Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2007 - 09:43

Supere a depressão


Em "A Química da Alegria", autores demonstram como a sabedoria oriental e a ciência ocidental podem convergir e ajudar depressivos a ter uma vida mais feliz.

São Paulo - O que a ciência ocidental, a medicina aiurvédica e a psicologia budista podem ter em comum? O psiquiatra Henry Emmons e psicóloga Rachel Kranz partem destas três correntes do conhecimento para diagnosticar os três estados de humor relacionados à depressão: o depressivo ansioso, o depressivo agitado e o depressivo lento. Com estes três conhecimentos e diagnósticos, os autores revelam os caminhos para sair da depressão no livro A Química da Alegria, que será lançado no Brasil em julho pela Editora Gente.

O livro é resultado de anos de estudo dos autores sobre uma doença cada vez mais comum: a depressão. A Química da Alegria revela que tanto os diagnósticos da medicina ocidental, como os da aiurvédica e os tipos emocionais identificados pelos budistas têm correspondência entre si. A partir dessa descoberta, Emmons e Rachel esmiúçam a depressão e dividem o livro em 3 passos: cada um equivale a como cada conhecimento pode auxiliar no equilíbrio e bem-estar do indivíduo.

Por meio dos conhecimentos da medicina ocidental, os autores destacam a importância da alimentação no comportamento humano e discriminam quais são os nutrientes mais recomendados para manter o bom humor. Eles também dão dicas de dietas e destacam sempre os alimentos naturais como fundamentais para o equilíbrio de energias.

A medicina aiurvédica, por sua vez, também é utilizada para realizar diagnósticos e propor a recuperação de energias e do equilíbrio físico e mental. Os tipos mentais são analisados com maior profundidade por meio da sabedoria budista, e é por meio dela que os autores sugerem a meditação e exercícios respiratórios para a manutenção do equilíbrio mental.

Os autores explicam detalhadamente cada diagnóstico e cada tratamento, exemplificando a teoria com casos reais de pacientes que foram atendidos por eles. Rejeitando o máximo possível o uso de medicamentos antidepressivos, A Química da Alegria oferece uma variada gama de modos para "superar a depressão e encontrar a alegria".

Os autores - Henry Emmons é psiquiatra formado pela University of Iowa. É conhecido por utilizar técnicas alternativas com seus pacientes, estudioso reconhecido nas áreas de psicofarmacologia, terapias naturais para depressão e meditação. Também presta consultoria em organizações em Twin Cities e é membro do Center for Spirituality and Healing.

Rachel Kranz é psicóloga e também defende, em seus trabalhos com terapias, a abordagem que une a ciência ocidental e a sabedoria oriental. É autora de vários livros sobre ciência, saúde e psicologia. Entre suas obras de sucesso está o romance Leaps of Faith (Transições da Fé).

Editora Gente, Ano e número da edição: 2007 / 1ª edição, ISBN: 978-85-7312-559-7, formato 16 x 23, 272 páginas, por R$ 29,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira