Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2011 - 08:50

RPPN Eliezer Batista/EBX é premiada no 4º Congresso Brasileiro de Reservas Privadas

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Engenheiro Eliezer Batista (RPPN-EEB), criada e mantida pela MMX, empresa de mineração do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, acaba de ganhar o Troféu Destaque na categoria RPPN de Pessoa Jurídica, no 4º Congresso Brasileiro de RPPN, realizado no fim de outubro, em Porto Alegre (RS). Localizada no município de Corumbá, Mato Grosso do Sul, a unidade foi criada em 2008 e é administrada pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e protege uma área de 20.000 hectares do Pantanal, preservando grande número de espécies da fauna e da flora.

A Serra do Amolar, região onde a RPPN está inserida, tem importância e prioridade altas para a conservação da biodiversidade. De acordo com a UNESCO, a RPPN-EEB desempenha um papel fundamental para a manutenção dos estoques pesqueiros do Pantanal e como refúgio para a fauna em épocas de inundação intensa, em razão do seu relevo. Além disso, a área é habitat de espécies raras e ameaçadas, como a onça pintada, o jacaré-paguá, o tatu canastra e o cachorro do mato vinagre.

Projetos RPPN- Rede de Proteção - A partir de uma parceria do Grupo EBX com o Institito Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a 2ª Companhia de Polícia Militar e o IHP, foi criada a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar. A ação em parceria propicia à RPPN uma rede de atividades integradas voltadas à promoção de recursos financeiros, técnicos e logísticos para a proteção e conservação da região.

A principal ação de proteção é o monitoramento via fluvial no Rio Paraguai e em uma pequena parte do Rio Cuiabá. O objetivo é detectar os impactos ocasionados pelas atividades humanas, como focos de incêndio nas encostas e pesca predatória, e ainda monitorar a presença e movimentação de espécies da fauna e o registro dos níveis de inundação no Pantanal. O total de áreas envolvidas nos esforços de conservação e proteção é de 272 mil hectares.

Coleção Biológica - O Instituto Homem Pantaneiro (IHP), responsável pela gestão da reserva, está desenvolvendo, a partir do investimento do Grupo EBX, a Coleção Biológica Didática RPPN-EEB. O projeto tem o objetivo de montar um acervo biológico contendo exemplares de espécies de plantas e insetos, bem como contramoldes de pegadas de mamíferos e de rochas da RPPN-EEB.

Mastofauna - Outro importante projeto da RPPN-EEB é o levantamento e monitoramento das populações mastofauna, caracterizada pelos mamíferos de médio e grande porte. O projeto visa entender o funcionamento e a dinâmica das interações dessas espécies entre si e com o meio.

Parceria acadêmica - A RPPN-EEB também ganha destaque na comunidade científica. Na reserva, alunos e professores do curso de Pós-Graduação "Ecologia e conservação" da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desenvolvem pesquisas sobre fenômenos ecológicos, climáticos e advindos de atividades humanas. A atuação acadêmica no local promove o interesse científico sobre o Pantanal, facilita ações para projetos futuros, busca compromisso com a conservação e integra pesquisadores de diferentes regiões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira