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02/11/2011 - 09:33

Agência aposta na transformação da tecnologia para criar soluções promocionais

Claro, GM, Pirelli e BrasilCap são algumas empresas que já aderiam aos sistemas desenvolvidos pela paulistana Bamberg Comunicação

Tão importante para as empresas, a promoção é um segmento em plena expansão nos últimos anos. O mercado de marketing promocional cresce no Brasil a taxas mais altas que a própria economia, com movimentação que, em 2011, deve chegar aos R$ 38 bilhões, segundo dados projetados pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional.

Criativas, objetivas, espetaculares, cenográficas... várias são as formas de campanha para despertar a atenção dos consumidores para os produtos, mas uma em especial tem mostrado melhores resultados – as promoções com resultados instantâneos. “Na maioria das vezes, participar de ações promocionais é quase um exercício de paciência, muitas vezes, para concorrer a determinado prêmio, por exemplo, somos arrastados para filas, urnas, hotsites ou mesmo nos solicitam que guardemos embalagens com códigos promocionais por séculos até o dia em que seguramente não saberemos se fomos contemplados. Temos que trazer as marcas à vida, fazer com que elas se relacionem com o seu público da forma mais natural e prazerosa possível: mecânicas limpas, mínimo esforço operacional, que envolvam todas as partes (consumidor, trade, marca), conversão de tecnologias disponíveis em soluções promocionais inéditas e o imbatível apelo da instantaneidade da premiação.”, afirma Gui Bamberg, sócio-diretor da Bamberg Comunicação.

Há três anos no mercado, a Bamberg nasceu em São Paulo com uma proposta diferenciada para trabalhar o marketing promocional. Opto pelo uso da tecnologia para desenvolver suas ações. “Nós criamos ou transformamos tecnologias existentes em soluções promocionais, seja com o uso de aplicativos, softwares ou adaptações mediante o objetivo traçado”, explica Gui Bamberg. Idealizada pelos sócios Gui Bamberg e Luiz Vampré, a proposta da agência é aproximar a tecnologia ao marketing, realizando ativações de forma leve, simples, segura e com expressiva redução de custos.

Um exemplo são as campanhas desenvolvidas pela equipe com premiações instantâneas por meio da utilização de máquinas de POS (aquelas de cartões), que dispensam o uso de cupons, filas, urnas, custos com balcões e a necessidade de cadastrar longos e complicados códigos em hotsites promocionais. “A tecnologia promocional dá suporte à campanha que gera a efetividade da premiação instantânea, o que evita o desgaste do consumidor, para que sua experiência com a marca se dê da forma mais integrada possível. Mas, não vamos nos enganar que usar de tecnologia promocional significa identificar softwares e aplicá-los às ações promocionais. Uma correta ação de tecnologia promocional exige competência e background técnicos para elaborar a mecânica correta, manter rígidos controles operacionais através de pessoal qualificado e muita precisão técnica. Sim, porque todas essas soluções apresentam um robusto grau de complexidade interna, justamente para levar conforto à participação dos consumidores.”, explica o sócio-diretor da Bamberg.

O POS é apenas uma das ferramentas usadas pela agência para oferecer soluções em premiação instantânea. Recentemente a Claro usou o mesmo modelo para premiar instantaneamente os consumidores que faziam recargas nos pré-pagos ou compravam um pacote de serviços. Assim que efetuava a recarga, o consumidor recebia um SMS com a informação se tinha sido premiado.

Já a GM premiou com 25 carros Zero km – 5 milhões de logomarcas-chip foram distribuídas a consumidores que, ao visitarem as concessionárias, sabiam na hora se haviam sido premiados por meio de um display eletrônico com efeitos visuais e sonoros.

Além desses clientes, a Bamberg já realizou grandes projetos para marcas importantes como Ourocard, Brasilcap, Pirelli, LG, Castrol, Peugeot, Visa, Mastecard, Diners e Cielo.

Histórico - Há 27 anos, o administrador de empresas Gui Bamberg já atuava dentro dos conceitos atuais da Bamberg de multi-soluções, ao fundar a Comunicação Integrada, que utilizava todos os meios de comunicação disponíveis, de forma integrada.

Foi diretor de Atendimento e de Planejamento em agências como Propeg, DM9. Sócio da Idéia 3 Comunicação, em Salvador e sócio na Rocha Azevedo, quando participou da aquisição da empresa pela The Marketing Store Worldwide, sendo sócio e VP Executivo e CCO, por 8 anos, da qual saiu para fundar a Bamberg, em março de 2008.

Desde então, a agência trabalha para encontrar soluções criativas e com inovação tecnológica para seus clientes.

Diferenciais da Tecnologia Promocional: . Redução drástica de custos operacionais, registrando com eficiência o sell-out e medindo o retorno efetivo da ação, do investimento da marca.

.Maior controle de vendas. É possível identificar por meio da tecnologia onde está o pessoal de vendas e quanto tempo ele levou em cada local.

.Agilidade no plano operacional, gestão, operação, emissão de relatórios e o fechamento da campanha.

. Tecnologia aplicada ao marketing. Criação de plataforma que conversa com mobile, com meios de pagamento e outros. No ponto de vista promocional, a utilização é inédita no Brasil.

. Tecnologia variável, vai desde o uso de RFID a mobile, que são mais simples, a tecnologias de meio de pagamento. É muito versátil, com o propósito de entender a necessidade e objetivos das empresas.

. É segura, confiável e com baixo custo para as marcas. E reduz o nível de perda de controle de self a zero.

. Sustentabilidade: Muitos balcões, urnas, ficam anos armazenados ou são descartados. A tecnologia de premiação instantânea usa um sistema que já existe (por exemplo, o POS), que já está consumindo energia; raramente usa papel.

. Maior integração entre a marca e o consumidor, valorizando o comportamento natural no momento da compra.

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