 5,5 MW até o final de 2011 - energia suficiente para abastecer uma cidade média brasileira de mais de 60 mil habitantes. O projeto em Belo Horizonte reforça a parceria de quase 20 anos da GE com a Asja.

"Estamos comprometidos em trabalhar com nossos clientes no Brasil e na América Latina, fornecendo tecnologias confiáveis e com alta flexibilidade de combustíveis que atendem melhor às necessidades para geração de energia, além do desenvolvimento ambiental e econômico", disse Wendell Oliveira, diretor Executivo da Divisão de Motores a Gás da GE Energy na América Latina. “Os conjuntos de geradores J420 da GE, acondicionados em contêineres, são modulares, têm instalação rápida e podem ser realocados com facilidade quando as reservas de um aterro de gás metano se esgotam”, observou Oliveira.

O portfólio da GE de gás para energia inclui motores a gás Jenbacher e Waukesha, que foram especificamente concebidos para proporcionar a flexibilidade necessária no uso de combustíveis alternativos, como o gás de aterro sanitário, oferecendo altos níveis de eficiência elétrica. Os motores Jenbacher de gás de aterro da GE têm certificação ecomagination, o compromisso da GE em investir em um futuro que cria soluções inovadoras para os desafios ambientais globais. No geral, o negócio de Motores a Gás da GE tem mais de 1.650 unidades operando em gás de aterro sanitário com uma produção elétrica de mais de 1.650 MW.

A GE (NYSE: GE) é uma empresa de tecnologias avançadas, serviços e finanças, que busca solucionar os desafios mais difíceis do mundo. Dedicada a inovações em energia, saúde, transporte e infraestrutura, a GE opera em mais de 100 países e emprega cerca de 300 mil funcionários globalmente. [www.ge.com ].

A GE também atende ao setor de energia, oferecendo soluções de tecnologia e serviços que são baseadas em um compromisso de qualidade e inovação. A empresa continua a investir em novas soluções tecnológicas e crescer através de aquisições estratégicas para fortalecer sua presença local e servir melhor os clientes em todo o mundo. Os negócios que compõem a GE Energy www.ge.com/energy - GE Power & Water, GE Energy Services e GE Oil & Gas trabalham em conjunto com mais de 90.000 funcionários no mundo todo e com receita de US$ 38 bilhões em 2010, para oferecer soluções integradas de produtos e serviços em todas as áreas da indústria de energia, incluindo carvão, petróleo, gás natural e energia nuclear; recursos renováveis como água, energia eólica, solar e biogás, bem como outras alternativas de combustíveis e novas tecnologias de modernização de malha para atender às necessidades energéticas do Século XXI.

A GE opera no Brasil desde 1919, com escritórios em diferentes estados no País e unidades industriais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os negócios da GE no Brasil empregam um total de cerca de 7.000 pessoas. [www.ge.com / br ou o blog GE Reports Brasil em http://brasil.geblogs.com ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira