Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2011 - 09:59

Com 4,8 mil visitantes, Maringá Franchising Business gera negócios

A maior feira de franquias do sul do Brasil, a Maringá Franchising Business, realizada na última sexta-feira e sábado [28 e 29/10],, reuniu 4,8 mil visitantes, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. E além de empreendedores de Maringá e região, a feira recebeu visitantes de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e até da Bahia para conhecer cerca de 70 marcas expositoras e participar de palestras gratuitas sobre franchising, como aspectos jurídicos, como conseguir financiamento e microfranquias.

E a variedade de segmentos expostos, como alimentação e educação, agradaram os visitantes. “Há muita novidade e a feira está excelente para quem quer recomeçar ou investir em um novo negócio”, afirmou o empresário Donizete Cosme, que faz planos de investir em mais um negócio e tem o franchising como uma das opções. “A franquia é sempre um caminho mais seguro”.

As empresárias e sócias Sara Formagio e Tatiane Tanaka, de Maringá, também estiveram na feira em busca de novos investimentos. “A ideia é conhecer um pouco mais as franquias e saber como ela funcionam”, contou Sara. Elas buscavam investimento na área de alimentação de no máximo R$ 50 mil.

E se visitantes encontraram bons negócios, mais satisfeitos ficaram os expositores. Para o analista de expansão da Agiliza Cursos, Sidnei Magalhães Junior, a Maringá Franchising Business teve excelente resultado. “Conseguimos atingir nosso alvo e prospectamos pessoas com perfil que se encaixam ao da nossa empresa. Esta região do Paraná oferece muitas possibilidades de negócios”, afirma. Com dez anos no mercado a Agiliza atua no segmento de cursos rápidos nas áreas da saúde, indústria e gestão com foco no público da C, D e E.

Já o Doutor Resolve Reparos & Reformas participou da feira com o objetivo de encontrar mais um franqueado, o terceiro em Maringá. De acordo com Veridiana Delinsky, assessora de Magnus Guerios, master franqueado no Paraná, devido ao interesse do público, logo a terceira unidade deverá ser montada. “Em todo o Paraná temos 28 unidades. Pelo movimento e procura em nosso estande podemos comprovar que ainda há muito espaço e possibilidades de negócios”, diz.

O diretor geral da NetplaN Consultoria e vice-presidente da Câmara dos Consultores da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Daniel Bernard, foi um dos palestrantes da feira e avalia positivamente o evento. “A feira como um todo teve uma grande concentração de pessoas interessadas vindas de todo o Paraná, interior de Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul”. Além dos possíveis franqueadores que surgiram, Bernard fez contatos na área de consultoria. “Com a minha empresa fizemos mais de 150 contatos. Os franqueadores também se interessaram muito em serviços de consultoria”.

Na avaliação de Sérgio Takao Sato, da Tasa Eventos, empresa responsável pela promoção e organização, a primeira edição foi positiva tanto para os expositores, que prospectaram negócios, quanto para os visitantes, que encontraram opções de investimentos com valores e segmentos variados. “Só tivemos retorno positivo das pessoas com quem falamos e, diante do sucesso, já estamos planejando a segunda edição, no ano que vem”.

Franquias em 2010- Em se tratando de franchising no Brasil, o setor que apresentou maior crescimento foi o de alimentação, representando 39,9%, seguido de acessórios pessoais e calçados, com 29,9%, vestuário, 29%, e móveis, decoração e presentes, com 27,4%. Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e foram informados pelo diretor executivo, Ricardo Camargo, que participou do primeiro dia da feira e ministrou uma palestra, com participação gratuita. Ele falou ainda que o país é o quarto do mundo em marcas de franquias.

Na avaliação de Camargo, o Brasil possui características próprias que justificam o crescimento anual das franquias. Para ele, cada região possui potencialidades que devem ser exploradas e o Paraná é uma delas. “No Paraná muitas regiões estão se projetando industrialmente e a realização da feira em Maringá é uma resposta a estas potencialidades”, disse Camargo.

Ainda de acordo com Ricardo Camargo um fator que fez com que o setor ganhasse projeção foi a mudança no perfil social e econômico brasileiro. O diretor cita a participação no consumo da classe “C,” que em 2010 representou 53% do total e tem projeção de fechar em 55% neste ano no país. Para aqueles que visualizam esse crescimento como uma oportunidade, Camargo faz algumas ressalvas. “O mercado brasileiro está maduro, exigente. É interessante que a empresa que quer oferecer sua marca como franquia e aqueles que querem adquirir uma franquia estejam realmente preparados. O primeiro ano é sempre mais difícil, mas com uma administração sólida e eficiente tudo se torna mais fácil”, explica.

A Maringá Franchising Business foi uma realização da Prefeitura de Maringá, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRCVB), Instituto Tomodati e Faculdade Cidade Verde (FCV). A promoção e a organização foram da Tasa Eventos. Patrocinaram a feira o Banco do Brasil, Maringá Park Shopping Center e Sicredi. Apoiaram o evento a ABF, ACIM, Codem, Sebrae, Conampe, Micromar e governo do Paraná. A entrada e o estacionamento foram gratuitos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira