Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2011 - 10:00

Essencis Soluções Ambientais inaugura unidade de recuperação de metais

Instalação terá capacidade para processar 25.000 toneladas/ano de resíduos, que retornarão à indústria em forma de matéria-prima; tecnologia está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

São Paulo - A Essencis Soluções Ambientais, joint venture formada pelos Grupos Solví e Cavo, acaba de inaugurar uma unidade de recuperação de metais. A nova tecnologia, aliada aos conceitos de sustentabilidade e da Política Nacional de Resíduos Sólidos, consiste em um processo físico-químico que, por meio do controle do pH, faz-se a precipitação dos metais contidos nos resíduos industriais. Desta forma, o sistema extrai os metais (níquel, cobre, cromo, cobalto, alumínio e zinco) contidos no lodo galvânico e que podem retornar ao processo produtivo das indústrias. Os metais são essenciais em diversos segmentos industriais e as poucas minas no mundo são finitas. Indústrias como metalúrgicas, químicas, siderúrgicas, galvanoplastia e petroquímicas são os maiores consumidores de metais em seus processos produtivos e consequentemente os maiores geradores.

Localizada em uma área de 3.600 metros quadrados na Central de Tratamento de Resíduos da Essencis, no município de Caieiras, Grande São Paulo, a unidade tem potencial de receber, inicialmente, 500 toneladas de resíduos por turno por mês. “Os clientes terão mais uma opção de destinação de seus resíduos, visando o reaproveitamento”, comenta Fernando Freitas, coordenador da unidade.

A tecnologia trata resíduos que possuem metais de valor comercial atrativo antes de sua destinação simples em aterro. Com isso, o resíduo será valorizado pela extração e venda dos metais recuperados. Do ponto de vista ambiental, a tecnologia diminui a extração de metais em minas, evitando a degradação do meio ambiente e reduz a destinação de resíduos em aterros. Para se ter uma idéia, uma tonelada de níquel hoje vale 22.200 dólares e uma tonelada desse metal recuperado pode valer de 70% a 80% desse valor. Além disso, é um meio de sair da destinação final para a valorização, dando um caráter sustentável ao resíduo. Os preços de venda dos metais são tabelados pela London Metal Exchange.

Para o desenvolvimento do projeto foi necessário realizar testes em laboratório e em plantas industriais para comprovar as reações físico-químicas da literatura que constituem o processo. Foi realizado também um estudo de geração de resíduos contendo metais e um estudo do mercado para compra da matéria prima (metais recuperados). A idéia é valorizar os metais presentes em resíduos industriais, diferentemente da simples destinação em aterros.

A empresa investiu R$ 10 milhões na construção da nova unidade e tem previsão de investir mais R$ 2 milhão até 2013 na expansão da unidade de recuperação de metais. A tecnologia foi desenvolvida no Brasil e está patenteada pela Essencis. A companhia tem em sua missão fornecer soluções inovadoras de multitecnologia em gestão ambiental para clientes comprometidos em promover uma política de desenvolvimento sustentável. O conceito de soluções ambientais, desenvolvido pela empresa, consiste na utilização integrada de diversas tecnologias para encontrar em parceria com o cliente a melhor solução para o seu processo produtivo.

A preocupação com a sustentabilidade e a inovação contínua permitem a atuação em toda a cadeia produtiva dos clientes ampliando o escopo de atuação da Essencis para além do tratamento e destinação final de resíduos industriais, garantindo soluções ambientais completas e atendimento otimizado em todo o Brasil. Além da nova unidade, a empresa aposta na realização de parcerias e/ou aquisição de companhias expansão geográfica por meio de novas unidades no Brasil e implementação de novas tecnologias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira