Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2011 - 12:23

Pesquisa da Fundação Victor Civita revela que Brasil avança e diversifica em metodologias de avaliação da Educação

Para aprimorar o uso desse recurso, o país deve criar um currículo nacional comum.

São Paulo– A Fundação Victor Civita (FVC) realizou, sob a coordenação do inglês Nigel Brooke, professor convidado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Grupo de Avaliações e Medidas Educacionais (Game), a pesquisa “A Avaliação Externa como Instrumento da Gestão Educacional nos Estados”. O estudo teve como objetivo descrever e refletir sobre os diferentes sistemas de avaliação das Secretarias de Educação em estados.

O estudo revela a diversificação e aprimoramento das metodologias para avaliação da Educação no Brasil, assim como na forma que os seus resultados são utilizados na tomada de decisão de gestores das redes e escolas. Uma das razões para esse avanço é a atual tendência de mudança de paradigma da gestão pública, mais voltada para o acompanhamento e controle dos resultados dos serviços oferecidos à população.

Também indica a falta de um currículo básico e de expectativas de aprendizagem que possibilitem a existência de parâmetros comuns nos sistemas de avaliação externa em larga escala. Outro ponto importante é a necessidade de discutir e aprimorar os métodos e critérios para análise dos resultados das políticas de avaliação já implementadas.

De forma inédita, a pesquisa também criou uma classificação do uso dos resultados das avaliações: .Avaliação monitoramento, planejamento e pesquisa de programas- Fornecimento de informações sobre a aprendizagem dos alunos para as escolas e definição de programas de formação continuada de professores.|.Informação para a sociedade|.Alocação de recursos|.Composição de políticas de incentivos salariais|.Avaliação de desempenho do professor|.Certificação de alunos ou escolas.

Na maioria das vezes, essas formas de utilização dos resultados representam contribuições importantes para a melhoria da qualidade da Educação. Porém, o estudo afirma que se deve ter muita cautela no seu uso. É o caso, por exemplo, das políticas de responsabilização com consequências significativas para docentes, escolas ou alunos quando associam a avaliação do docente aos resultados alcançados por alunos, independentemente de histórico ou cenários locais. A responsabilização deve ser implantada com cautela pois pode promover um ensino dedicado apenas à preparação para provas.

“As avaliações representam um avanço importante na Educação brasileira. Para melhorar o uso desse recurso, a criação de um currículo ou de expectativas de aprendizagem básicas é fundamental – um conjunto que direcione e alinhe também a formação inicial de professores. Além disso, é preciso aprofundar a discussão sobre o uso dos instrumentos e a análise dos resultados”, afirma Angela Dannemann, diretora-executiva da Fundação Victor Civita.

É preciso, também, refletir sobre os mitos gerados pela introdução da avaliação educacional no país, que usa um mesmo indicador para diversas ponderações acerca da melhoria do ensino, da avaliação docente e do desempenho de alunos. “Por isso, é importante promover orientações técnicas frequentes às redes e escolas sobre o resultado das avaliações de forma a esclarecer e alinhar sua aplicação e resultados.”, explica a diretora-executiva.

A Fundação Victor Civita foi criada em 1985, como uma das primeiras iniciativas empresariais brasileiras no campo social. Desde então sua missão tem sido contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo publicações, sites, material pedagógico, pesquisas e projetos que auxiliem na capacitação dos professores, gestores e demais responsáveis pelo processo educacional. Mais sober as pesquisas: www.fvc.org.br/estudos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira