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02/11/2011 - 10:18

Mercado do Oriente Médio é tema de Seminário da Apex-Brasil

A Apex-Brasil selecionou como mercados-foco na região a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Catar. Seminário será transmitido via webcasting e, para participar, é preciso se inscrever até 404 de novembro (sexta-feira), no site www.apexbrasil.com.br.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, realiza no próximo dia 10 de novembro, em São Paulo, o Seminário Mercado Foco Oriente Médio, que apresentará as tendências e perspectivas econômicas na região, com o objetivo de posicionar os empresários brasileiros sobre as oportunidades de negócios em países como a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Catar.

O Seminário será realizado às 9h, na sede da Câmara Árabe, e é destinado aos empresários brasileiros dos setores de moda, casa e construção; alimentos, bebidas e agronegócios; máquinas e equipamentos. Haverá palestras técnicas sobre como identificar as melhores oportunidades de negócios no Oriente Médio e acessar esse mercado, com "dicas" de como negociar na região, além de depoimentos de empresários brasileiros que já operam no Oriente Médio. Depois das apresentações, gestores da Apex-Brasil e da Câmara Árabe atenderão individualmente os participantes, esclarecendo dúvidas e avaliando opções de negócios para seus produtos.

"Vamos falar sobre as oportunidades de mercado para produtos e serviços brasileiros nessa região e quais as soluções que a Apex-Brasil oferece para facilitar os negócios não só dos empresários que desejam negociar no Oriente Médio, mas, também, daqueles que estão preparados para aumentar as suas exportações na região", explica Juarez Leal, coordenador da Unidade de Desenvolvimento de Novos Produtos da Apex-Brasil.

Para participar, é preciso se inscrever até 4/11 no site da Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br). Mesmo quem não estiver na cidade de São Paulo poderá se inscrever e acompanhar o Seminário via webcasting. A transmissão começa às 9h do dia 10/11 e contará com chat para que as perguntas dos empresários aos palestrantes possam ser feitas por meio do próprio sistema de webcasting. "Isso vai potencializar a disseminação de informações entre o empresariado e estimular as exportações das empresas do todo o Brasil", comenta Juarez Leal.

Durante o Seminário, estarão abertas inscrições para a Missão Empresarial do Brasil ao Oriente Médio (Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos), que será realizada de 12 a 16 de fevereiro de 2012, liderada pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As empresas do setor de casa e construção também poderão se inscrever para Feira Big 5, marcada para 21 a 24 de novembro, em Dubai.

Serviços e produtos - A Apex-Brasil oferece uma série de serviços e produtos para os empresários que querem se instalar ou consolidar negócios no mercado árabe. O Centro de Negócios (CN) de Dubai é uma importante plataforma de apoio para as empresas brasileiras no Oriente Médio.

O CN Dubai está localizado na Jebel Ali Free Zone, maior e mais importante complexo logístico da região, onde se concentram mais de seis mil empresas de 120 países, trabalham mais de 135 mil pessoas e que movimenta um volume anual de negócios totaliza US$ 37 bilhões. O Centro de Negócios da Apex-Brasil para a região possui ainda um escritório de apoio localizado no Emirates Towers, entre o Dubai International Financial Center e o Centro de Convenções de Dubai, e outro na região empresarial de West Bay, em Doha, Catar.

Em 2010, o CN atendeu 130 empresas, número já superado entre de janeiro e setembro de 2011. A estimativa é encerrar o ano com cerca de 200 empresas atendidas. "Entre as atividades de apoio oferecidas às empresas brasileiras interessadas em iniciar ou expandir seus negócios no Oriente Médio destacam-se estudos de inteligência comercial, apoio ao estabelecimento local e à promoção comercial, incluindo identificação de soluções financeiras de financiamento e de investimento, além de apoio nas relações institucionais e governamentais", explica o gerente do CN Dubai, Sidney Alves Costa.

Exportações para países árabes -A participação do Oriente Médio nas vendas externas brasileiras passou de 2,5%, em 2000, para 5,2%, em 2010. Com esse avanço, a região passou da 7ª para a 5ª posição entre os maiores parceiros comerciais do Brasil, segundo estudo de inteligência comercial e competitiva da Apex-Brasil.

O estudo identificou que as exportações brasileiras para o Oriente Médio estão concentradas, basicamente, na Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes. Em 2010, os três países responderam por cerca de 70% das exportações brasileiras para o Oriente Médio - somente a Arábia Saudita concentrou 30% desse total nos últimos 10 anos.

Para o Seminário do dia 10 de novembro, foram escolhidos como mercados-foco: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Catar.

Alimentos, Bebidas e Agronegócios -O setor de Alimentos e Bebidas é o que tem os melhores resultados na região - o Brasil respondeu por 26% das importações do mercado árabe, que somaram 9,4 bilhões de dólares em 2009. Nesse ano, a Arábia Saudita foi o principal destino das exportações brasileiras de carne de frango, sendo que o produto compôs 29% das vendas para os quatro mercados escolhidos no Oriente Médio. Em 2010, 28% das exportações brasileiras de carne bovina tiveram como destino esses países. Os Emirados Árabes foram o terceiro maior destino no mundo das exportações brasileiras de leite e derivados no ano passado.

Moda -Em termos de valor importado, o setor de Moda é o mais representativo em relação a outros complexos setoriais no Oriente Médio. Somente em 2009, as importações de itens de joalheria, calçados, higiene pessoal, cosméticos e vestuário somaram 27 bilhões de dólares, o maior montante registrado naquele ano entre todos os setores da economia, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

De todos os segmentos, o de joalheria é aquele em que o Brasil tem obtido resultados continuamente positivos. Até 2008, as exportações brasileiras para os Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Catar não ultrapassavam a margem de 16 milhões de dólares. Entre 2008 e 2009, as exportações de jóias brasileiras para esses países aumentaram 835%. Em 2009 e 2010, houve outro aumento expressivo das vendas, que chegaram, respectivamente, a 129 milhões e 153 milhões de dólares.

Máquinas e Equipamentos -Desde 2007, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita estão entre os cinco principais destinos das exportações brasileiras do segmento de máquinas e aparelhos de terraplanagem e perfuração. São destaques também os segmentos de máquinas, aparelhos e instrumentos e mecânicos, em que atualmente os Emirados Árabes estão entre os 10 maiores destinos das exportações brasileiras. No caso de materiais elétricos (isoladores e geradores de sinais elétricos), a Arábia Saudita figura entre os 10 maiores destinos das exportações brasileiras desde 2006.

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