Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2011 - 10:30

O segredo da independência financeira é imprimir o seu próprio dinheiro

Todos sabem o quanto é importante poupar dinheiro. Muitos especialistas aconselham as pessoas a investir boa parte do que ganham, de modo a conquistarem a tão sonhada independência financeira. Mas, até que ponto as pessoas conhecem as diferentes modalidades de investimento?

Antes de decidir em qual modalidade você investirá o seu dinheiro é importante entender um pouco sobre o ganho de capital e o fluxo de caixa, as principais opções de investimento.

O ganho de capital é quando compramos algo esperando vendê-lo mais caro, já o fluxo de caixa é quando compramos algo que irá nos render algum dinheiro todo mês.

A maioria das pessoas investe em ganho de capital e a mídia especializada dá grande ênfase nesta modalidade já que os altos e baixos nos preços dos ativos, contribuem para a difusão de notícias diárias sobre este tema.

Mas por que as pessoas não investem em fluxo de caixa? Além de não conhecerem os diferenciais desta opção, é muito mais fácil jogar o jogo do ganho de capital quando a economia cresce. Até porque investir em fluxo de caixa exige um maior conhecimento financeiro do que simplesmente comprar algo e torcer para o preço subir.

O exemplo mais óbvio de investimento em fluxo de caixa é adquirir um imóvel para locá-lo a alguém. No caso de ativos financeiros, o mais próximo seriam os investimentos em renda fixa.

A combinação de ouro para o aspirante a milionário seria investir a maior parte de sua poupança em investimentos de fluxo de caixa e aguardar o momento de investir em ganho de capital.

Mas aí surge outra dúvida. Quando é o momento certo para investir em ganho de capital? Pasmem se quiserem, mas quando acontecem as crises econômicas, é a melhor hora para ganhar dinheiro.

Isso acontece porque na no momento da crise, os preços dos ativos desabam e quem possui investimentos em fluxo de caixa, ou seja, dinheiro entrando na conta todo mês, aproveita para comprar ativos (reais ou financeiros) a preços excepcionais. Quando a crise passa e os preços voltam a subir, basta somar os lucros e reinvesti-los novamente em mais fluxo de caixa. E na próxima crise este investidor terá ainda mais recursos para aproveitar a nova liquidação de preços.

Não importa sua idade ou estágio da vida, se o contexto não é de uma crise, foque em investimentos em fluxo de caixa! Renda fixa, imóveis, algo que irá colocar dinheiro na sua conta, mensalmente, independente dos altos e baixos do preço dos ativos. E espere com paciência a próxima crise para focar nos investimentos em ganho de capital, como por exemplo, ações de boas empresas.

Combinar corretamente investimentos em fluxo de caixa com ganho de capital é como “imprimir seu próprio dinheiro”! Faça o teste e conquiste de vez, a independência financeira.

.Por: Richard Rytenband: Economista pela PUC-SP e especialista em investimentos e métodos quantitativos pela FGV. Richard é autodidata em diversas áreas, como teologia, antropologia, filosofia e psicologia experimental. Possui certificações do mercado financeiro da Ancor, Anbima CPA-20, todas da BM&F e CNPI-P da Apimec.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira