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02/11/2011 - 09:18

Empresas do Grupo Randon são reconhecidas no Prêmio Nacional da Qualidade

Média da pontuação das companhias reconhecidas é a maior desde o início do PNQ, mostrando uma consolidação do Modelo de Excelência da Gestão.

As empresas gaúchas do setor de transporte Suspensys e Randon Implementos, do Grupo Randon, foram reconhecidas como finalistas na 20ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). Concedido anualmente pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o PNQ é o maior reconhecimento para a excelência da gestão das organizações sediadas no Brasil.

As duas companhias receberam o reconhecimento pelos bons resultados alcançados e já podem ser consideradas referenciais em muitas práticas de gestão. Ao lado da Suspensys e Randon Implementos, outras três empresas foram consideradas finalistas do PNQ 2011: Ampla (RJ), Energisa Paraíba (PB) e Itaú Private Banking (SP).

Neste ano, as premiadas foram Rio Grande Energia (RS), CPFL Paulista (SP), Companhia Energética do Ceará (CE) e CPH Eletrobrás Eletronorte Tucuruí (PA), reconhecidas por sua gestão excelente, aliada a um processo contínuo de melhoria e adaptação às demandas do mercado.

Outras seis organizações foram consideradas Destaques por Critério, por se destacarem em critérios específicos estabelecidos pelo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG): Cemig Distribuição (MG, no critério Processos), Cemig Geração e Transmissão (MG, critério Clientes), Energisa Sergipe (SE, critério Clientes), Bandeirante Energia (SP, critério Pessoas), o SESI-SC (critério Pessoas) e o Comando de Policiamento do Interior – 7 (SP, critério Pessoas).

Segundo o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, a pontuação das empresas reconhecidas tem subido, culminando em 2011 com a média mais alta já obtida. “As empresas claramente têm evoluído em suas práticas de gestão, e como conseqüência, o número de reconhecimentos em 2011 foi mais alto. Até mesmo o número de empresas visitadas pelos examinadores foi maior”, explica.

Nesta edição do PNQ foram 41 candidatas. Dessas, 34 organizações eram de grande porte; 2 médias; 1 pequena e 4 sem fins lucrativos. Ao todo, foram 6 do setor industrial e 35 de serviços. Divididas as inscritas por região, 21 estão situadas no Sudeste; 9 no Sul; 8 no Nordeste; 2 no Centro-Oeste e 2 no Norte.

Do total de participantes, 25 passaram para a etapa de visitação e foram avaliadas por 430 examinadores que atuam de forma voluntária, totalizando 47.500 horas de trabalho durante sete meses. Nesta edição, a FNQ capacitou cerca de mil voluntários para atuar na Banca Examinadora. Os profissionais capacitados atuaram na seleção das organizações que atendem de forma harmônica e balanceada a todos os Fundamentos da Excelência avaliados por oito critérios (Liderança, Estratégias e Planos, Pessoas, Processos, Clientes, Sociedade, Resultados, Informações e Conhecimento), bem como apresentam excepcionais resultados no desempenho da sua gestão.

FNQ-Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes. Desta maneira, a FNQ contribui com o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. A instituição é responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece anualmente as melhores práticas de excelência em gestão do País.

O PNQ é o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil. Para isso, adota três formas de reconhecimento:

Premiada – a organização atendeu de forma harmônica e balanceada a todos os Fundamentos da Excelência, avaliados pelos Critérios de Excelência, demonstrando excepcionais resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados.

Finalista - organização atendeu de forma harmônica e balanceada à maioria dos Fundamentos da Excelência avaliados pelos Critérios de Excelência, demonstrando bons resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em muitas práticas e resultados.

Destaque por Critério - organização que apresentou destaque no atendimento a um determinado critério, evidenciado por meio da pontuação e do atendimento harmônico e balanceado daqueles itens.

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