Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2011 - 08:53

GOL tem mais de três mil estações de trabalho atualizadas pela CPM Braxis Capgemini

Companhia aérea conclui projeto de modernização de TI nos 48 aeroportos nacionais onde tem base e em mais três escritórios localizados em São Paulo.

Para padronizar e estruturar a sua plataforma de tecnologia da informação (TI), a empresa aérea GOL nomeou a CPM Braxis Capgemini, parte do Grupo Capgemini, um dos líderes globais em soluções de TI, como principal fornecedora do projeto de modernização de seu parque tecnológico. A atualização dos sistemas da corporação, a partir da substituição de todos os hardwares e servidores, acaba de ser concluída. A iniciativa também foi responsável por homogeneizar o ambiente virtual, que antes era diversificado.

O foco do projeto está a redução de chamados técnicos com a renovação do ambiente para novos equipamentos, na padronização para um único sistema operacional do cliente e na instalação de servidores com controladores de domínio configurados no padrão Read-Only, que oferecem maior segurança.

A ação foi dividida em quatro frentes devido ao tamanho da operação, que envolveu os 48 aeroportos nacionais nos quais a GOL mantém bases, além de três escritórios administrativos localizados em São Paulo. Houve a necessidade de elaborar uma grande estratégia de execução dividida por regiões, com o apoio de profissionais do time de TI da organização e parceiros.

Ao longo dos dez meses de trabalho, a CPM Braxis Capgemini substituiu os sistemas operacionais e aplicativos de escritórios existentes, como Windows XP e Microsoft Office 2007, pelas versões do Windows 7 e Microsoft Office 2010, em mais de 3,5 mil estações de trabalho. Além disso, foi realizada a troca dos equipamentos de diversos fornecedores.

Para complementar o projeto, a CPM Braxis Capgemini contou com o suporte de seu Global Operation Center (GOC), área responsável pelo gerenciamento remoto de 12 mil dispositivos (como servidores, switches, roteadores e links), para migrar todos os servidores das bases nacionais da companhia aérea da versão Windows Server 2003 para a versão Windows Server 2008, configurados como Read Only Domain Controller (RODC). A ação proporcionou mais segurança ao ambiente de TI e a diminuição em 50% do tráfego de replicação, reduzindo problemas com auditoria interna e externa, entre outros benefícios.

“Entregamos o projeto no prazo e orçamento planejados, atestando o nosso comprometimento com o cliente, principalmente em casos como este, que demandam alta complexidade, profissionais especializados e dedicados”, explica Carlos Duque, vice-presidente de Serviços de Infraestrutura da CPM Braxis Capgemini. “O sucesso desta iniciativa foi fundamental para continuarmos exercendo a parceria em novos projetos de TI com a GOL”, afirma o executivo.

Infraestrutura – Do ponto de vista de estruturação física, a CPM Braxis Capgemini trabalhou na troca e reorganização dos racks em todos os aeroportos brasileiros em que a GOL atua. Foi necessária uma vistoria prévia para obter todas as informações antes da execução, com o objetivo de evitar impactos nos negócios da corporação. “Precisávamos obedecer às janelas de parada de tráfego de dados, porque durante o período de troca dos racks a base da GOL ficaria inoperante”, afirma Carlos Duque. “Todo o trabalho precisou ser cronometrado para não ultrapassar o tempo de indisponibilidade acordado, caso contrário traríamos ônus ao cliente. Nossa equipe conseguiu finalizar todo o projeto com antecedência, garantindo qualidade aos serviços da GOL”, conclui o executivo.

GOL Linhas Aéreas Inteligentes -Fundada em janeiro de 2001, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina opera, com as marcas GOL e VARIG, cerca de 940 voos diários para 51 mercados domésticos e 11 internacionais na América do Sul e Caribe, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. Por meio de acordos com empresas regionais, a companhia oferece aos clientes acesso a outros 12 destinos brasileiros. Além disso, o programa de relacionamento SMILES, o maior do Brasil, permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 560 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras estrangeiras. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.000 municípios brasileiros e oito internacionais. Com seu portfolio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.

Perfil da CPM Braxis Capgemini-A CPM Braxis Capgemini, parte do Grupo Capgemini, é uma das líderes globais em soluções de tecnologia da informação. Oferece a empresas instaladas no Brasil e no mundo quatro linhas de serviços: Applications Management Services, Enterprise Applications Services, Infrastructure Services e Infrastructure Products. Com um histórico de 29 anos de sucesso no País, reúne mais de 6,4 mil profissionais e atende mais de 200 clientes em todo o território nacional. Conta com oito centros de desenvolvimento, centros de teste e Data Center próprio, além de comando para gerenciamento remoto de infraestrutura, núcleos de serviços compartilhados de manutenção e suporte para soluções SAP. É certificada CMMI Dev 1.2 nível 5.

Com mais de 115 mil funcionários em 40 países, a Capgemini é um dos maiores provedores de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização do mundo. Em 2010, o Grupo apresentou o faturamento global de 8,7 bilhões de euros. Como organização multicultural, a Capgemini desenvolve uma forma de trabalho própria, o Collaborative Business Experience™, baseada no Rightshore®, seu modelo de entrega mundial.[ www.cpmbraxis.com e www.capgemini.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira