Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2011 - 09:58

Dieta sem glúten

A dieta que é a nova sensação entre as celebridades que emagreceram muito, exclui o glúten. O nutriente, até pouco tempo desconhecido de grande parte das pessoas, é uma proteína e está presente em todos os alimentos que levam trigo, centeio, cevada, aveia ou malte – portanto, na maioria dos pães, biscoitos e bolos. Mas também pode vir embutido em coisas que a gente nem imagina: uísque, vodca, gim, sorvetes, entre outros. Ou seja, é preciso ler o rótulo para saber se o que você vai consumir contém ou não glúten.

Mais curvas e menos estresse-E por que bani-lo do cardápio é tão eficiente para enxugar a silhueta? “Quando entra em contato com a mucosa intestinal, principalmente na região do intestino delgado, onde acontece a absorção dos principais nutrientes, ele se transforma em uma espécie de cola, permanecendo ali por volta de 26 horas. Esse processo irrita a mucosa, reduzindo a velocidade do metabolismo e dificultando a absorção dos nutrientes”, explica Gabriela Marcelino, nutricionista responsável pelo Congelados da Sônia. E é ai que começam os problemas. “A redução dos níveis de ferro e vitamina B12, por exemplo, pode diminuir a distribuição de oxigênio para os tecidos, aumentando a produção de ácido lático. O lactato, sal presente nessa substância, desencadeia a elevação do nível de cortisol, hormônio que causa o acúmulo de gordura na região abdominal”, conta a nutricionista.

Além disso, o lactato também reduz a quantidade de serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do apetite e bom humor. Resultado: ansiosa e deprimida, você pode sentir vontade de doces e carboidratos – e aumentar alguns quilinhos na balança. E tem mais. “A leptina, o hormônio da saciedade, é produzida no intestino e a presença do glúten nessa região pode diminuir sua produção, causando estresse e aumentando a fome”, alerta Gabriela.

Pesquisadores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, analisaram durante oito semanas, as alterações físicas de um grupo de camundongos com alimentação rica em glúten de trigo e de um grupo cuja dieta não continha a substância. Os resultados mostraram que o ganho de peso nos animais que aboliram o glúten foi 22% menor do que naqueles que ingeriram o nutriente. O grupo da dieta sem glúten apresentou ainda uma taxa de gordura abdominal 33% menor e 17% a menos de glicose no sangue. Pensando nisso, o Congelados da Sônia elabora uma variedade de pratos sem a proteína. É experimentar e aguardar a recompensa! [www.congeladosdasonia.com.br| Telefone 21) 3461-9779 - São Paulo: 0800-0240-083].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira