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02/11/2011 - 09:18

Codesp: novas intervenções modernizam viário da margem direita

Ações contam com recursos do PAC 2 e terão propostas abertas ainda este ano

Sob a coordenação da Secretaria de Portos (SEP), a Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), lançou mais duas licitações esta semana. Uma para a elaboração do projeto executivo das obras da passagem subterrânea da região do Valongo, o chamado Mergulhão, e a segunda para a execução de obras para melhoria do viário na região do Saboó. As ações contam com recursos da SEP, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e terão as propostas abertas ainda este ano. A CODESP publicou no dia 31 de outubro (segunda-feira), no Diário Oficial da União (DOU), o aviso de licitação para abertura das propostas até este ano.

O projeto do Mergulhão deve ser concebido considerando duas diretrizes: viabilizar o cruzamento em desnível entre os fluxos rodoviário e ferroviário existentes no local com a harmonização da interface com a área urbana do centro antigo, garantindo a manutenção ininterrupta da operação do Porto e de seus acessos com a preservação dos locais de patrimônio histórico.

A passagem subterrânea é parte integrante da Avenida Perimetral da Margem Direita, iniciando-se na região do prédio da Alfândega, na avenida Perimetral Portuária, estendendo-se por aproximadamente 1,5 km, até a altura da rua Cristiano Otoni, interligando-se novamente ao viário existente.

Para o desenvolvimento do projeto estão previstas, em ordem prioritária de implantação, a própria passagem, que contará com 3 faixas de tráfego em cada sentido, com as respectivas alças de acesso, conexões e centro de controle operacional; o remanejamento do ramal ferroviário existente, com novo alinhamento, em via dupla, transpondo a Avenida Perimetral sobre o trecho rebaixado da passagem subterrânea em desnível e a reurbanização da área de influência das obras.

A execução de obras para melhoria do sistema viário na região do Saboó, também integrante da Avenida Perimetral, abrange a construção de uma via atrás da área do Tecondi, local de grande fluxo em função da alta movimentação de contêineres na região e por ser ponto situado próximo ao extremo do Porto, recebendo tráfego que demanda de e para praticamente todos os terminais. Desta forma, a nova pista, quando concluída, atenderá o tráfego de passagem, sem impactar o fluxo viário do Saboó.

As obras terão início na avenida Engenheiro Augusto Barata (reta da Alemoa), próximo à entrada do Tecondi, estendendo-se por 822 metros, até que se interligue com a avenida Engenheiro Antonio Alves Freire, com seção de até 10,50 m, passeio e iluminação pública.

A concorrência para as obras da região do Saboó tem data marcada para abertura das propostas em 5 de dezembro próximo e a de elaboração do projeto executivo do mergulhão para 21 de dezembro deste ano. Para aquisição ou consulta de editais, os interessados devem contatar a Gerência de Contratações e Licitações e a Tesouraria da CODESP, respectivamente.

Esta intervenção faz parte do bloco de ações que a SEP vem realizando em todos os portos brasileiros, no qual o Porto de Santos receberá o investimento total de R$ 1,5 bilhão.

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