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02/11/2011 - 09:33

Coleção de joias vencedoras do AuDITIONS 2010 é exposta em cidades brasileiras


As 24 joias premiadas na última edição do AuDITIONS estão sendo mostradas ao público em cinco capitais brasileiras. Depois de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a coleção irá para Brasília e depois Goiânia.

O maior concurso de design de joias em ouro do mundo, o AuDITIONS, promovido pela mineradora AngloGold Ashanti, está mostrando sua mais recente coleção em mostras itinerantes que estão acontecendo desde julho, em centros culturais de cinco capitais brasileiras: Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. Nas exposições realizadas nessas capitais, o público pode conferir o que há de mais inovador no design brasileiro de joias.

Depois de passar por Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a quarta etapa da mostra itinerante chega a Brasília no próximo dia 09 de novembro. Na capital federal a exposição será vista no Museu de Valores do Banco Central (SBS, QD 3, BLB, Edifício Sede, 1º Subsolo), entre os dias 09 e 20 de novembro.

O lançamento da exposição em Brasília será realizado com um coquetel para convidados que acontece no dia 08 de novembro, às 20h30, com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais, empresários e ainda da Golden Girl Luiza Brunet, escolhida para ser a embaixadora do concurso nos anos 2010/2011.

Vitrines Digitais apresentam as joias em modelos holográficos-A grande novidade das exposições este ano são as vitrines digitais criadas pelo video artista Eder Santos, que utilizou tecnologia de última geração para criar um modelo onde as joias ganhem destaque. A imagem de uma modelo é projetada dentro da vitrine, fazendo movimento suaves, e sobre essa imagem, que flutua dentro da caixa, está a joia. Cada peça tem uma imagem e pose específicas, que seguem as fotografias do catálogo do concurso, assinado pelo artista multimídia Gringo Cardia. Para criar essa sensação holográfica, foram utilizados projetores de última geração com tecnologia LED e placas especiais para projeção.

Depois de Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília, a exposição será vista em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, de 30 de novembro a 04 de dezembro.

.[ Brasília: De 09 a 20 de novembro,no Museu De Valores do Banco Central| SBS, QD 03, BLB, Edifício Sede, 1º Subsolo;.Abertura: 08 de novembro, às 20h30. Aberto ao público de terça a sexta-feira, das 09h30 às 17h00 e aos sábados e domingos das 14h às 18h.

.[ Goiânia: De 30 de novembro a 04 de dezembro,no Centro Cultural Oscar Niemeyer, no SBS, QD 03 BLB – Edifício Sede – 1º subsolo].

Perfil- O AuDITIONS foi criado há 12 anos na África do Sul e é considerado o maior concurso de design de joias em ouro do mundo. Este programa institucional contribui para o desenvolvimento do setor joalheiro, principal destino do ouro, além de servir como uma ferramenta na promoção das práticas de governança, sustentabilidade, responsabilidade social e sustentação do negócio da empresa, ao incentivar o rejuvenescimento da joalheria, tornando o produto mais atrativo ao consumo. Além de estimular a inovação, contribuir para a renovação do design de joias, estabelecer tendências e incentivar o uso de novas tecnologias pelo setor joalheiro, ele ainda permite a projeção do país no exterior como exportador de capacidade técnica.

Em sua quinta edição no Brasil, o AuDITIONS Brasil 2010 recebeu inscrições de representantes de todas as regiões brasileiras, reunindo designers e estudantes de 19 estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Amazonas e Pará.

Embora o concurso seja aberto somente a brasileiros, foram recebidos pedidos de inscrição de designers internacionais, residentes na Inglaterra, Portugal e Itália.

Dividido em duas categorias – Designer (destinada a todos os profissionais do ramo), e Revelação (voltada para estudantes de design e áreas afins) – o concurso teve como tema “Sincronicidade: valores humanos através dos tempos” – para falar da busca por valores humanos e do respeito à diversidade. Entre as quase duas mil peças inscritas, 24 chegaram a final, e duas delas foram premiadas como vencedoras – a peça Mística, de Heloisa Azevedo e Leandro Portela, vencedora na categoria Designer, e a peça Cardume, de Thayane Carvalho da Silva, vencedora na categoria Revelação. As 24 peças, joias conceituais, estarão na exposição, e depois deste ano passam a fazer parte do acervo da AngloGold Ashanti. [www.auditionsbrasil.com.br ].

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