Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2011 - 10:16

Operação Urbana do Porto do Rio e Morar Carioca têm destaque entre os projetos da LVA

A LVA elaborou o plano urbanístico original de revitalização do Porto do Rio de Janeiro. O projeto prevê a reurbanização de extensa área (aproximadamente 5 milhões de metros quadrados) englobando os bairros de Gamboa, Saúde e Santo Cristo, com foco na revitalização urbana da zona portuária, utilizando o instrumento Operação Urbana Consorciada.

Esta experiência é única no mundo. Pela primeira vez a revitalização de uma área portuária está ocorrendo com recursos captados no mercado. A utilização de CEPACs (papéis comercializados em bolsa, ou seja, a moeda de compra de potencial construtivo para uma área) no projeto da Revitalização Urbana do Porto do Rio propiciou a arrecadação de grande parte dos recursos necessários para os investimentos na infraestrutura urbana da área previstos na lei específica da Operação Urbana Consorciada do Porto do Rio, promulgada em 23.11.2009.

A empresa também participará do Programa Morar Carioca, desenvolvendo os projetos para a urbanização das favelas da Ladeira dos Tabajaras, Mangueirinha e do Morro dos Cabritos, na Zona Sul carioca. A proposta, vencedora do concurso promovido pela Prefeitura do Rio, em dezembro de 2010, irá propor soluções para a integração da região à cidade, criando novas infraestruturas, áreas de lazer e estimulando a dinamização de serviços, comércio do empreendedorismo local, perseguindo o conceito de inclusão social. O projeto vai abranger as áreas de habitação, transporte, iluminação, saneamento básico, resíduos sólidos, meio ambiente, etc.

“O principal objetivo do Morar Carioca 2011 é incentivar a formação de redes que permitam a troca de experiências e parcerias, buscando o fim da cidade partida”, afirma Portella.

LVA-Especialista em projetos de empreendimentos urbanos, logística e infraestrutura, a LVA é uma empresa que atua com propostas inovadoras no espaço urbanístico e na infraestrutura brasileira, propondo soluções multidisciplinares integradas tanto nos seus aspectos físicos como socioeconômicos, culturais e ambientais.

O grupo de consultores LVA possui ampla experiência na área de infraestrutura, em processos de privatização no Brasil e vem desenvolvendo estudos para diversos aeroportos brasileiros nos últimos anos.

Para o Pré Sal, a LVA tem realizado, nos últimos três anos, inúmeros estudos relacionados com a infraestrutura para dar apoio à logística territorial necessária à exploração do Pré Sal e às atividades de empresas de primeira e segunda linha fornecedoras de insumos para esta atividade.

No total, são 50 consultores nacionais e internacionais de diferentes setores, tais como arquitetos, economistas, geógrafos, matemáticos, sociólogos, biólogos, engenheiros, designers, administradores e outros. Entre eles encontram-se nomes importantes do cenário nacional, tais como Fernando Perrone, ex-presidente da Infraero, um dos líderes do processo de privatização no Brasil e ex-diretor do BNDES; Ana Beatriz de Castro Monteiro, engenheira com forte experiência internacional no setor aeroportuário; Renato Golin, engenheiro especialista nas áreas de mecânica, engenharia de manutenção e Petroquímica, com atuação nas áreas gerenciais e de planejamento estratégico da Petrobras; Stela Murta, cientista social, mestre em planejamento urbano e referência na área de interpretação do patrimônio histórico, cultural e artístico; Ana Carolina Portella, sócia e coordenadora de designer, premiada no concurso nacional de mobiliário urbano para centros históricos brasileiros em 2005.

À frente da empresa está a arquiteta e urbanista Denise Portella Rosa, especialista em restauração de centros históricos (Itália, 1986) e desenho urbano (UnB, 1985) e Doutora em transportes e logística (COPPE/CNAM, Rio de Jnaeiro/Paris, 2005). Antes de fundar a LVA, Denise coordenou diversos estudos e pesquisas na temática do desenvolvimento urbano e regional, atuou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e para seleto grupo de empresas privadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira