Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2007 - 10:17

Gigante mundial de condicionadores consolida marca própria no Brasil

Uma das maiores fabricantes de condicionadores de ar do mundo voltou seus olhos para o Brasil e América Latina. A chinesa Midea, que produz mais de 15 milhões de aparelhos por ano, emprega mais de 70 mil funcionários e fatura anualmente algo em torno de 12 bilhões de dólares, anunciou que passará a vender seus produtos no País com marca própria. A Midea do Brasil fará parte do Grupo First Premium, presidido pelo empresário Natanael Santos de Souza, e representará a gigante oriental no Brasil, a partir de Florianópolis. A joint venture foi constituída com 40% do capital da Midea e 60% da First Premium. Os investimentos são da ordem de US$ 15 milhões, sendo US% 7,5 milhões na construção de um Centro de Distribuição em Palhoça (Grande Florianópolis) e US$ 7,5 milhões em peças de reposição e estoques.

Seus produtos já são consagrados em mais de 200 países do mundo e os artigos de climatização de marca própria Midea, por exemplo, representam hoje pelo menos 15% do total de aparelhos vendidos. A fabricante chega ao mercado nacional com uma proposta ousada de desenvolvimento tecnológico. A empresa já implantou um departamento de engenharia e desenvolvimento, cuja missão é analisar o mercado e as características climáticas do país, a fim de criar produtos específicos para nossa realidade.

O segmento de condicionadores de ar no Brasil passa por um bom momento e há expectativa de forte crescimento. Em 2005, 270 mil unidades de split foram vendidas no Brasil. Em 2006, o número passou para 420 mil. A expectativa é que em 2007 chegue a 600 mil. A empresa acredita que a demanda do mercado brasileiro deve atingir a casa de 1 milhão de unidades anuais até 2010. Nesse cenário, a Midea tem aspirações do tamanho de sua grandeza. A empresa espera, ainda em 2007, conquistar 10% do mercado nacional com sua marca própria. Para 2008, a meta é tomar conta de 15% das vendas totais no segmento de condicionadores de ar split.

O momento é particularmente favorável aos modelos split, mais modernos. Até 2004, as vendas vinham se mantendo quase que constantes, com tímida evolução. A partir daquele ano, os números vêm crescendo com maior intensidade. Paralelamente a isso, os condicionadores tradicionais, chamados de “janela”, vêm diminuindo o ritmo. A empresa estima que não haverá crescimento expressivo nas vendas desses modelos em 2007 em relação ao ano passado.

“A aposta se baseia no bom momento do segmento alavancado pelas tendências de crescimento econômico, verões cada vez mais quentes, troca dos modelos antigos pelos modelos tipo split, fácil acesso a crédito, adaptação das novas construções aos novos modelos, preços mais acessíveis dos modelos split e o aumento dos canais de vendas”, completa Souza.

Perfil da Midea - Fundada em 1968, a Midea tem seu parque fabril sediado na China e é uma das maiores fabricante de condicionadores de ar do mundo. Em 2006, a empresa atingiu sete bilhões de dólares em vendas de condicionadores de ar, sendo 2,3 bilhões para mercados fora da China. A Midea possui um mix de produtos com mais de 20 categorias de produtos da linha branca e registra crescimento anual na ordem de 30%. No Brasil, a Midea do Brasil, localizada em Florianópolis, terá uma atuação inicial, em 2007, com os modelos split e comercial leve, mas, já em 2008, contará com a linha completa de produtos para climatização.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira